Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Estevão Lima de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Freitas,Ana Augusta Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000400465
Resumo: O empreendedorismo é um fenômeno socioeconômico que tem sido valorizado em virtude da sua influência no crescimento e desenvolvimento de economias regionais e nacionais. O principal agente promotor desse fenômeno é o empreendedor, sujeito dotado de múltiplas características que compõem seu perfil e que atua de uma forma dinâmica e voltada para colher resultados, frutos de seus esforços pessoais. A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores. Observa-se, entretanto, certa dificuldade de se avaliar a eficiência do ensino-aprendizagem desse tema. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio de técnicas multivariadas, um instrumento que tem como função mensurar a aprendizagem do ensino de Empreendedorismo, nesse sentido, verificando a alteração do perfil empreendedor entre 407 estudantes universitários participantes e não participantes do processo de formação empreendedora. Os resultados evidenciaram que os estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo apresentaram alterações significativas no perfil empreendedor. As principais contribuições mostram crescimento nas dimensões Autorrealização, Planejador, Inovador e Assume riscos no perfil estudado.
id ANPPGA-1_b8113b8fa50a0df58d4bafa94a40b6a4
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552014000400465
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedorempreendedorismoformação empreendedoraperfil empreendedorO empreendedorismo é um fenômeno socioeconômico que tem sido valorizado em virtude da sua influência no crescimento e desenvolvimento de economias regionais e nacionais. O principal agente promotor desse fenômeno é o empreendedor, sujeito dotado de múltiplas características que compõem seu perfil e que atua de uma forma dinâmica e voltada para colher resultados, frutos de seus esforços pessoais. A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores. Observa-se, entretanto, certa dificuldade de se avaliar a eficiência do ensino-aprendizagem desse tema. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio de técnicas multivariadas, um instrumento que tem como função mensurar a aprendizagem do ensino de Empreendedorismo, nesse sentido, verificando a alteração do perfil empreendedor entre 407 estudantes universitários participantes e não participantes do processo de formação empreendedora. Os resultados evidenciaram que os estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo apresentaram alterações significativas no perfil empreendedor. As principais contribuições mostram crescimento nas dimensões Autorrealização, Planejador, Inovador e Assume riscos no perfil estudado.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000400465Revista de Administração Contemporânea v.18 n.4 2014reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac20141512info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Estevão Lima de CarvalhoFreitas,Ana Augusta Ferreirapor2015-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552014000400465Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2015-09-23T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor
title Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor
spellingShingle Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor
Rocha,Estevão Lima de Carvalho
empreendedorismo
formação empreendedora
perfil empreendedor
title_short Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor
title_full Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor
title_fullStr Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor
title_full_unstemmed Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor
title_sort Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor
author Rocha,Estevão Lima de Carvalho
author_facet Rocha,Estevão Lima de Carvalho
Freitas,Ana Augusta Ferreira
author_role author
author2 Freitas,Ana Augusta Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Estevão Lima de Carvalho
Freitas,Ana Augusta Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo
formação empreendedora
perfil empreendedor
topic empreendedorismo
formação empreendedora
perfil empreendedor
description O empreendedorismo é um fenômeno socioeconômico que tem sido valorizado em virtude da sua influência no crescimento e desenvolvimento de economias regionais e nacionais. O principal agente promotor desse fenômeno é o empreendedor, sujeito dotado de múltiplas características que compõem seu perfil e que atua de uma forma dinâmica e voltada para colher resultados, frutos de seus esforços pessoais. A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores. Observa-se, entretanto, certa dificuldade de se avaliar a eficiência do ensino-aprendizagem desse tema. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio de técnicas multivariadas, um instrumento que tem como função mensurar a aprendizagem do ensino de Empreendedorismo, nesse sentido, verificando a alteração do perfil empreendedor entre 407 estudantes universitários participantes e não participantes do processo de formação empreendedora. Os resultados evidenciaram que os estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo apresentaram alterações significativas no perfil empreendedor. As principais contribuições mostram crescimento nas dimensões Autorrealização, Planejador, Inovador e Assume riscos no perfil estudado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000400465
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000400465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac20141512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.18 n.4 2014
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209052552855552