A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Moisés Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira, Jôyara Maria Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/510
Resumo: O padre Josimo, além de coordenador da CPT Araguaia-Tocantins, foi um intelectual que, sobretudo a partir da poesia e do teatro, problematizou os dramas do trabalhador do campo, especialmente da microrregião conhecida como Bico do Papagaio. O escopo dessa discussão é pensar a memória da atuação de Josimo nos conflitos sociais rurais e conjecturar, na perspectiva da educação histórica, o que os movimentos sociais no campo e o trabalho dos agentes engajados podem ensinar a quem se ocupa do ensino e da aprendizagem da história enquanto disciplina, ministrada em um contexto específico, o do Araguaia-Tocantins, no Sistema Modular de Ensino da Rede pública estadual de Educação paraense.
id ANPUH-2_8b63fd637fa2f0e4341f4e4c3ca0d71f
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/510
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação históricaHistória; Educação; Sociologia.O padre Josimo, além de coordenador da CPT Araguaia-Tocantins, foi um intelectual que, sobretudo a partir da poesia e do teatro, problematizou os dramas do trabalhador do campo, especialmente da microrregião conhecida como Bico do Papagaio. O escopo dessa discussão é pensar a memória da atuação de Josimo nos conflitos sociais rurais e conjecturar, na perspectiva da educação histórica, o que os movimentos sociais no campo e o trabalho dos agentes engajados podem ensinar a quem se ocupa do ensino e da aprendizagem da história enquanto disciplina, ministrada em um contexto específico, o do Araguaia-Tocantins, no Sistema Modular de Ensino da Rede pública estadual de Educação paraense.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSilva, Moisés Pereirade Oliveira, Jôyara Maria Silva2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/51010.20949/rhhj.v8i16.510Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 234-2551806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/510/330Direitos autorais 2020 Moisés Pereira Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-03T15:52:58Zoai:rhhj.anpuh.org:article/510Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-03T15:52:58Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica
title A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica
spellingShingle A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica
Silva, Moisés Pereira
História; Educação; Sociologia.
title_short A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica
title_full A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica
title_fullStr A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica
title_full_unstemmed A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica
title_sort A docência no sistema modular de ensino da rede pública do Pará e a biografia do padre Josimo Moraes Tavares: perspectivas teórico-práticas para a educação histórica
author Silva, Moisés Pereira
author_facet Silva, Moisés Pereira
de Oliveira, Jôyara Maria Silva
author_role author
author2 de Oliveira, Jôyara Maria Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Moisés Pereira
de Oliveira, Jôyara Maria Silva
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação; Sociologia.
topic História; Educação; Sociologia.
description O padre Josimo, além de coordenador da CPT Araguaia-Tocantins, foi um intelectual que, sobretudo a partir da poesia e do teatro, problematizou os dramas do trabalhador do campo, especialmente da microrregião conhecida como Bico do Papagaio. O escopo dessa discussão é pensar a memória da atuação de Josimo nos conflitos sociais rurais e conjecturar, na perspectiva da educação histórica, o que os movimentos sociais no campo e o trabalho dos agentes engajados podem ensinar a quem se ocupa do ensino e da aprendizagem da história enquanto disciplina, ministrada em um contexto específico, o do Araguaia-Tocantins, no Sistema Modular de Ensino da Rede pública estadual de Educação paraense.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/510
10.20949/rhhj.v8i16.510
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/510
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v8i16.510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/510/330
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Moisés Pereira Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Moisés Pereira Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 234-255
1806-3993
10.20949/rhhj.v8i16
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289679495168