O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/91 |
Resumo: | O artigo busca analisar alguns usos do presentee seus desafios no que diz respeito ao ensino escolar da história. Nesse sentido, focaliza um período no qual a experiência dos homens em seu próprio tempo foi abalada por incertezas quanto ao futuro e ao passado: a primeira década da República no Brasil (1889-1899). Supostamente, naquele momento o presente assumiu um lugar importante nas narrativas da história destinadas ao uso escolar, ainda que impondo muitas dificuldades a seus autores. |
id |
ANPUH-2_619adb61409b9bd6e7fbf171143c9eb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/91 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolaresO artigo busca analisar alguns usos do presentee seus desafios no que diz respeito ao ensino escolar da história. Nesse sentido, focaliza um período no qual a experiência dos homens em seu próprio tempo foi abalada por incertezas quanto ao futuro e ao passado: a primeira década da República no Brasil (1889-1899). Supostamente, naquele momento o presente assumiu um lugar importante nas narrativas da história destinadas ao uso escolar, ainda que impondo muitas dificuldades a seus autores.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasilde Souza Magalhães, MarceloGontijo, Rebeca2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9110.20949/rhhj.v2i4.91Revista História Hoje; v. 2, n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 81-1011806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/91/72Direitos autorais 2017 Marcelo de Souza Magalhães, Rebeca Gontijohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:47:28Zoai:rhhj.anpuh.org:article/91Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:47:28Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares |
title |
O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares |
spellingShingle |
O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares de Souza Magalhães, Marcelo |
title_short |
O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares |
title_full |
O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares |
title_fullStr |
O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares |
title_full_unstemmed |
O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares |
title_sort |
O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares |
author |
de Souza Magalhães, Marcelo |
author_facet |
de Souza Magalhães, Marcelo Gontijo, Rebeca |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo, Rebeca |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Magalhães, Marcelo Gontijo, Rebeca |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo busca analisar alguns usos do presentee seus desafios no que diz respeito ao ensino escolar da história. Nesse sentido, focaliza um período no qual a experiência dos homens em seu próprio tempo foi abalada por incertezas quanto ao futuro e ao passado: a primeira década da República no Brasil (1889-1899). Supostamente, naquele momento o presente assumiu um lugar importante nas narrativas da história destinadas ao uso escolar, ainda que impondo muitas dificuldades a seus autores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/91 10.20949/rhhj.v2i4.91 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/91 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v2i4.91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/91/72 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Marcelo de Souza Magalhães, Rebeca Gontijo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Marcelo de Souza Magalhães, Rebeca Gontijo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 2, n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 81-101 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289505431552 |