Temporalidades e cotidiano escolar em redes de significações: desafios didáticos na tarefa de educar para a compreensão do tempo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/92 |
Resumo: | O que significa, para a criança, aprender sobre o Tempo, essa plural e intangível marca do humano? Que dificuldades envolvem o manejo de suas múltiplas categorias, bem como a compreensão da ideia de mudança? O que representa, para o professor, o trabalho de dilatação da consciência temporal do jovem num mundo conectado e num tempo acelerado pelas rápidas transformações do presente? Que relações existem entre o modo pelo qual historiadores interpretam o tempo e aquilo que fazemos com tais ferramentas interpretativas no espaço da sala de aula com nossos estudantes? Que permeabilidades e diálogos a sala de aula pode construir para com as camadas temporais que se dispõem para cada um de nós no mundo que circunda a escola e que pulsam ao nosso redor? O que significa educar o olhar para a percepção de tais camadas temporais, entre visibilidades e invisibilidades? Afinal de contas, por que aprender o tempo histórico é algo tão denso e segue sendo tão desafiador para muitos professores? Estas e outras perguntas estiveram sob a esteira de construção deste artigo, cujo objetivo principal é problematizar o tratamento da questão da temporalidade histórica na sala de aula e na escola. |
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Temporalidades e cotidiano escolar em redes de significações: desafios didáticos na tarefa de educar para a compreensão do tempoO que significa, para a criança, aprender sobre o Tempo, essa plural e intangível marca do humano? Que dificuldades envolvem o manejo de suas múltiplas categorias, bem como a compreensão da ideia de mudança? O que representa, para o professor, o trabalho de dilatação da consciência temporal do jovem num mundo conectado e num tempo acelerado pelas rápidas transformações do presente? Que relações existem entre o modo pelo qual historiadores interpretam o tempo e aquilo que fazemos com tais ferramentas interpretativas no espaço da sala de aula com nossos estudantes? Que permeabilidades e diálogos a sala de aula pode construir para com as camadas temporais que se dispõem para cada um de nós no mundo que circunda a escola e que pulsam ao nosso redor? O que significa educar o olhar para a percepção de tais camadas temporais, entre visibilidades e invisibilidades? Afinal de contas, por que aprender o tempo histórico é algo tão denso e segue sendo tão desafiador para muitos professores? Estas e outras perguntas estiveram sob a esteira de construção deste artigo, cujo objetivo principal é problematizar o tratamento da questão da temporalidade histórica na sala de aula e na escola.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9210.20949/rhhj.v2i4.92Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 35-79Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 35-79Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 35-791806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/92/71Copyright (c) 2017 Sonia Regina Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Sonia Regina2023-06-02T14:57:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/92Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:57:32Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
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