Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caimi, Flavia Eloisa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66
Resumo: A maneira como os professores aprendem em contextos de formação e atuação tem constituído tema central nos debatessobre qualidade da educação e melhoria do ensino. Diante disso, este estudo segue o propósito de investigar os processos de aprendizagem profissional de acadêmicos em situação de estágio curricular supervisionado,na licenciatura em História, com vistas a identificar de que conhecimentos e estratégias se valem esses sujeitos para dar conta das demandas e desafios que secolocam no contexto de iniciação à docência.Nos limites deste artigo são analisados os registros de aula de uma acadêmica cujo estágio realizou-se na última série do ensino fundamental. Além da análise dos registros (planejamento, atividades,memórias de aula e memorial final),desenvolveu-se observação de aulas e entrevista não estruturada.
id ANPUH-2_05c40bb4b32ae4a183f5dced74686624
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/66
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formaçãoHistória; EducaçãoA maneira como os professores aprendem em contextos de formação e atuação tem constituído tema central nos debatessobre qualidade da educação e melhoria do ensino. Diante disso, este estudo segue o propósito de investigar os processos de aprendizagem profissional de acadêmicos em situação de estágio curricular supervisionado,na licenciatura em História, com vistas a identificar de que conhecimentos e estratégias se valem esses sujeitos para dar conta das demandas e desafios que secolocam no contexto de iniciação à docência.Nos limites deste artigo são analisados os registros de aula de uma acadêmica cujo estágio realizou-se na última série do ensino fundamental. Além da análise dos registros (planejamento, atividades,memórias de aula e memorial final),desenvolveu-se observação de aulas e entrevista não estruturada.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCaimi, Flavia Eloisa2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/6610.20949/rhhj.v2i3.66Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 87-1071806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66/51Direitos autorais 2017 Flavia Eloisa Caimihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:48:11Zoai:rhhj.anpuh.org:article/66Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:48:11Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação
title Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação
spellingShingle Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação
Caimi, Flavia Eloisa
História; Educação
title_short Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação
title_full Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação
title_fullStr Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação
title_full_unstemmed Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação
title_sort Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação
author Caimi, Flavia Eloisa
author_facet Caimi, Flavia Eloisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Caimi, Flavia Eloisa
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação
topic História; Educação
description A maneira como os professores aprendem em contextos de formação e atuação tem constituído tema central nos debatessobre qualidade da educação e melhoria do ensino. Diante disso, este estudo segue o propósito de investigar os processos de aprendizagem profissional de acadêmicos em situação de estágio curricular supervisionado,na licenciatura em História, com vistas a identificar de que conhecimentos e estratégias se valem esses sujeitos para dar conta das demandas e desafios que secolocam no contexto de iniciação à docência.Nos limites deste artigo são analisados os registros de aula de uma acadêmica cujo estágio realizou-se na última série do ensino fundamental. Além da análise dos registros (planejamento, atividades,memórias de aula e memorial final),desenvolveu-se observação de aulas e entrevista não estruturada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66
10.20949/rhhj.v2i3.66
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v2i3.66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/66/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Flavia Eloisa Caimi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Flavia Eloisa Caimi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 87-107
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288553324544