Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seffner, Fernando
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Meinerz, Carla Beatriz, de Vargas Gil, Carmem Zeli, Pacievitch, Caroline, Mullet Pereira, Nilton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201
Resumo: O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa a construção de uma parceria entre Universidade e Escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que podem se desenvolver no interior da escola e que repercutem na formação inicial dos licenciandos. Privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o PIBID como uma experiência de residência docente, a partir das articulações ou parcerias, operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do PIBID reside, em grande parte, no fato de aproximar a formação inicial e a formação continuada, colocando a possibilidade de sua formação como um todo acontecer em tempos e espaços simultâneos. Ao perceber a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites do que consiste a formação inicial e a continuada. Desse modo, a escola se revela também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.
id ANPUH-2_0c1444a6fe1c4c9e282a83027691d5a2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/201
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docenteO propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa a construção de uma parceria entre Universidade e Escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que podem se desenvolver no interior da escola e que repercutem na formação inicial dos licenciandos. Privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o PIBID como uma experiência de residência docente, a partir das articulações ou parcerias, operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do PIBID reside, em grande parte, no fato de aproximar a formação inicial e a formação continuada, colocando a possibilidade de sua formação como um todo acontecer em tempos e espaços simultâneos. Ao perceber a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites do que consiste a formação inicial e a continuada. Desse modo, a escola se revela também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/20110.20949/rhhj.v4i8.201Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-3881806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201/155Copyright (c) 2017 Fernando Seffner, Carla Beatriz Meinerz, Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch, Nilton Mullet Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSeffner, FernandoMeinerz, Carla Beatrizde Vargas Gil, Carmem ZeliPacievitch, CarolineMullet Pereira, Nilton2023-06-02T14:56:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/201Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:56:45Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
spellingShingle Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
Seffner, Fernando
title_short Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title_full Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title_fullStr Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title_full_unstemmed Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title_sort Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
author Seffner, Fernando
author_facet Seffner, Fernando
Meinerz, Carla Beatriz
de Vargas Gil, Carmem Zeli
Pacievitch, Caroline
Mullet Pereira, Nilton
author_role author
author2 Meinerz, Carla Beatriz
de Vargas Gil, Carmem Zeli
Pacievitch, Caroline
Mullet Pereira, Nilton
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seffner, Fernando
Meinerz, Carla Beatriz
de Vargas Gil, Carmem Zeli
Pacievitch, Caroline
Mullet Pereira, Nilton
description O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa a construção de uma parceria entre Universidade e Escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que podem se desenvolver no interior da escola e que repercutem na formação inicial dos licenciandos. Privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o PIBID como uma experiência de residência docente, a partir das articulações ou parcerias, operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do PIBID reside, em grande parte, no fato de aproximar a formação inicial e a formação continuada, colocando a possibilidade de sua formação como um todo acontecer em tempos e espaços simultâneos. Ao perceber a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites do que consiste a formação inicial e a continuada. Desse modo, a escola se revela também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201
10.20949/rhhj.v4i8.201
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v4i8.201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201/155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388
Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388
Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388
1806-3993
10.20949/RHHJ
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287612751872