Ensino de História e consciência histórica latino-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição,Juliana Pirola da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dias,Maria de Fátima Sabino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de história (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882011000200010
Resumo: O artigo resulta de pesquisa desenvolvida sobre a contribuição dos conteúdos latino-americanos na grade curricular de ensino para a formação histórica dos jovens na escola. A pesquisa consistiu na análise das narrativas históricas produzidas pelos 67 alunos que frequentaram a disciplina de Estudos Latino-americanos (ELA) da 7ª série do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2009. O objetivo era investigar a influência dessa disciplina na construção de saberes históricos sobre a América Latina e que relações ela estabelece com a formação da consciência histórica dos jovens.
id ANPUH-1_bd95d1dee1da189f7a6d040aa3f0e6bb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-01882011000200010
network_acronym_str ANPUH-1
network_name_str Revista brasileira de história (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de História e consciência histórica latino-americanaensino de Históriaconsciência históricaAmérica LatinaO artigo resulta de pesquisa desenvolvida sobre a contribuição dos conteúdos latino-americanos na grade curricular de ensino para a formação histórica dos jovens na escola. A pesquisa consistiu na análise das narrativas históricas produzidas pelos 67 alunos que frequentaram a disciplina de Estudos Latino-americanos (ELA) da 7ª série do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2009. O objetivo era investigar a influência dessa disciplina na construção de saberes históricos sobre a América Latina e que relações ela estabelece com a formação da consciência histórica dos jovens.Associação Nacional de História - ANPUH2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882011000200010Revista Brasileira de História v.31 n.62 2011reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01882011000200010info:eu-repo/semantics/openAccessConceição,Juliana Pirola daDias,Maria de Fátima Sabinopor2012-04-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01882011000200010Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2012-04-19T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História e consciência histórica latino-americana
title Ensino de História e consciência histórica latino-americana
spellingShingle Ensino de História e consciência histórica latino-americana
Conceição,Juliana Pirola da
ensino de História
consciência histórica
América Latina
title_short Ensino de História e consciência histórica latino-americana
title_full Ensino de História e consciência histórica latino-americana
title_fullStr Ensino de História e consciência histórica latino-americana
title_full_unstemmed Ensino de História e consciência histórica latino-americana
title_sort Ensino de História e consciência histórica latino-americana
author Conceição,Juliana Pirola da
author_facet Conceição,Juliana Pirola da
Dias,Maria de Fátima Sabino
author_role author
author2 Dias,Maria de Fátima Sabino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição,Juliana Pirola da
Dias,Maria de Fátima Sabino
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de História
consciência histórica
América Latina
topic ensino de História
consciência histórica
América Latina
description O artigo resulta de pesquisa desenvolvida sobre a contribuição dos conteúdos latino-americanos na grade curricular de ensino para a formação histórica dos jovens na escola. A pesquisa consistiu na análise das narrativas históricas produzidas pelos 67 alunos que frequentaram a disciplina de Estudos Latino-americanos (ELA) da 7ª série do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2009. O objetivo era investigar a influência dessa disciplina na construção de saberes históricos sobre a América Latina e que relações ela estabelece com a formação da consciência histórica dos jovens.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882011000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882011000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-01882011000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História v.31 n.62 2011
reponame:Revista brasileira de história (Online)
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista brasileira de história (Online)
collection Revista brasileira de história (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org
_version_ 1754209071445049344