Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martes,Ana Cristina Braga
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Rodriguez,Carlos L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000300007
Resumo: O presente artigo discute as relações entre empreendedorismo étnico e religião em comunidades imigrantes. Enquanto o impacto das redes sociais no empreendedorismo étnico tem recebido atenção da literatura, os efeitos da afiliação a organizações religiosas são ainda um tópico pouco pesquisado. O presente estudo mostra que diferenças na estrutura institucional de comunidades religiosas, nas formas de financiamento de suas atividades, nas tarefas dos sacerdotes e pastores e no conteúdo de seus discursos são fatores importantes a serem considerados no estudo do impacto da religião no empreendedorismo étnico. A análise é feita a partir de dados qualitativos obtidos em comunidades brasileiras nos EUA e sugere que as igrejas protestantes criam um ambiente mais favorável para o empreendedorismo étnico. Nosso principal objetivo é chamar a atenção de pesquisadores brasileiros sobre a importância da questão étnica e das redes religiosas nas iniciativas empreendedoras.
id ANPPGA-1_a8a5b78b790344fe5a80e09ab0c976ad
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552004000300007
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidosempreendedorismo étnicoimigraçãoreligiãoO presente artigo discute as relações entre empreendedorismo étnico e religião em comunidades imigrantes. Enquanto o impacto das redes sociais no empreendedorismo étnico tem recebido atenção da literatura, os efeitos da afiliação a organizações religiosas são ainda um tópico pouco pesquisado. O presente estudo mostra que diferenças na estrutura institucional de comunidades religiosas, nas formas de financiamento de suas atividades, nas tarefas dos sacerdotes e pastores e no conteúdo de seus discursos são fatores importantes a serem considerados no estudo do impacto da religião no empreendedorismo étnico. A análise é feita a partir de dados qualitativos obtidos em comunidades brasileiras nos EUA e sugere que as igrejas protestantes criam um ambiente mais favorável para o empreendedorismo étnico. Nosso principal objetivo é chamar a atenção de pesquisadores brasileiros sobre a importância da questão étnica e das redes religiosas nas iniciativas empreendedoras.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000300007Revista de Administração Contemporânea v.8 n.3 2004reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552004000300007info:eu-repo/semantics/openAccessMartes,Ana Cristina BragaRodriguez,Carlos L.por2009-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552004000300007Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-03-24T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos
title Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos
spellingShingle Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos
Martes,Ana Cristina Braga
empreendedorismo étnico
imigração
religião
title_short Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos
title_full Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos
title_fullStr Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos
title_full_unstemmed Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos
title_sort Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos
author Martes,Ana Cristina Braga
author_facet Martes,Ana Cristina Braga
Rodriguez,Carlos L.
author_role author
author2 Rodriguez,Carlos L.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martes,Ana Cristina Braga
Rodriguez,Carlos L.
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo étnico
imigração
religião
topic empreendedorismo étnico
imigração
religião
description O presente artigo discute as relações entre empreendedorismo étnico e religião em comunidades imigrantes. Enquanto o impacto das redes sociais no empreendedorismo étnico tem recebido atenção da literatura, os efeitos da afiliação a organizações religiosas são ainda um tópico pouco pesquisado. O presente estudo mostra que diferenças na estrutura institucional de comunidades religiosas, nas formas de financiamento de suas atividades, nas tarefas dos sacerdotes e pastores e no conteúdo de seus discursos são fatores importantes a serem considerados no estudo do impacto da religião no empreendedorismo étnico. A análise é feita a partir de dados qualitativos obtidos em comunidades brasileiras nos EUA e sugere que as igrejas protestantes criam um ambiente mais favorável para o empreendedorismo étnico. Nosso principal objetivo é chamar a atenção de pesquisadores brasileiros sobre a importância da questão étnica e das redes religiosas nas iniciativas empreendedoras.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552004000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.8 n.3 2004
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209050200899584