Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000300008 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é discutir a capacitação docente em relação ao desempenho escolar do aluno e ao contexto da diversidade socioeconômica instaurada nas escolas a partir da década de 90. O problema de pesquisa foi o seguinte: qual a importância da capacitação no desempenho dos docentes para melhorar o rendimento escolar dos alunos dos municípios de Januária e Montes Claros? Os dados foram coletados, nesses municípios, entre outubro de 1999 e fevereiro de 2000 e se referem à situação socioeconômica das famílias das crianças matriculadas nas escolas da amostra, ao perfil do professorado e ao apoio pedagógico disponível nas escolas. A amostra foi composta por seis escolas em cada município (três da rede estadual e três da rede municipal), totalizando 12 escolas. A análise da capacitação está baseada no tipo de treinamento oferecido aos professores da rede pública por meio de programas implementados nos estados de Minas Gerais e São Paulo no período 1996-1998. A principal conclusão é que a capacitação na forma como tem sido oferecida não tem contribuído efetivamente para desenvolver as competências demandadas dos docentes para apoiar crianças oriundas de ambientes familiares desfavoráveis aos desafios da escolarização. |
id |
ANPPGA-1_e1411c432da14e0a4e175173df849b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552005000300008 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamentalcapacitaçãodiversidadedesempenho escolarprofessorO objetivo desse artigo é discutir a capacitação docente em relação ao desempenho escolar do aluno e ao contexto da diversidade socioeconômica instaurada nas escolas a partir da década de 90. O problema de pesquisa foi o seguinte: qual a importância da capacitação no desempenho dos docentes para melhorar o rendimento escolar dos alunos dos municípios de Januária e Montes Claros? Os dados foram coletados, nesses municípios, entre outubro de 1999 e fevereiro de 2000 e se referem à situação socioeconômica das famílias das crianças matriculadas nas escolas da amostra, ao perfil do professorado e ao apoio pedagógico disponível nas escolas. A amostra foi composta por seis escolas em cada município (três da rede estadual e três da rede municipal), totalizando 12 escolas. A análise da capacitação está baseada no tipo de treinamento oferecido aos professores da rede pública por meio de programas implementados nos estados de Minas Gerais e São Paulo no período 1996-1998. A principal conclusão é que a capacitação na forma como tem sido oferecida não tem contribuído efetivamente para desenvolver as competências demandadas dos docentes para apoiar crianças oriundas de ambientes familiares desfavoráveis aos desafios da escolarização.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000300008Revista de Administração Contemporânea v.9 n.3 2005reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552005000300008info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga,Laura daLeite,Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraDuarte,Vanda Catarinapor2009-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552005000300008Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-03-20T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental |
title |
Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental |
spellingShingle |
Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental Veiga,Laura da capacitação diversidade desempenho escolar professor |
title_short |
Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental |
title_full |
Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental |
title_fullStr |
Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental |
title_sort |
Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental |
author |
Veiga,Laura da |
author_facet |
Veiga,Laura da Leite,Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira Duarte,Vanda Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Leite,Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira Duarte,Vanda Catarina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga,Laura da Leite,Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira Duarte,Vanda Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
capacitação diversidade desempenho escolar professor |
topic |
capacitação diversidade desempenho escolar professor |
description |
O objetivo desse artigo é discutir a capacitação docente em relação ao desempenho escolar do aluno e ao contexto da diversidade socioeconômica instaurada nas escolas a partir da década de 90. O problema de pesquisa foi o seguinte: qual a importância da capacitação no desempenho dos docentes para melhorar o rendimento escolar dos alunos dos municípios de Januária e Montes Claros? Os dados foram coletados, nesses municípios, entre outubro de 1999 e fevereiro de 2000 e se referem à situação socioeconômica das famílias das crianças matriculadas nas escolas da amostra, ao perfil do professorado e ao apoio pedagógico disponível nas escolas. A amostra foi composta por seis escolas em cada município (três da rede estadual e três da rede municipal), totalizando 12 escolas. A análise da capacitação está baseada no tipo de treinamento oferecido aos professores da rede pública por meio de programas implementados nos estados de Minas Gerais e São Paulo no período 1996-1998. A principal conclusão é que a capacitação na forma como tem sido oferecida não tem contribuído efetivamente para desenvolver as competências demandadas dos docentes para apoiar crianças oriundas de ambientes familiares desfavoráveis aos desafios da escolarização. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552005000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.9 n.3 2005 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209050582581248 |