A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa Ribeiro, Renilson
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Regina Bovo, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103
Resumo: A equipe do subprojeto do Pibid de História/UFMT/Cuiabá atua na Escola Estadual Raimundo Pinheiro, desenvolvendo projetos e oficinas que visam transformar positivamente o ensino de História nessa instituição. Ao considerarmos os desafios para a consolidação de um ensino de História problematizado e capaz de potencializar a “consciência histórica” dos jovens na educação básica, foi necessário investigar o contexto escolar através da construção de um instrumento de avaliação diagnóstica capaz de identificar as condições de aprendizagem da História na referida escola. Nosso objetivo nesse trabalho é apresentar os fundamentos teóricos que nortearam a confecção desse instrumento avaliativo, bem como divulgar os formulários aplicados na escola durante o ano letivo de 2011.
id ANPUH-2_8054820b0c92d0451c74aeacd6122aba
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/103
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em HistóriaA equipe do subprojeto do Pibid de História/UFMT/Cuiabá atua na Escola Estadual Raimundo Pinheiro, desenvolvendo projetos e oficinas que visam transformar positivamente o ensino de História nessa instituição. Ao considerarmos os desafios para a consolidação de um ensino de História problematizado e capaz de potencializar a “consciência histórica” dos jovens na educação básica, foi necessário investigar o contexto escolar através da construção de um instrumento de avaliação diagnóstica capaz de identificar as condições de aprendizagem da História na referida escola. Nosso objetivo nesse trabalho é apresentar os fundamentos teóricos que nortearam a confecção desse instrumento avaliativo, bem como divulgar os formulários aplicados na escola durante o ano letivo de 2011.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/10310.20949/rhhj.v2i4.103Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-3381806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103/81Copyright (c) 2017 Renilson Rosa Ribeiro, Cláudia Regina Bovoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa Ribeiro, RenilsonRegina Bovo, Cláudia2023-06-02T14:57:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/103Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:57:32Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História
title A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História
spellingShingle A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História
Rosa Ribeiro, Renilson
title_short A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História
title_full A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História
title_fullStr A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História
title_full_unstemmed A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História
title_sort A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História
author Rosa Ribeiro, Renilson
author_facet Rosa Ribeiro, Renilson
Regina Bovo, Cláudia
author_role author
author2 Regina Bovo, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa Ribeiro, Renilson
Regina Bovo, Cláudia
description A equipe do subprojeto do Pibid de História/UFMT/Cuiabá atua na Escola Estadual Raimundo Pinheiro, desenvolvendo projetos e oficinas que visam transformar positivamente o ensino de História nessa instituição. Ao considerarmos os desafios para a consolidação de um ensino de História problematizado e capaz de potencializar a “consciência histórica” dos jovens na educação básica, foi necessário investigar o contexto escolar através da construção de um instrumento de avaliação diagnóstica capaz de identificar as condições de aprendizagem da História na referida escola. Nosso objetivo nesse trabalho é apresentar os fundamentos teóricos que nortearam a confecção desse instrumento avaliativo, bem como divulgar os formulários aplicados na escola durante o ano letivo de 2011.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103
10.20949/rhhj.v2i4.103
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v2i4.103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/103/81
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Renilson Rosa Ribeiro, Cláudia Regina Bovo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Renilson Rosa Ribeiro, Cláudia Regina Bovo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338
Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338
Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 315-338
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287245750272