A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103 |
Resumo: | A equipe do subprojeto do Pibid de História/UFMT/Cuiabá atua na Escola Estadual Raimundo Pinheiro, desenvolvendo projetos e oficinas que visam transformar positivamente o ensino de História nessa instituição. Ao considerarmos os desafios para a consolidação de um ensino de História problematizado e capaz de potencializar a “consciência histórica” dos jovens na educação básica, foi necessário investigar o contexto escolar através da construção de um instrumento de avaliação diagnóstica capaz de identificar as condições de aprendizagem da História na referida escola. Nosso objetivo nesse trabalho é apresentar os fundamentos teóricos que nortearam a confecção desse instrumento avaliativo, bem como divulgar os formulários aplicados na escola durante o ano letivo de 2011. |
id |
ANPUH-2_8054820b0c92d0451c74aeacd6122aba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/103 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em HistóriaA equipe do subprojeto do Pibid de História/UFMT/Cuiabá atua na Escola Estadual Raimundo Pinheiro, desenvolvendo projetos e oficinas que visam transformar positivamente o ensino de História nessa instituição. Ao considerarmos os desafios para a consolidação de um ensino de História problematizado e capaz de potencializar a “consciência histórica” dos jovens na educação básica, foi necessário investigar o contexto escolar através da construção de um instrumento de avaliação diagnóstica capaz de identificar as condições de aprendizagem da História na referida escola. Nosso objetivo nesse trabalho é apresentar os fundamentos teóricos que nortearam a confecção desse instrumento avaliativo, bem como divulgar os formulários aplicados na escola durante o ano letivo de 2011.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/10310.20949/rhhj.v2i4.103Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-3381806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103/81Copyright (c) 2017 Renilson Rosa Ribeiro, Cláudia Regina Bovoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa Ribeiro, RenilsonRegina Bovo, Cláudia2023-06-02T14:57:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/103Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:57:32Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História |
title |
A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História |
spellingShingle |
A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História Rosa Ribeiro, Renilson |
title_short |
A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História |
title_full |
A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História |
title_fullStr |
A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História |
title_full_unstemmed |
A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História |
title_sort |
A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História |
author |
Rosa Ribeiro, Renilson |
author_facet |
Rosa Ribeiro, Renilson Regina Bovo, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Regina Bovo, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa Ribeiro, Renilson Regina Bovo, Cláudia |
description |
A equipe do subprojeto do Pibid de História/UFMT/Cuiabá atua na Escola Estadual Raimundo Pinheiro, desenvolvendo projetos e oficinas que visam transformar positivamente o ensino de História nessa instituição. Ao considerarmos os desafios para a consolidação de um ensino de História problematizado e capaz de potencializar a “consciência histórica” dos jovens na educação básica, foi necessário investigar o contexto escolar através da construção de um instrumento de avaliação diagnóstica capaz de identificar as condições de aprendizagem da História na referida escola. Nosso objetivo nesse trabalho é apresentar os fundamentos teóricos que nortearam a confecção desse instrumento avaliativo, bem como divulgar os formulários aplicados na escola durante o ano letivo de 2011. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103 10.20949/rhhj.v2i4.103 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v2i4.103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Renilson Rosa Ribeiro, Cláudia Regina Bovo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Renilson Rosa Ribeiro, Cláudia Regina Bovo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338 Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338 Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287245750272 |