Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201 |
Resumo: | O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa a construção de uma parceria entre Universidade e Escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que podem se desenvolver no interior da escola e que repercutem na formação inicial dos licenciandos. Privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o PIBID como uma experiência de residência docente, a partir das articulações ou parcerias, operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do PIBID reside, em grande parte, no fato de aproximar a formação inicial e a formação continuada, colocando a possibilidade de sua formação como um todo acontecer em tempos e espaços simultâneos. Ao perceber a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites do que consiste a formação inicial e a continuada. Desse modo, a escola se revela também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula. |
id |
ANPUH-2_0c1444a6fe1c4c9e282a83027691d5a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/201 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docenteO propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa a construção de uma parceria entre Universidade e Escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que podem se desenvolver no interior da escola e que repercutem na formação inicial dos licenciandos. Privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o PIBID como uma experiência de residência docente, a partir das articulações ou parcerias, operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do PIBID reside, em grande parte, no fato de aproximar a formação inicial e a formação continuada, colocando a possibilidade de sua formação como um todo acontecer em tempos e espaços simultâneos. Ao perceber a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites do que consiste a formação inicial e a continuada. Desse modo, a escola se revela também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/20110.20949/rhhj.v4i8.201Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-3881806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201/155Copyright (c) 2017 Fernando Seffner, Carla Beatriz Meinerz, Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch, Nilton Mullet Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSeffner, FernandoMeinerz, Carla Beatrizde Vargas Gil, Carmem ZeliPacievitch, CarolineMullet Pereira, Nilton2023-06-02T14:56:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/201Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:56:45Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente |
title |
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente |
spellingShingle |
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente Seffner, Fernando |
title_short |
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente |
title_full |
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente |
title_fullStr |
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente |
title_full_unstemmed |
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente |
title_sort |
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente |
author |
Seffner, Fernando |
author_facet |
Seffner, Fernando Meinerz, Carla Beatriz de Vargas Gil, Carmem Zeli Pacievitch, Caroline Mullet Pereira, Nilton |
author_role |
author |
author2 |
Meinerz, Carla Beatriz de Vargas Gil, Carmem Zeli Pacievitch, Caroline Mullet Pereira, Nilton |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seffner, Fernando Meinerz, Carla Beatriz de Vargas Gil, Carmem Zeli Pacievitch, Caroline Mullet Pereira, Nilton |
description |
O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa a construção de uma parceria entre Universidade e Escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que podem se desenvolver no interior da escola e que repercutem na formação inicial dos licenciandos. Privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o PIBID como uma experiência de residência docente, a partir das articulações ou parcerias, operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do PIBID reside, em grande parte, no fato de aproximar a formação inicial e a formação continuada, colocando a possibilidade de sua formação como um todo acontecer em tempos e espaços simultâneos. Ao perceber a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites do que consiste a formação inicial e a continuada. Desse modo, a escola se revela também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201 10.20949/rhhj.v4i8.201 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v4i8.201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201/155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388 Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388 Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388 1806-3993 10.20949/RHHJ reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287612751872 |