Cafés com música. Novas práticas culturais e sociabilidades musicais em São Paulo no início do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de história (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882022000100117 |
Resumo: | RESUMO No início do século XX, se estabeleceu em São Paulo um novo circuito cultural, formado por uma variedade de cafés espelhados, confeitarias elitizadas, cafés-cantantes, bares modestos e tavernas obscuras. Expandindo-se extraordinariamente pela cidade, essa rede revelou modernas formas de entretenimento noturno e colaborou para a reorganização do lazer e do tempo livre da população urbana. Nesse novo horizonte apareceram experiências originais, foram ensaiados diferentes padrões de sociabilidades e se experimentaram outras práticas culturais. Esse conjunto diversificado de comércio e lazer colaborou ativamente para o desenvolvimento de práticas musicais cotidianas, adicionando novos elementos à moderna cultura sonora em formação. A imprensa estava atenta a essa dinâmica, deixando rastros palpáveis destas práticas modernizadoras da cidade. Esse processo de diversificação cultural e dinamização musical produziu particularidades que ainda precisam ser mais bem compreendidas e discutidas pela historiografia, geralmente silenciosa na escuta do passado. |
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Cafés com música. Novas práticas culturais e sociabilidades musicais em São Paulo no início do século XXCafésPráticas musicaisSão PauloRESUMO No início do século XX, se estabeleceu em São Paulo um novo circuito cultural, formado por uma variedade de cafés espelhados, confeitarias elitizadas, cafés-cantantes, bares modestos e tavernas obscuras. Expandindo-se extraordinariamente pela cidade, essa rede revelou modernas formas de entretenimento noturno e colaborou para a reorganização do lazer e do tempo livre da população urbana. Nesse novo horizonte apareceram experiências originais, foram ensaiados diferentes padrões de sociabilidades e se experimentaram outras práticas culturais. Esse conjunto diversificado de comércio e lazer colaborou ativamente para o desenvolvimento de práticas musicais cotidianas, adicionando novos elementos à moderna cultura sonora em formação. A imprensa estava atenta a essa dinâmica, deixando rastros palpáveis destas práticas modernizadoras da cidade. Esse processo de diversificação cultural e dinamização musical produziu particularidades que ainda precisam ser mais bem compreendidas e discutidas pela historiografia, geralmente silenciosa na escuta do passado.Associação Nacional de História - ANPUH2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882022000100117Revista Brasileira de História v.42 n.89 2022reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/1806-93472022v42n89-07info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,José Geraldo Vinci depor2022-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01882022000100117Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2022-03-07T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
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