Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Lima, Susanna
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859
Resumo: Resultado de reflexões suscitadas emminha dissertação de mestrado, estetexto pretende contribuir para o entendimentode que se trata de ação fundamental,no processo de elaboração deaulas que objetivem humanizar as etapasde ensino e aprendizagem do conhecimentohistórico, fazer saltar aosolhos dos/as alunos/as o que uma históriapessoal possibilita conhecer, e oquanto ela pode viabilizar apreensõesdo tempo histórico (relações entre passado,presente e futuro) que dialoguemcom a perspectiva de protagonismoacerca da própria vida. Ao propor a elaboraçãode uma linha do tempo pessoal,entendo que a aula de história oportunizaassimilar o tempo histórico utilizando,como ponto de partida, uma históriapessoal e possibilita a abertura necessáriapara pensar a historicidade de cadaum e das sociedades as quais esses/asestudantes acessam através das aulas.
id ANPUH-2_45de3119f9befaaa2e7292f3d823ab04
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/859
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!História; Ensino de HistóriaResultado de reflexões suscitadas emminha dissertação de mestrado, estetexto pretende contribuir para o entendimentode que se trata de ação fundamental,no processo de elaboração deaulas que objetivem humanizar as etapasde ensino e aprendizagem do conhecimentohistórico, fazer saltar aosolhos dos/as alunos/as o que uma históriapessoal possibilita conhecer, e oquanto ela pode viabilizar apreensõesdo tempo histórico (relações entre passado,presente e futuro) que dialoguemcom a perspectiva de protagonismoacerca da própria vida. Ao propor a elaboraçãode uma linha do tempo pessoal,entendo que a aula de história oportunizaassimilar o tempo histórico utilizando,como ponto de partida, uma históriapessoal e possibilita a abertura necessáriapara pensar a historicidade de cadaum e das sociedades as quais esses/asestudantes acessam através das aulas.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCAPESFernandes Lima, Susanna2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/85910.20949/rhhj.v11i22.859Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 55-751806-399310.20949/rhhj.v11i22reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859/435https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/859/33210.20949/rhhj.v11i22.859.s332Direitos autorais 2022 Susanna Fernandes Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T12:10:55Zoai:rhhj.anpuh.org:article/859Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-05-03T12:10:55Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
title Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
spellingShingle Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
Fernandes Lima, Susanna
História; Ensino de História
title_short Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
title_full Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
title_fullStr Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
title_full_unstemmed Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
title_sort Não se faz mais linhas do tempo como antigamente – ainda bem!
author Fernandes Lima, Susanna
author_facet Fernandes Lima, Susanna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Lima, Susanna
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino de História
topic História; Ensino de História
description Resultado de reflexões suscitadas emminha dissertação de mestrado, estetexto pretende contribuir para o entendimentode que se trata de ação fundamental,no processo de elaboração deaulas que objetivem humanizar as etapasde ensino e aprendizagem do conhecimentohistórico, fazer saltar aosolhos dos/as alunos/as o que uma históriapessoal possibilita conhecer, e oquanto ela pode viabilizar apreensõesdo tempo histórico (relações entre passado,presente e futuro) que dialoguemcom a perspectiva de protagonismoacerca da própria vida. Ao propor a elaboraçãode uma linha do tempo pessoal,entendo que a aula de história oportunizaassimilar o tempo histórico utilizando,como ponto de partida, uma históriapessoal e possibilita a abertura necessáriapara pensar a historicidade de cadaum e das sociedades as quais esses/asestudantes acessam através das aulas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859
10.20949/rhhj.v11i22.859
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v11i22.859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/859/435
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/859/332
10.20949/rhhj.v11i22.859.s332
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Susanna Fernandes Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Susanna Fernandes Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 55-75
1806-3993
10.20949/rhhj.v11i22
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289489702912