O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de história (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882010000200006 |
Resumo: | A ditadura civil-militar que se instalou no Brasil a partir de 1964 influenciou no cotidiano escolar e na atuação dos professores do período. As transformações se deram desde a nova legislação, implantada com a Lei 5692/71, até as mudanças que ocorreram em função da vigilância que os professores sentiam ao exercer sua profissão. As memórias aqui analisadas, de docentes da escola pública paulista no período, mostram diferentes percepções em torno dessa vigilância, o que implica diversas formas de aceitação ou de resistência. O que se pretende é mostrar que, a despeito de não haver uma repressão mais direta às escolas, como havia às universidades, os docentes da escola básica também se sentiam vigiados, o que se pode perceber nas suas práticas escolares e nas suas concepções de ensino. |
id |
ANPUH-1_e8362f19ce4562ede196bfcca7fb7889 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-01882010000200006 |
network_acronym_str |
ANPUH-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de história (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militarensino de Históriaditadura militarmemória de professoresA ditadura civil-militar que se instalou no Brasil a partir de 1964 influenciou no cotidiano escolar e na atuação dos professores do período. As transformações se deram desde a nova legislação, implantada com a Lei 5692/71, até as mudanças que ocorreram em função da vigilância que os professores sentiam ao exercer sua profissão. As memórias aqui analisadas, de docentes da escola pública paulista no período, mostram diferentes percepções em torno dessa vigilância, o que implica diversas formas de aceitação ou de resistência. O que se pretende é mostrar que, a despeito de não haver uma repressão mais direta às escolas, como havia às universidades, os docentes da escola básica também se sentiam vigiados, o que se pode perceber nas suas práticas escolares e nas suas concepções de ensino.Associação Nacional de História - ANPUH2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882010000200006Revista Brasileira de História v.30 n.60 2010reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01882010000200006info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço,Elainepor2011-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01882010000200006Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2011-05-26T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar |
title |
O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar |
spellingShingle |
O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar Lourenço,Elaine ensino de História ditadura militar memória de professores |
title_short |
O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar |
title_full |
O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar |
title_fullStr |
O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar |
title_full_unstemmed |
O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar |
title_sort |
O ensino de História encontra seu passado: memórias da atuação docente durante a ditadura civil-militar |
author |
Lourenço,Elaine |
author_facet |
Lourenço,Elaine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço,Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de História ditadura militar memória de professores |
topic |
ensino de História ditadura militar memória de professores |
description |
A ditadura civil-militar que se instalou no Brasil a partir de 1964 influenciou no cotidiano escolar e na atuação dos professores do período. As transformações se deram desde a nova legislação, implantada com a Lei 5692/71, até as mudanças que ocorreram em função da vigilância que os professores sentiam ao exercer sua profissão. As memórias aqui analisadas, de docentes da escola pública paulista no período, mostram diferentes percepções em torno dessa vigilância, o que implica diversas formas de aceitação ou de resistência. O que se pretende é mostrar que, a despeito de não haver uma repressão mais direta às escolas, como havia às universidades, os docentes da escola básica também se sentiam vigiados, o que se pode perceber nas suas práticas escolares e nas suas concepções de ensino. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882010000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882010000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-01882010000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História v.30 n.60 2010 reponame:Revista brasileira de história (Online) instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista brasileira de história (Online) |
collection |
Revista brasileira de história (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org |
_version_ |
1754209071401009152 |