Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859 |
Resumo: | Resultado de reflexões suscitadas emminha dissertação de mestrado, estetexto pretende contribuir para o entendimentode que se trata de ação fundamental,no processo de elaboração deaulas que objetivem humanizar as etapasde ensino e aprendizagem do conhecimentohistórico, fazer saltar aosolhos dos/as alunos/as o que uma históriapessoal possibilita conhecer, e oquanto ela pode viabilizar apreensõesdo tempo histórico (relações entre passado,presente e futuro) que dialoguemcom a perspectiva de protagonismoacerca da própria vida. Ao propor a elaboraçãode uma linha do tempo pessoal,entendo que a aula de história oportunizaassimilar o tempo histórico utilizando,como ponto de partida, uma históriapessoal e possibilita a abertura necessáriapara pensar a historicidade de cadaum e das sociedades as quais esses/asestudantes acessam através das aulas. |
id |
ANPUH-2_45de3119f9befaaa2e7292f3d823ab04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/859 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!História; Ensino de HistóriaResultado de reflexões suscitadas emminha dissertação de mestrado, estetexto pretende contribuir para o entendimentode que se trata de ação fundamental,no processo de elaboração deaulas que objetivem humanizar as etapasde ensino e aprendizagem do conhecimentohistórico, fazer saltar aosolhos dos/as alunos/as o que uma históriapessoal possibilita conhecer, e oquanto ela pode viabilizar apreensõesdo tempo histórico (relações entre passado,presente e futuro) que dialoguemcom a perspectiva de protagonismoacerca da própria vida. Ao propor a elaboraçãode uma linha do tempo pessoal,entendo que a aula de história oportunizaassimilar o tempo histórico utilizando,como ponto de partida, uma históriapessoal e possibilita a abertura necessáriapara pensar a historicidade de cadaum e das sociedades as quais esses/asestudantes acessam através das aulas.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCAPESFernandes Lima, Susanna2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/85910.20949/rhhj.v11i22.859Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 55-751806-399310.20949/rhhj.v11i22reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859/435https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/859/33210.20949/rhhj.v11i22.859.s332Direitos autorais 2022 Susanna Fernandes Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T12:10:55Zoai:rhhj.anpuh.org:article/859Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-05-03T12:10:55Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem! |
title |
Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem! |
spellingShingle |
Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem! Fernandes Lima, Susanna História; Ensino de História |
title_short |
Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem! |
title_full |
Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem! |
title_fullStr |
Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem! |
title_full_unstemmed |
Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem! |
title_sort |
Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem! |
author |
Fernandes Lima, Susanna |
author_facet |
Fernandes Lima, Susanna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Lima, Susanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Ensino de História |
topic |
História; Ensino de História |
description |
Resultado de reflexões suscitadas emminha dissertação de mestrado, estetexto pretende contribuir para o entendimentode que se trata de ação fundamental,no processo de elaboração deaulas que objetivem humanizar as etapasde ensino e aprendizagem do conhecimentohistórico, fazer saltar aosolhos dos/as alunos/as o que uma históriapessoal possibilita conhecer, e oquanto ela pode viabilizar apreensõesdo tempo histórico (relações entre passado,presente e futuro) que dialoguemcom a perspectiva de protagonismoacerca da própria vida. Ao propor a elaboraçãode uma linha do tempo pessoal,entendo que a aula de história oportunizaassimilar o tempo histórico utilizando,como ponto de partida, uma históriapessoal e possibilita a abertura necessáriapara pensar a historicidade de cadaum e das sociedades as quais esses/asestudantes acessam através das aulas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859 10.20949/rhhj.v11i22.859 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v11i22.859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859/435 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/859/332 10.20949/rhhj.v11i22.859.s332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Susanna Fernandes Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Susanna Fernandes Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 55-75 1806-3993 10.20949/rhhj.v11i22 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289489702912 |