Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seffner, Fernando
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Meinerz, Carla Beatriz, de Vargas Gil, Carmem Zeli, Pacievitch, Caroline, Mullet Pereira, Nilton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
DOI: 10.20949/rhhj.v4i8.201
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201
Resumo: O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa a construção de uma parceria entre Universidade e Escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que podem se desenvolver no interior da escola e que repercutem na formação inicial dos licenciandos. Privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o PIBID como uma experiência de residência docente, a partir das articulações ou parcerias, operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do PIBID reside, em grande parte, no fato de aproximar a formação inicial e a formação continuada, colocando a possibilidade de sua formação como um todo acontecer em tempos e espaços simultâneos. Ao perceber a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites do que consiste a formação inicial e a continuada. Desse modo, a escola se revela também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.
id ANPUH-2_0c1444a6fe1c4c9e282a83027691d5a2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/201
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
spelling Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docenteO propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa a construção de uma parceria entre Universidade e Escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que podem se desenvolver no interior da escola e que repercutem na formação inicial dos licenciandos. Privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o PIBID como uma experiência de residência docente, a partir das articulações ou parcerias, operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do PIBID reside, em grande parte, no fato de aproximar a formação inicial e a formação continuada, colocando a possibilidade de sua formação como um todo acontecer em tempos e espaços simultâneos. Ao perceber a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites do que consiste a formação inicial e a continuada. Desse modo, a escola se revela também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/20110.20949/rhhj.v4i8.201Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-3881806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201/155Copyright (c) 2017 Fernando Seffner, Carla Beatriz Meinerz, Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch, Nilton Mullet Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSeffner, FernandoMeinerz, Carla Beatrizde Vargas Gil, Carmem ZeliPacievitch, CarolineMullet Pereira, Nilton2023-06-02T14:56:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/201Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:56:45Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
spellingShingle Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
Seffner, Fernando
Seffner, Fernando
title_short Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title_full Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title_fullStr Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title_full_unstemmed Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
title_sort Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente
author Seffner, Fernando
author_facet Seffner, Fernando
Seffner, Fernando
Meinerz, Carla Beatriz
de Vargas Gil, Carmem Zeli
Pacievitch, Caroline
Mullet Pereira, Nilton
Meinerz, Carla Beatriz
de Vargas Gil, Carmem Zeli
Pacievitch, Caroline
Mullet Pereira, Nilton
author_role author
author2 Meinerz, Carla Beatriz
de Vargas Gil, Carmem Zeli
Pacievitch, Caroline
Mullet Pereira, Nilton
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seffner, Fernando
Meinerz, Carla Beatriz
de Vargas Gil, Carmem Zeli
Pacievitch, Caroline
Mullet Pereira, Nilton
description O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa em questão visa a construção de uma parceria entre Universidade e Escola, capaz de apostar em novas posturas pedagógicas que podem se desenvolver no interior da escola e que repercutem na formação inicial dos licenciandos. Privilegiamos uma categoria conceitual: perceber o PIBID como uma experiência de residência docente, a partir das articulações ou parcerias, operando com a ideia de que o sucesso da estratégia de ação do PIBID reside, em grande parte, no fato de aproximar a formação inicial e a formação continuada, colocando a possibilidade de sua formação como um todo acontecer em tempos e espaços simultâneos. Ao perceber a escola como espaço privilegiado para esse encontro, pensamos redefinir os limites do que consiste a formação inicial e a continuada. Desse modo, a escola se revela também como espaço de formação de novos atores para a cena da sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201
10.20949/rhhj.v4i8.201
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v4i8.201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/201/155
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388
Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388
Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 366-388
1806-3993
10.20949/RHHJ
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1822180461392166913
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20949/rhhj.v4i8.201