Classificação de autores, instituições e países, por meio de métricas de produção, centralidade e impacto: O campo de turismo no Brasil (periódicos), 1990-2018
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-61252021000300004 |
Resumo: | Resumo Trabalha-se com o conjunto de periódicos brasileiros de turismo, mas particularmente com os 3.887 artigos publicados em 16 revistas, no período 1990-2018. Há três objetivos principais, a saber: a) construir rankings de autores, instituições e países do campo de turismo no Brasil, segundo métricas de produção, centralidade e impacto, nos períodos 1990-1999, 1990-2009 e 1990-2018; b) caracterizar os elementos mais importantes – aqueles que aparecem nas primeiras posições desses rankings; e c) comparar os resultados desses rankings aos obtidos com a aplicação do Índice H. Foi feito um estudo bibliométrico e de redes, com coleta de dados e revisão e desambiguação manuais; foram calculadas métricas de produção (contagem simples e fracionada), centralidade (grau, intermediação e Page Rank) e impacto (baseadas nas citações reais). Em resumo, os principais pesquisadores trabalham em instituições do Sul e Sudeste do país, e estão vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu. Para as instituições, ter um programa de pós-graduação stricto sensu em turismo ou campo correlato parece ser um fator-chave; a Universidade de São Paulo e a Universidade do Vale do Itajaí claramente se destacam das demais, em toda e qualquer métrica. O Brasil ocupa a primeira posição em produção, centralidade e impacto, seguido sempre pela Espanha. |
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Classificação de autores, instituições e países, por meio de métricas de produção, centralidade e impacto: O campo de turismo no Brasil (periódicos), 1990-2018Turismo e ciência da informaçãoProdução científicaPeriódicoBibliometriaResumo Trabalha-se com o conjunto de periódicos brasileiros de turismo, mas particularmente com os 3.887 artigos publicados em 16 revistas, no período 1990-2018. Há três objetivos principais, a saber: a) construir rankings de autores, instituições e países do campo de turismo no Brasil, segundo métricas de produção, centralidade e impacto, nos períodos 1990-1999, 1990-2009 e 1990-2018; b) caracterizar os elementos mais importantes – aqueles que aparecem nas primeiras posições desses rankings; e c) comparar os resultados desses rankings aos obtidos com a aplicação do Índice H. Foi feito um estudo bibliométrico e de redes, com coleta de dados e revisão e desambiguação manuais; foram calculadas métricas de produção (contagem simples e fracionada), centralidade (grau, intermediação e Page Rank) e impacto (baseadas nas citações reais). Em resumo, os principais pesquisadores trabalham em instituições do Sul e Sudeste do país, e estão vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu. Para as instituições, ter um programa de pós-graduação stricto sensu em turismo ou campo correlato parece ser um fator-chave; a Universidade de São Paulo e a Universidade do Vale do Itajaí claramente se destacam das demais, em toda e qualquer métrica. O Brasil ocupa a primeira posição em produção, centralidade e impacto, seguido sempre pela Espanha.Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-61252021000300004Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo v.15 n.3 2021reponame:Revista Brasileira de Pesquisa em Turismoinstname:Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)instacron:ANPPGT10.7784/rbtur.v15i3.2035info:eu-repo/semantics/openAccessKöhler,André FontanDigiampietri,Luciano Antoniopor2021-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S1982-61252021000300004Revistahttps://www.rbtur.org.br/rbtur/indexONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||edrbtur@gmail.com|| glauber.santos@usp.br1982-61251982-6125opendoar:2021-08-03T00:00Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)false |
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