Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, Anderson Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os reflexos, na construção das identidades individuais e coletivas de estudantes, das abordagens de conteúdos sobre a história africana no ensino brasileiro. Partindo dos referenciais teóricos ligados aos Estudos Culturais, o trabalho analisa a forma como o tratamento concedido ao assunto pode fomentar, interditare justificar a existência de reflexos identitários plurais – com a presença das ‘máscaras’ africanas de reconhecimento do outro e de autorreconhecimento – em nossos espaços escolares. Ao mesmo tempo o texto se propõe a discutir o sentido da identidade nacional em uma sociedade composta por conjuntos populacionais híbridos, complexos e marcados pelas relações interculturais e multiculturais geradas ao longo de sua composição histórica mais recente.
id ANPUH-2_3bfbc9ad7029ffe34702bddf9fbf1696
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/4
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileirasO presente artigo tem como objetivo analisar os reflexos, na construção das identidades individuais e coletivas de estudantes, das abordagens de conteúdos sobre a história africana no ensino brasileiro. Partindo dos referenciais teóricos ligados aos Estudos Culturais, o trabalho analisa a forma como o tratamento concedido ao assunto pode fomentar, interditare justificar a existência de reflexos identitários plurais – com a presença das ‘máscaras’ africanas de reconhecimento do outro e de autorreconhecimento – em nossos espaços escolares. Ao mesmo tempo o texto se propõe a discutir o sentido da identidade nacional em uma sociedade composta por conjuntos populacionais híbridos, complexos e marcados pelas relações interculturais e multiculturais geradas ao longo de sua composição histórica mais recente.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2017-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/410.20949/rhhj.v1i1.4Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-441806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4/5Copyright (c) 2017 Anderson Ribeiro Olivainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliva, Anderson Ribeiro2023-06-02T14:55:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:55:54Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras
title Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras
spellingShingle Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras
Oliva, Anderson Ribeiro
title_short Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras
title_full Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras
title_fullStr Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras
title_full_unstemmed Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras
title_sort Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras
author Oliva, Anderson Ribeiro
author_facet Oliva, Anderson Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva, Anderson Ribeiro
description O presente artigo tem como objetivo analisar os reflexos, na construção das identidades individuais e coletivas de estudantes, das abordagens de conteúdos sobre a história africana no ensino brasileiro. Partindo dos referenciais teóricos ligados aos Estudos Culturais, o trabalho analisa a forma como o tratamento concedido ao assunto pode fomentar, interditare justificar a existência de reflexos identitários plurais – com a presença das ‘máscaras’ africanas de reconhecimento do outro e de autorreconhecimento – em nossos espaços escolares. Ao mesmo tempo o texto se propõe a discutir o sentido da identidade nacional em uma sociedade composta por conjuntos populacionais híbridos, complexos e marcados pelas relações interculturais e multiculturais geradas ao longo de sua composição histórica mais recente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4
10.20949/rhhj.v1i1.4
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v1i1.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4/5
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Anderson Ribeiro Oliva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Anderson Ribeiro Oliva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44
Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44
Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287169204224