Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo,Maria Aparecida Leopoldino Tursi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de história (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100007
Resumo: O artigo trata da disciplina de História no Paraná entre 1876 e 1905. Toma como fonte investigativa compêndios adotados à época na instituição de ensino secundário, analisa o discurso histórico escolar presente nas obras e o relaciona à narrativa produzida sobre o sentido de nação. Embora a questão que liga o nascimento da disciplina com a construção do Estado nacional seja amplamente conhecida, a forma como ela foi tratada e as nuanças que ela assumiu em diferentes províncias do Império brasileiro ainda permanecem por se conhecer. A análise constata que os livros didáticos, objeto de estudo do trabalho, estabeleceram coexistência ou concordância entre as abordagens gerais - sejam universais ou civilistas - e as nacionais, indicando como a História nacional teve dificuldades em se firmar como disciplina autônoma até os anos iniciais da República brasileira.
id ANPUH-1_7037fe20721ec20bf83c74a5d730cdff
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-01882013000100007
network_acronym_str ANPUH-1
network_name_str Revista brasileira de história (Online)
repository_id_str
spelling Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)ensino de HistóriaParanácompêndiosO artigo trata da disciplina de História no Paraná entre 1876 e 1905. Toma como fonte investigativa compêndios adotados à época na instituição de ensino secundário, analisa o discurso histórico escolar presente nas obras e o relaciona à narrativa produzida sobre o sentido de nação. Embora a questão que liga o nascimento da disciplina com a construção do Estado nacional seja amplamente conhecida, a forma como ela foi tratada e as nuanças que ela assumiu em diferentes províncias do Império brasileiro ainda permanecem por se conhecer. A análise constata que os livros didáticos, objeto de estudo do trabalho, estabeleceram coexistência ou concordância entre as abordagens gerais - sejam universais ou civilistas - e as nacionais, indicando como a História nacional teve dificuldades em se firmar como disciplina autônoma até os anos iniciais da República brasileira.Associação Nacional de História - ANPUH2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100007Revista Brasileira de História v.33 n.65 2013reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01882013000100007info:eu-repo/semantics/openAccessToledo,Maria Aparecida Leopoldino Tursipor2013-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01882013000100007Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2013-07-16T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)
title Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)
spellingShingle Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)
Toledo,Maria Aparecida Leopoldino Tursi
ensino de História
Paraná
compêndios
title_short Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)
title_full Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)
title_fullStr Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)
title_full_unstemmed Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)
title_sort Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905)
author Toledo,Maria Aparecida Leopoldino Tursi
author_facet Toledo,Maria Aparecida Leopoldino Tursi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo,Maria Aparecida Leopoldino Tursi
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de História
Paraná
compêndios
topic ensino de História
Paraná
compêndios
description O artigo trata da disciplina de História no Paraná entre 1876 e 1905. Toma como fonte investigativa compêndios adotados à época na instituição de ensino secundário, analisa o discurso histórico escolar presente nas obras e o relaciona à narrativa produzida sobre o sentido de nação. Embora a questão que liga o nascimento da disciplina com a construção do Estado nacional seja amplamente conhecida, a forma como ela foi tratada e as nuanças que ela assumiu em diferentes províncias do Império brasileiro ainda permanecem por se conhecer. A análise constata que os livros didáticos, objeto de estudo do trabalho, estabeleceram coexistência ou concordância entre as abordagens gerais - sejam universais ou civilistas - e as nacionais, indicando como a História nacional teve dificuldades em se firmar como disciplina autônoma até os anos iniciais da República brasileira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882013000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-01882013000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História v.33 n.65 2013
reponame:Revista brasileira de história (Online)
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista brasileira de história (Online)
collection Revista brasileira de história (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org
_version_ 1754209071729213440