Pedagogias da saudade: a formação histórica de consciências e sensibilidades saudosistas. A vida e o trabalho do poeta e professor português António Corrêa d’Oliveira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/95 |
Resumo: | Baseado no fato de que o aprendizado da história, de que o conhecimento de versões sobre o passado não se dá apenas no interior da instituição escolar, que outras pedagogias atuam na sociedade e se utilizam de versões do passado para a formação das consciências e sensibilidades de homens e mulheres, o texto parte da trajetória de vida do poeta e professor português António Corrêa d’Oliveira e se interroga sobre os usos que fez da história não apenas em sua obra, mas em sua vida. O texto tenta mostrar, acima de tudo, como a própria vivência da história, as próprias experiências sociais, culturais e temporais que sofrem os sujeitos conformam dadas maneiras de pensar e lidar com o histórico. Neste caso, mostramos a relação intrínseca entre uma consciência e uma sensibilidade saudosista e dadas maneiras de ensinar e de aprender a história. |
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Pedagogias da saudade: a formação histórica de consciências e sensibilidades saudosistas. A vida e o trabalho do poeta e professor português António Corrêa d’OliveiraBaseado no fato de que o aprendizado da história, de que o conhecimento de versões sobre o passado não se dá apenas no interior da instituição escolar, que outras pedagogias atuam na sociedade e se utilizam de versões do passado para a formação das consciências e sensibilidades de homens e mulheres, o texto parte da trajetória de vida do poeta e professor português António Corrêa d’Oliveira e se interroga sobre os usos que fez da história não apenas em sua obra, mas em sua vida. O texto tenta mostrar, acima de tudo, como a própria vivência da história, as próprias experiências sociais, culturais e temporais que sofrem os sujeitos conformam dadas maneiras de pensar e lidar com o histórico. Neste caso, mostramos a relação intrínseca entre uma consciência e uma sensibilidade saudosista e dadas maneiras de ensinar e de aprender a história.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9510.20949/rhhj.v2i4.95Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 149-174Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 149-174Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 149-1741806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/95/75Copyright (c) 2017 Durval Muniz de Albuquerque Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz de Albuquerque Junior, Durval2023-06-02T14:57:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/95Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:57:32Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
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