Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411 |
Resumo: | Este trabalho procura indicar a importância do uso de autobiografias de escravizados no ensino de História, para o qual a compreensão da dimensão educativa das biografias não é novidade. Desde finais do século XIX, livros didáticos de História do Brasil exploram as histórias de vida de personagens considerados célebres, no sentido de fomentar a consciência de nação a partir da exemplaridade dos feitos e fatos dos ditos grandes homens. O processo de renovação da historiografia vem promovendo mudanças, principalmente no entendimento dos escravizados como sujeitos ativos e complexos, dotados de culturas, experiências e saberes. O presente artigo defende que as autobiografias são um caminho para a compreensão dos escravizados como protagonistas e sujeitos da própria história, na luta pela liberdade e pela igualdade. |
id |
ANPUH-2_4ba485c9ceac90c1d1ca2c5820fe747a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/411 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de históriaHistória; Ensino de HistóriaEste trabalho procura indicar a importância do uso de autobiografias de escravizados no ensino de História, para o qual a compreensão da dimensão educativa das biografias não é novidade. Desde finais do século XIX, livros didáticos de História do Brasil exploram as histórias de vida de personagens considerados célebres, no sentido de fomentar a consciência de nação a partir da exemplaridade dos feitos e fatos dos ditos grandes homens. O processo de renovação da historiografia vem promovendo mudanças, principalmente no entendimento dos escravizados como sujeitos ativos e complexos, dotados de culturas, experiências e saberes. O presente artigo defende que as autobiografias são um caminho para a compreensão dos escravizados como protagonistas e sujeitos da própria história, na luta pela liberdade e pela igualdade.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFAPERJCNPqda Silva, Alexandra Lima2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41110.20949/rhhj.v7i14.411Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 263-2841806-399310.20949/rhhj.v7i14reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411/289https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/411/13510.20949/rhhj.v7i14.411.s135Direitos autorais 2019 Alexandra Lima da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T18:39:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/411Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-08-29T18:39:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história |
title |
Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história |
spellingShingle |
Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história da Silva, Alexandra Lima História; Ensino de História |
title_short |
Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história |
title_full |
Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história |
title_fullStr |
Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história |
title_full_unstemmed |
Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história |
title_sort |
Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história |
author |
da Silva, Alexandra Lima |
author_facet |
da Silva, Alexandra Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPERJ CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Alexandra Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Ensino de História |
topic |
História; Ensino de História |
description |
Este trabalho procura indicar a importância do uso de autobiografias de escravizados no ensino de História, para o qual a compreensão da dimensão educativa das biografias não é novidade. Desde finais do século XIX, livros didáticos de História do Brasil exploram as histórias de vida de personagens considerados célebres, no sentido de fomentar a consciência de nação a partir da exemplaridade dos feitos e fatos dos ditos grandes homens. O processo de renovação da historiografia vem promovendo mudanças, principalmente no entendimento dos escravizados como sujeitos ativos e complexos, dotados de culturas, experiências e saberes. O presente artigo defende que as autobiografias são um caminho para a compreensão dos escravizados como protagonistas e sujeitos da própria história, na luta pela liberdade e pela igualdade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411 10.20949/rhhj.v7i14.411 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v7i14.411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411/289 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/411/135 10.20949/rhhj.v7i14.411.s135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Alexandra Lima da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Alexandra Lima da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 263-284 1806-3993 10.20949/rhhj.v7i14 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288193662976 |