Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Juliana Alves de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Balestra, Juliana Pirola, Gil, Carmem Zeli de Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
DOI: 10.20949/rhhj.v7i13.456
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/456
Resumo: Pesquisadora, professora universitária e intelectual engajada... Esses e tantos outros adjetivos poderiam ser utilizados para caracterizar a cativante portenha Vera Carnovale, que generosamente nos contou sobre o seu encontro com a história, enquanto campo de atuação política e profissional. Especialista em História do tempo presente e questões sensíveis, nos últimos anos, se destacou no cenário nacional e internacional ao organizar o acervo de história oral sobre o terrorismo de Estado na Argentina e por suas inúmeras publicações (livros e artigos em periódicos) sobre a guerrilha, memória social e os usos públicos do passado nos diferentes espaços (escola, espaços de memória, arquivos e museus), como em “Los combatientes” (2011), “Enseñar la historia reciente en la escuela” (2010) e “Derechos Humanos y Ciudadanía” (2005). Docente do Departamento de História da Universidade Nacional de San Martín (UNSAM), em Buenos Aires – Argentina, doutora em História pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e pesquisadora do CONICET, a instituição científica mais importante da Argentina, a professora Vera Carnovale, atualmente coordena as publicações do Centro de Documentação e Investigação da Cultura de Esquerda (CeDInCI), CeDInCI), onde ministra seminários de pós-graduação. Entre 1998 e 2015 produziu materiais didáticos para o ensino de história recente, articulando, na prática, História e Ensino no trabalho com temas sensíveis e ministrou cursos de formação de professores do Ministério da Educação da Nação e do Ministério da Educação da Cidade de Buenos Aires
id ANPUH-2_3a27ea10ddb3af4a9ace19f186a82112
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/456
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
spelling Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de HistóriaHistória; Ensino de História; Direitos HumanosPesquisadora, professora universitária e intelectual engajada... Esses e tantos outros adjetivos poderiam ser utilizados para caracterizar a cativante portenha Vera Carnovale, que generosamente nos contou sobre o seu encontro com a história, enquanto campo de atuação política e profissional. Especialista em História do tempo presente e questões sensíveis, nos últimos anos, se destacou no cenário nacional e internacional ao organizar o acervo de história oral sobre o terrorismo de Estado na Argentina e por suas inúmeras publicações (livros e artigos em periódicos) sobre a guerrilha, memória social e os usos públicos do passado nos diferentes espaços (escola, espaços de memória, arquivos e museus), como em “Los combatientes” (2011), “Enseñar la historia reciente en la escuela” (2010) e “Derechos Humanos y Ciudadanía” (2005). Docente do Departamento de História da Universidade Nacional de San Martín (UNSAM), em Buenos Aires – Argentina, doutora em História pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e pesquisadora do CONICET, a instituição científica mais importante da Argentina, a professora Vera Carnovale, atualmente coordena as publicações do Centro de Documentação e Investigação da Cultura de Esquerda (CeDInCI), CeDInCI), onde ministra seminários de pós-graduação. Entre 1998 e 2015 produziu materiais didáticos para o ensino de história recente, articulando, na prática, História e Ensino no trabalho com temas sensíveis e ministrou cursos de formação de professores do Ministério da Educação da Nação e do Ministério da Educação da Cidade de Buenos AiresAssociação Nacional de História - ANPUH-BrasilAndrade, Juliana Alves deBalestra, Juliana PirolaGil, Carmem Zeli de Vargas2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/45610.20949/rhhj.v7i13.456Revista História Hoje; v. 7, n. 13 (2018): Janeiro-Junho; 179-2031806-399310.20949/rhhj.v7i13reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/456/266https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/456/16310.20949/rhhj.v7i13.456.s163Direitos autorais 2018 Juliana Alves de Andrade, Juliana Pirola Balestra, Carmem Zeli de Vargas Gilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-26T20:51:38Zoai:rhhj.anpuh.org:article/456Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2018-11-26T20:51:38Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
title Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
spellingShingle Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
Andrade, Juliana Alves de
História; Ensino de História; Direitos Humanos
Andrade, Juliana Alves de
História; Ensino de História; Direitos Humanos
title_short Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
title_full Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
title_fullStr Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
title_full_unstemmed Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
title_sort Entrevista - Vera Carnovale - A dor do outro como tema nas aulas de História
author Andrade, Juliana Alves de
author_facet Andrade, Juliana Alves de
Andrade, Juliana Alves de
Balestra, Juliana Pirola
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Balestra, Juliana Pirola
Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_role author
author2 Balestra, Juliana Pirola
Gil, Carmem Zeli de Vargas
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Juliana Alves de
Balestra, Juliana Pirola
Gil, Carmem Zeli de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino de História; Direitos Humanos
topic História; Ensino de História; Direitos Humanos
description Pesquisadora, professora universitária e intelectual engajada... Esses e tantos outros adjetivos poderiam ser utilizados para caracterizar a cativante portenha Vera Carnovale, que generosamente nos contou sobre o seu encontro com a história, enquanto campo de atuação política e profissional. Especialista em História do tempo presente e questões sensíveis, nos últimos anos, se destacou no cenário nacional e internacional ao organizar o acervo de história oral sobre o terrorismo de Estado na Argentina e por suas inúmeras publicações (livros e artigos em periódicos) sobre a guerrilha, memória social e os usos públicos do passado nos diferentes espaços (escola, espaços de memória, arquivos e museus), como em “Los combatientes” (2011), “Enseñar la historia reciente en la escuela” (2010) e “Derechos Humanos y Ciudadanía” (2005). Docente do Departamento de História da Universidade Nacional de San Martín (UNSAM), em Buenos Aires – Argentina, doutora em História pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e pesquisadora do CONICET, a instituição científica mais importante da Argentina, a professora Vera Carnovale, atualmente coordena as publicações do Centro de Documentação e Investigação da Cultura de Esquerda (CeDInCI), CeDInCI), onde ministra seminários de pós-graduação. Entre 1998 e 2015 produziu materiais didáticos para o ensino de história recente, articulando, na prática, História e Ensino no trabalho com temas sensíveis e ministrou cursos de formação de professores do Ministério da Educação da Nação e do Ministério da Educação da Cidade de Buenos Aires
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/456
10.20949/rhhj.v7i13.456
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/456
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v7i13.456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/456/266
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/456/163
10.20949/rhhj.v7i13.456.s163
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Juliana Alves de Andrade, Juliana Pirola Balestra, Carmem Zeli de Vargas Gil
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Juliana Alves de Andrade, Juliana Pirola Balestra, Carmem Zeli de Vargas Gil
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 7, n. 13 (2018): Janeiro-Junho; 179-203
1806-3993
10.20949/rhhj.v7i13
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1822180461656408064
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20949/rhhj.v7i13.456