Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77 |
Resumo: | Como ensinar História em uma sala de aula de alunos repetentes com muitos,muitos problemas? Investigamos como potencializar o processo de ensino eaprendizagem desses alunos. O caminhometodológico pautou-se em ações nas quais os alunos puderam se reconhecercomo sujeitos, reconhecer o outroe se reconhecer no outro. Utilizamostécnicas de filmagem, fotografia, autofotografiae rodas de discussões. O objetivofoi construir um ambiente que propiciasseo desenvolvimento de noçõesde identidade e alteridade. Os resultado salcançados comprovaram em parte nossas hipóteses iniciais, mas também indicaram novas perspectivas e desafios.Este artigo é parte das ações do Projeto Pibid-Pedagogia da UEL, e conta com o apoio financeiro da Capes. |
id |
ANPUH-2_55514ce7eb331dbfd31e1a9c77152b1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/77 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vidaHistória; EducaçãoComo ensinar História em uma sala de aula de alunos repetentes com muitos,muitos problemas? Investigamos como potencializar o processo de ensino eaprendizagem desses alunos. O caminhometodológico pautou-se em ações nas quais os alunos puderam se reconhecercomo sujeitos, reconhecer o outroe se reconhecer no outro. Utilizamostécnicas de filmagem, fotografia, autofotografiae rodas de discussões. O objetivofoi construir um ambiente que propiciasseo desenvolvimento de noçõesde identidade e alteridade. Os resultado salcançados comprovaram em parte nossas hipóteses iniciais, mas também indicaram novas perspectivas e desafios.Este artigo é parte das ações do Projeto Pibid-Pedagogia da UEL, e conta com o apoio financeiro da Capes.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCapesOliveira, Sandra Regina Ferreira2013-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/7710.20949/rhhj.v2i3.77Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 201-2161806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77/62Direitos autorais 2017 Sandra Regina Ferreira Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:48:11Zoai:rhhj.anpuh.org:article/77Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:48:11Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida |
title |
Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida |
spellingShingle |
Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida Oliveira, Sandra Regina Ferreira História; Educação |
title_short |
Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida |
title_full |
Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida |
title_fullStr |
Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida |
title_full_unstemmed |
Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida |
title_sort |
Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida |
author |
Oliveira, Sandra Regina Ferreira |
author_facet |
Oliveira, Sandra Regina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Regina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação |
topic |
História; Educação |
description |
Como ensinar História em uma sala de aula de alunos repetentes com muitos,muitos problemas? Investigamos como potencializar o processo de ensino eaprendizagem desses alunos. O caminhometodológico pautou-se em ações nas quais os alunos puderam se reconhecercomo sujeitos, reconhecer o outroe se reconhecer no outro. Utilizamostécnicas de filmagem, fotografia, autofotografiae rodas de discussões. O objetivofoi construir um ambiente que propiciasseo desenvolvimento de noçõesde identidade e alteridade. Os resultado salcançados comprovaram em parte nossas hipóteses iniciais, mas também indicaram novas perspectivas e desafios.Este artigo é parte das ações do Projeto Pibid-Pedagogia da UEL, e conta com o apoio financeiro da Capes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77 10.20949/rhhj.v2i3.77 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v2i3.77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Sandra Regina Ferreira Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Sandra Regina Ferreira Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 201-216 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288594219008 |