Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66 |
Resumo: | A maneira como os professores aprendem em contextos de formação e atuação tem constituído tema central nos debatessobre qualidade da educação e melhoria do ensino. Diante disso, este estudo segue o propósito de investigar os processos de aprendizagem profissional de acadêmicos em situação de estágio curricular supervisionado,na licenciatura em História, com vistas a identificar de que conhecimentos e estratégias se valem esses sujeitos para dar conta das demandas e desafios que secolocam no contexto de iniciação à docência.Nos limites deste artigo são analisados os registros de aula de uma acadêmica cujo estágio realizou-se na última série do ensino fundamental. Além da análise dos registros (planejamento, atividades,memórias de aula e memorial final),desenvolveu-se observação de aulas e entrevista não estruturada. |
id |
ANPUH-2_05c40bb4b32ae4a183f5dced74686624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/66 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formaçãoHistória; EducaçãoA maneira como os professores aprendem em contextos de formação e atuação tem constituído tema central nos debatessobre qualidade da educação e melhoria do ensino. Diante disso, este estudo segue o propósito de investigar os processos de aprendizagem profissional de acadêmicos em situação de estágio curricular supervisionado,na licenciatura em História, com vistas a identificar de que conhecimentos e estratégias se valem esses sujeitos para dar conta das demandas e desafios que secolocam no contexto de iniciação à docência.Nos limites deste artigo são analisados os registros de aula de uma acadêmica cujo estágio realizou-se na última série do ensino fundamental. Além da análise dos registros (planejamento, atividades,memórias de aula e memorial final),desenvolveu-se observação de aulas e entrevista não estruturada.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCaimi, Flavia Eloisa2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/6610.20949/rhhj.v2i3.66Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 87-1071806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66/51Direitos autorais 2017 Flavia Eloisa Caimihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:48:11Zoai:rhhj.anpuh.org:article/66Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:48:11Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação |
title |
Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação |
spellingShingle |
Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação Caimi, Flavia Eloisa História; Educação |
title_short |
Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação |
title_full |
Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação |
title_fullStr |
Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação |
title_full_unstemmed |
Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação |
title_sort |
Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação |
author |
Caimi, Flavia Eloisa |
author_facet |
Caimi, Flavia Eloisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caimi, Flavia Eloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação |
topic |
História; Educação |
description |
A maneira como os professores aprendem em contextos de formação e atuação tem constituído tema central nos debatessobre qualidade da educação e melhoria do ensino. Diante disso, este estudo segue o propósito de investigar os processos de aprendizagem profissional de acadêmicos em situação de estágio curricular supervisionado,na licenciatura em História, com vistas a identificar de que conhecimentos e estratégias se valem esses sujeitos para dar conta das demandas e desafios que secolocam no contexto de iniciação à docência.Nos limites deste artigo são analisados os registros de aula de uma acadêmica cujo estágio realizou-se na última série do ensino fundamental. Além da análise dos registros (planejamento, atividades,memórias de aula e memorial final),desenvolveu-se observação de aulas e entrevista não estruturada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66 10.20949/rhhj.v2i3.66 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v2i3.66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Flavia Eloisa Caimi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Flavia Eloisa Caimi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 87-107 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288553324544 |