Capacidade de Absorção, Aprendizagem Organizacional e Mecanismos de Integração Social
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000100002 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste artigo é buscar compreender de que maneira se dá o processo recursivo de capacidade de absorção e de aprendizagem organizacional, por meio de mecanismos de integração social, na utilização do Programa Paraná Digital em duas instituições de ensino público de Curitiba - Paraná, no período de 2007 a 2013. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio da estratégia de estudo de caso comparativo, com uma perspectiva temporal de corte transversal. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, pesquisa documental e observação não participante. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para compreender os dados obtidos. Verificou-se que a completude do processo de capacidade de absorção leva à plena aprendizagem organizacional, e que as falhas em um processo impactam o outro, demonstrando a recursividade, que é mediada por mecanismos de integração social. |
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Capacidade de Absorção, Aprendizagem Organizacional e Mecanismos de Integração Socialcapacidade de absorçãoaprendizagem organizacionalmecanismos de integração socialResumo O objetivo deste artigo é buscar compreender de que maneira se dá o processo recursivo de capacidade de absorção e de aprendizagem organizacional, por meio de mecanismos de integração social, na utilização do Programa Paraná Digital em duas instituições de ensino público de Curitiba - Paraná, no período de 2007 a 2013. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio da estratégia de estudo de caso comparativo, com uma perspectiva temporal de corte transversal. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, pesquisa documental e observação não participante. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para compreender os dados obtidos. Verificou-se que a completude do processo de capacidade de absorção leva à plena aprendizagem organizacional, e que as falhas em um processo impactam o outro, demonstrando a recursividade, que é mediada por mecanismos de integração social.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000100002Revista de Administração Contemporânea v.20 n.1 2016reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2016140036info:eu-repo/semantics/openAccessPicoli,Florindo RhaoniTakahashi,Adrianapor2016-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552016000100002Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2016-01-11T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
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