Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Lindomar Pinto da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castro,Miguel Angel Rivera, Dos-Santos,Marcos Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000200249
Resumo: Resumo Este artigo investigou a relação entre cultura organizational, a partir de Cameron e Quinn (2006), assédio moral, na perspectiva de Leymann (1990, 1996), e satisfação, a partir da abordagem de Spector (2006), além do efeito mediador do assédio moral entre cultura e satisfação no trabalho, que é a lacuna que este trabalho procura preencher. Os dados foram coletados de trabalhadores de empresas das cidades de Salvador e Feira de Santana, na Bahia, entre os meses de agosto e dezembro de 2016. Obtiveram-se 912 questionários respondidos, analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados indicam: (a) as culturas clã e adhocrática são preditoras do assédio moral negativamente, e a cultura mercado influencia-o positivamente, (b) o assédio moral como mediador entre cultura e satisfação possui efeitos significativos em todos os tipos culturais. A principal contribuição é a identificação do efeito do assédio moral na relação entre cultura organizacional e satisfação. Do ponto de vista gerencial, sugere-se que ações visando à satisfação devam considerar culturas que minimizem o assédio moral, além da atenção especial para este fenômeno, já que ele é capaz de minimizar os efeitos positivos da cultura sobre a satisfação.
id ANPPGA-1_67fc197087549cc17ca287f046554c74
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552018000200249
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalhocultura organizationalassédio moralsatisfaçãomediaçãoResumo Este artigo investigou a relação entre cultura organizational, a partir de Cameron e Quinn (2006), assédio moral, na perspectiva de Leymann (1990, 1996), e satisfação, a partir da abordagem de Spector (2006), além do efeito mediador do assédio moral entre cultura e satisfação no trabalho, que é a lacuna que este trabalho procura preencher. Os dados foram coletados de trabalhadores de empresas das cidades de Salvador e Feira de Santana, na Bahia, entre os meses de agosto e dezembro de 2016. Obtiveram-se 912 questionários respondidos, analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados indicam: (a) as culturas clã e adhocrática são preditoras do assédio moral negativamente, e a cultura mercado influencia-o positivamente, (b) o assédio moral como mediador entre cultura e satisfação possui efeitos significativos em todos os tipos culturais. A principal contribuição é a identificação do efeito do assédio moral na relação entre cultura organizacional e satisfação. Do ponto de vista gerencial, sugere-se que ações visando à satisfação devam considerar culturas que minimizem o assédio moral, além da atenção especial para este fenômeno, já que ele é capaz de minimizar os efeitos positivos da cultura sobre a satisfação.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000200249Revista de Administração Contemporânea v.22 n.2 2018reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2018170176info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Lindomar Pinto daCastro,Miguel Angel RiveraDos-Santos,Marcos Gilbertopor2018-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552018000200249Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2018-04-27T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho
title Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho
spellingShingle Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho
Silva,Lindomar Pinto da
cultura organizational
assédio moral
satisfação
mediação
title_short Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho
title_full Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho
title_fullStr Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho
title_full_unstemmed Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho
title_sort Influência da Cultura Organizacional Mediada pelo Assédio Moral na Satisfação no Trabalho
author Silva,Lindomar Pinto da
author_facet Silva,Lindomar Pinto da
Castro,Miguel Angel Rivera
Dos-Santos,Marcos Gilberto
author_role author
author2 Castro,Miguel Angel Rivera
Dos-Santos,Marcos Gilberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Lindomar Pinto da
Castro,Miguel Angel Rivera
Dos-Santos,Marcos Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv cultura organizational
assédio moral
satisfação
mediação
topic cultura organizational
assédio moral
satisfação
mediação
description Resumo Este artigo investigou a relação entre cultura organizational, a partir de Cameron e Quinn (2006), assédio moral, na perspectiva de Leymann (1990, 1996), e satisfação, a partir da abordagem de Spector (2006), além do efeito mediador do assédio moral entre cultura e satisfação no trabalho, que é a lacuna que este trabalho procura preencher. Os dados foram coletados de trabalhadores de empresas das cidades de Salvador e Feira de Santana, na Bahia, entre os meses de agosto e dezembro de 2016. Obtiveram-se 912 questionários respondidos, analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os principais resultados indicam: (a) as culturas clã e adhocrática são preditoras do assédio moral negativamente, e a cultura mercado influencia-o positivamente, (b) o assédio moral como mediador entre cultura e satisfação possui efeitos significativos em todos os tipos culturais. A principal contribuição é a identificação do efeito do assédio moral na relação entre cultura organizacional e satisfação. Do ponto de vista gerencial, sugere-se que ações visando à satisfação devam considerar culturas que minimizem o assédio moral, além da atenção especial para este fenômeno, já que ele é capaz de minimizar os efeitos positivos da cultura sobre a satisfação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000200249
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000200249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2018170176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.22 n.2 2018
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209053328801792