Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar os reflexos, na construção das identidades individuais e coletivas de estudantes, das abordagens de conteúdos sobre a história africana no ensino brasileiro. Partindo dos referenciais teóricos ligados aos Estudos Culturais, o trabalho analisa a forma como o tratamento concedido ao assunto pode fomentar, interditare justificar a existência de reflexos identitários plurais – com a presença das ‘máscaras’ africanas de reconhecimento do outro e de autorreconhecimento – em nossos espaços escolares. Ao mesmo tempo o texto se propõe a discutir o sentido da identidade nacional em uma sociedade composta por conjuntos populacionais híbridos, complexos e marcados pelas relações interculturais e multiculturais geradas ao longo de sua composição histórica mais recente. |
id |
ANPUH-2_3bfbc9ad7029ffe34702bddf9fbf1696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/4 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileirasO presente artigo tem como objetivo analisar os reflexos, na construção das identidades individuais e coletivas de estudantes, das abordagens de conteúdos sobre a história africana no ensino brasileiro. Partindo dos referenciais teóricos ligados aos Estudos Culturais, o trabalho analisa a forma como o tratamento concedido ao assunto pode fomentar, interditare justificar a existência de reflexos identitários plurais – com a presença das ‘máscaras’ africanas de reconhecimento do outro e de autorreconhecimento – em nossos espaços escolares. Ao mesmo tempo o texto se propõe a discutir o sentido da identidade nacional em uma sociedade composta por conjuntos populacionais híbridos, complexos e marcados pelas relações interculturais e multiculturais geradas ao longo de sua composição histórica mais recente.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2017-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/410.20949/rhhj.v1i1.4Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-441806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4/5Copyright (c) 2017 Anderson Ribeiro Olivainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliva, Anderson Ribeiro2023-06-02T14:55:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:55:54Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras |
title |
Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras |
spellingShingle |
Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras Oliva, Anderson Ribeiro |
title_short |
Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras |
title_full |
Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras |
title_fullStr |
Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras |
title_sort |
Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras |
author |
Oliva, Anderson Ribeiro |
author_facet |
Oliva, Anderson Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliva, Anderson Ribeiro |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar os reflexos, na construção das identidades individuais e coletivas de estudantes, das abordagens de conteúdos sobre a história africana no ensino brasileiro. Partindo dos referenciais teóricos ligados aos Estudos Culturais, o trabalho analisa a forma como o tratamento concedido ao assunto pode fomentar, interditare justificar a existência de reflexos identitários plurais – com a presença das ‘máscaras’ africanas de reconhecimento do outro e de autorreconhecimento – em nossos espaços escolares. Ao mesmo tempo o texto se propõe a discutir o sentido da identidade nacional em uma sociedade composta por conjuntos populacionais híbridos, complexos e marcados pelas relações interculturais e multiculturais geradas ao longo de sua composição histórica mais recente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4 10.20949/rhhj.v1i1.4 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v1i1.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Anderson Ribeiro Oliva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Anderson Ribeiro Oliva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44 Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44 Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 29-44 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287169204224 |