Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de história (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100017 |
Resumo: | A figura de são Jorge na luta contra o dragão, que tanto aparece nas pinturas de Kandinsky, funcionava como um xamã guerreiro e curador dos males da sociedade moderna. Xul Solar, representante da vanguarda criolla argentina, na crença de que a América, com seus sistemas de mitos e crenças, revelava um espaço espiritual, no qual se desenvolveria a nova humanidade, toma o dragão para subverter os fluxos da colonização. Na aquarela Drago, de 1927, tida como a melhor representação de sua utopia de unidade latino-americana, um dragão engalanado pelas bandeiras da América Latina desliza por sobre o mar em direção à Europa, saudado pelas bandeiras das Metrópoles. O homem montado no dragão segura um bastão encimado por um triângulo (que para Kandinsky era o símbolo da vida espiritual), para levar ao Velho Mundo a mensagem do Mundo Novo. |
id |
ANPUH-1_fdb0314ef1468b82ec5c46b4b0158333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-01882012000100017 |
network_acronym_str |
ANPUH-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de história (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solarmito da serpentedeus e códicespós-colonialismoA figura de são Jorge na luta contra o dragão, que tanto aparece nas pinturas de Kandinsky, funcionava como um xamã guerreiro e curador dos males da sociedade moderna. Xul Solar, representante da vanguarda criolla argentina, na crença de que a América, com seus sistemas de mitos e crenças, revelava um espaço espiritual, no qual se desenvolveria a nova humanidade, toma o dragão para subverter os fluxos da colonização. Na aquarela Drago, de 1927, tida como a melhor representação de sua utopia de unidade latino-americana, um dragão engalanado pelas bandeiras da América Latina desliza por sobre o mar em direção à Europa, saudado pelas bandeiras das Metrópoles. O homem montado no dragão segura um bastão encimado por um triângulo (que para Kandinsky era o símbolo da vida espiritual), para levar ao Velho Mundo a mensagem do Mundo Novo.Associação Nacional de História - ANPUH2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100017Revista Brasileira de História v.32 n.63 2012reponame:Revista brasileira de história (Online)instname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUH10.1590/S0102-01882012000100017info:eu-repo/semantics/openAccessFlores,Maria Bernardete Ramospor2012-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-01882012000100017Revistahttp://www.scielo.br/rbhhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbh@usp.br||secretaria@anpuh.org1806-93470102-0188opendoar:2012-08-28T00:00Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solar |
title |
Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solar |
spellingShingle |
Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solar Flores,Maria Bernardete Ramos mito da serpente deus e códices pós-colonialismo |
title_short |
Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solar |
title_full |
Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solar |
title_fullStr |
Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solar |
title_full_unstemmed |
Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solar |
title_sort |
Quando o dragão assume o lugar do cavalo: um caráter pós-colonialista na obra criolla de Xul Solar |
author |
Flores,Maria Bernardete Ramos |
author_facet |
Flores,Maria Bernardete Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores,Maria Bernardete Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mito da serpente deus e códices pós-colonialismo |
topic |
mito da serpente deus e códices pós-colonialismo |
description |
A figura de são Jorge na luta contra o dragão, que tanto aparece nas pinturas de Kandinsky, funcionava como um xamã guerreiro e curador dos males da sociedade moderna. Xul Solar, representante da vanguarda criolla argentina, na crença de que a América, com seus sistemas de mitos e crenças, revelava um espaço espiritual, no qual se desenvolveria a nova humanidade, toma o dragão para subverter os fluxos da colonização. Na aquarela Drago, de 1927, tida como a melhor representação de sua utopia de unidade latino-americana, um dragão engalanado pelas bandeiras da América Latina desliza por sobre o mar em direção à Europa, saudado pelas bandeiras das Metrópoles. O homem montado no dragão segura um bastão encimado por um triângulo (que para Kandinsky era o símbolo da vida espiritual), para levar ao Velho Mundo a mensagem do Mundo Novo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882012000100017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-01882012000100017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História v.32 n.63 2012 reponame:Revista brasileira de história (Online) instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista brasileira de história (Online) |
collection |
Revista brasileira de história (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de história (Online) - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbh@usp.br||secretaria@anpuh.org |
_version_ |
1754209071698804736 |