Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000400465 |
Resumo: | O empreendedorismo é um fenômeno socioeconômico que tem sido valorizado em virtude da sua influência no crescimento e desenvolvimento de economias regionais e nacionais. O principal agente promotor desse fenômeno é o empreendedor, sujeito dotado de múltiplas características que compõem seu perfil e que atua de uma forma dinâmica e voltada para colher resultados, frutos de seus esforços pessoais. A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores. Observa-se, entretanto, certa dificuldade de se avaliar a eficiência do ensino-aprendizagem desse tema. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio de técnicas multivariadas, um instrumento que tem como função mensurar a aprendizagem do ensino de Empreendedorismo, nesse sentido, verificando a alteração do perfil empreendedor entre 407 estudantes universitários participantes e não participantes do processo de formação empreendedora. Os resultados evidenciaram que os estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo apresentaram alterações significativas no perfil empreendedor. As principais contribuições mostram crescimento nas dimensões Autorrealização, Planejador, Inovador e Assume riscos no perfil estudado. |
id |
ANPPGA-1_b8113b8fa50a0df58d4bafa94a40b6a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552014000400465 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedorempreendedorismoformação empreendedoraperfil empreendedorO empreendedorismo é um fenômeno socioeconômico que tem sido valorizado em virtude da sua influência no crescimento e desenvolvimento de economias regionais e nacionais. O principal agente promotor desse fenômeno é o empreendedor, sujeito dotado de múltiplas características que compõem seu perfil e que atua de uma forma dinâmica e voltada para colher resultados, frutos de seus esforços pessoais. A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores. Observa-se, entretanto, certa dificuldade de se avaliar a eficiência do ensino-aprendizagem desse tema. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio de técnicas multivariadas, um instrumento que tem como função mensurar a aprendizagem do ensino de Empreendedorismo, nesse sentido, verificando a alteração do perfil empreendedor entre 407 estudantes universitários participantes e não participantes do processo de formação empreendedora. Os resultados evidenciaram que os estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo apresentaram alterações significativas no perfil empreendedor. As principais contribuições mostram crescimento nas dimensões Autorrealização, Planejador, Inovador e Assume riscos no perfil estudado.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000400465Revista de Administração Contemporânea v.18 n.4 2014reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac20141512info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Estevão Lima de CarvalhoFreitas,Ana Augusta Ferreirapor2015-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552014000400465Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2015-09-23T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor |
title |
Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor |
spellingShingle |
Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor Rocha,Estevão Lima de Carvalho empreendedorismo formação empreendedora perfil empreendedor |
title_short |
Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor |
title_full |
Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor |
title_fullStr |
Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor |
title_sort |
Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor |
author |
Rocha,Estevão Lima de Carvalho |
author_facet |
Rocha,Estevão Lima de Carvalho Freitas,Ana Augusta Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Freitas,Ana Augusta Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha,Estevão Lima de Carvalho Freitas,Ana Augusta Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
empreendedorismo formação empreendedora perfil empreendedor |
topic |
empreendedorismo formação empreendedora perfil empreendedor |
description |
O empreendedorismo é um fenômeno socioeconômico que tem sido valorizado em virtude da sua influência no crescimento e desenvolvimento de economias regionais e nacionais. O principal agente promotor desse fenômeno é o empreendedor, sujeito dotado de múltiplas características que compõem seu perfil e que atua de uma forma dinâmica e voltada para colher resultados, frutos de seus esforços pessoais. A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores. Observa-se, entretanto, certa dificuldade de se avaliar a eficiência do ensino-aprendizagem desse tema. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio de técnicas multivariadas, um instrumento que tem como função mensurar a aprendizagem do ensino de Empreendedorismo, nesse sentido, verificando a alteração do perfil empreendedor entre 407 estudantes universitários participantes e não participantes do processo de formação empreendedora. Os resultados evidenciaram que os estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo apresentaram alterações significativas no perfil empreendedor. As principais contribuições mostram crescimento nas dimensões Autorrealização, Planejador, Inovador e Assume riscos no perfil estudado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000400465 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000400465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-7849rac20141512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.18 n.4 2014 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209052552855552 |