Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Alexandra Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411
Resumo: Este trabalho procura indicar a importância do uso de autobiografias de escravizados no ensino de História, para o qual a compreensão da dimensão educativa das biografias não é novidade. Desde finais do século XIX, livros didáticos de História do Brasil exploram as histórias de vida de personagens considerados célebres, no sentido de fomentar a consciência de nação a partir da exemplaridade dos feitos e fatos dos ditos grandes homens. O processo de renovação da historiografia vem promovendo mudanças, principalmente no entendimento dos escravizados como sujeitos ativos e complexos, dotados de culturas, experiências e saberes. O presente artigo defende que as autobiografias são um caminho para a compreensão dos escravizados como protagonistas e sujeitos da própria história, na luta pela liberdade e pela igualdade.
id ANPUH-2_4ba485c9ceac90c1d1ca2c5820fe747a
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/411
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de históriaHistória; Ensino de HistóriaEste trabalho procura indicar a importância do uso de autobiografias de escravizados no ensino de História, para o qual a compreensão da dimensão educativa das biografias não é novidade. Desde finais do século XIX, livros didáticos de História do Brasil exploram as histórias de vida de personagens considerados célebres, no sentido de fomentar a consciência de nação a partir da exemplaridade dos feitos e fatos dos ditos grandes homens. O processo de renovação da historiografia vem promovendo mudanças, principalmente no entendimento dos escravizados como sujeitos ativos e complexos, dotados de culturas, experiências e saberes. O presente artigo defende que as autobiografias são um caminho para a compreensão dos escravizados como protagonistas e sujeitos da própria história, na luta pela liberdade e pela igualdade.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFAPERJCNPqda Silva, Alexandra Lima2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41110.20949/rhhj.v7i14.411Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 263-2841806-399310.20949/rhhj.v7i14reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411/289https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/411/13510.20949/rhhj.v7i14.411.s135Direitos autorais 2019 Alexandra Lima da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T18:39:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/411Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-08-29T18:39:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história
title Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história
spellingShingle Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história
da Silva, Alexandra Lima
História; Ensino de História
title_short Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história
title_full Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história
title_fullStr Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história
title_full_unstemmed Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história
title_sort Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história
author da Silva, Alexandra Lima
author_facet da Silva, Alexandra Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERJ
CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Alexandra Lima
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino de História
topic História; Ensino de História
description Este trabalho procura indicar a importância do uso de autobiografias de escravizados no ensino de História, para o qual a compreensão da dimensão educativa das biografias não é novidade. Desde finais do século XIX, livros didáticos de História do Brasil exploram as histórias de vida de personagens considerados célebres, no sentido de fomentar a consciência de nação a partir da exemplaridade dos feitos e fatos dos ditos grandes homens. O processo de renovação da historiografia vem promovendo mudanças, principalmente no entendimento dos escravizados como sujeitos ativos e complexos, dotados de culturas, experiências e saberes. O presente artigo defende que as autobiografias são um caminho para a compreensão dos escravizados como protagonistas e sujeitos da própria história, na luta pela liberdade e pela igualdade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411
10.20949/rhhj.v7i14.411
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v7i14.411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411/289
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/411/135
10.20949/rhhj.v7i14.411.s135
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Alexandra Lima da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Alexandra Lima da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 263-284
1806-3993
10.20949/rhhj.v7i14
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288193662976