Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga,Laura da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Leite,Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira, Duarte,Vanda Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000300008
Resumo: O objetivo desse artigo é discutir a capacitação docente em relação ao desempenho escolar do aluno e ao contexto da diversidade socioeconômica instaurada nas escolas a partir da década de 90. O problema de pesquisa foi o seguinte: qual a importância da capacitação no desempenho dos docentes para melhorar o rendimento escolar dos alunos dos municípios de Januária e Montes Claros? Os dados foram coletados, nesses municípios, entre outubro de 1999 e fevereiro de 2000 e se referem à situação socioeconômica das famílias das crianças matriculadas nas escolas da amostra, ao perfil do professorado e ao apoio pedagógico disponível nas escolas. A amostra foi composta por seis escolas em cada município (três da rede estadual e três da rede municipal), totalizando 12 escolas. A análise da capacitação está baseada no tipo de treinamento oferecido aos professores da rede pública por meio de programas implementados nos estados de Minas Gerais e São Paulo no período 1996-1998. A principal conclusão é que a capacitação na forma como tem sido oferecida não tem contribuído efetivamente para desenvolver as competências demandadas dos docentes para apoiar crianças oriundas de ambientes familiares desfavoráveis aos desafios da escolarização.
id ANPPGA-1_e1411c432da14e0a4e175173df849b4a
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552005000300008
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamentalcapacitaçãodiversidadedesempenho escolarprofessorO objetivo desse artigo é discutir a capacitação docente em relação ao desempenho escolar do aluno e ao contexto da diversidade socioeconômica instaurada nas escolas a partir da década de 90. O problema de pesquisa foi o seguinte: qual a importância da capacitação no desempenho dos docentes para melhorar o rendimento escolar dos alunos dos municípios de Januária e Montes Claros? Os dados foram coletados, nesses municípios, entre outubro de 1999 e fevereiro de 2000 e se referem à situação socioeconômica das famílias das crianças matriculadas nas escolas da amostra, ao perfil do professorado e ao apoio pedagógico disponível nas escolas. A amostra foi composta por seis escolas em cada município (três da rede estadual e três da rede municipal), totalizando 12 escolas. A análise da capacitação está baseada no tipo de treinamento oferecido aos professores da rede pública por meio de programas implementados nos estados de Minas Gerais e São Paulo no período 1996-1998. A principal conclusão é que a capacitação na forma como tem sido oferecida não tem contribuído efetivamente para desenvolver as competências demandadas dos docentes para apoiar crianças oriundas de ambientes familiares desfavoráveis aos desafios da escolarização.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000300008Revista de Administração Contemporânea v.9 n.3 2005reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552005000300008info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga,Laura daLeite,Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraDuarte,Vanda Catarinapor2009-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552005000300008Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-03-20T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental
title Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental
spellingShingle Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental
Veiga,Laura da
capacitação
diversidade
desempenho escolar
professor
title_short Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental
title_full Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental
title_fullStr Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental
title_full_unstemmed Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental
title_sort Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental
author Veiga,Laura da
author_facet Veiga,Laura da
Leite,Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira
Duarte,Vanda Catarina
author_role author
author2 Leite,Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira
Duarte,Vanda Catarina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga,Laura da
Leite,Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira
Duarte,Vanda Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv capacitação
diversidade
desempenho escolar
professor
topic capacitação
diversidade
desempenho escolar
professor
description O objetivo desse artigo é discutir a capacitação docente em relação ao desempenho escolar do aluno e ao contexto da diversidade socioeconômica instaurada nas escolas a partir da década de 90. O problema de pesquisa foi o seguinte: qual a importância da capacitação no desempenho dos docentes para melhorar o rendimento escolar dos alunos dos municípios de Januária e Montes Claros? Os dados foram coletados, nesses municípios, entre outubro de 1999 e fevereiro de 2000 e se referem à situação socioeconômica das famílias das crianças matriculadas nas escolas da amostra, ao perfil do professorado e ao apoio pedagógico disponível nas escolas. A amostra foi composta por seis escolas em cada município (três da rede estadual e três da rede municipal), totalizando 12 escolas. A análise da capacitação está baseada no tipo de treinamento oferecido aos professores da rede pública por meio de programas implementados nos estados de Minas Gerais e São Paulo no período 1996-1998. A principal conclusão é que a capacitação na forma como tem sido oferecida não tem contribuído efetivamente para desenvolver as competências demandadas dos docentes para apoiar crianças oriundas de ambientes familiares desfavoráveis aos desafios da escolarização.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552005000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.9 n.3 2005
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209050582581248