"Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maciel, Ingra Daniela dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/591
Resumo: É notável que o debate sobre a criminalização do funk vem se intensificando nos últimos anos. Há cerca de 1 ano, a prisão do DJ Rennan da Penha sob provas questionáveis fometou ainda mais os debates que giram em torno deste tema. Alguns meses depois, o massacre por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo contra adolescentes e jovens presentes no Baile da DZ-7, em Heliópolis (favela da Zona Sul da cidade de São Paulo) deixou um saldo de 9 mortos e a certeza de que o debate sobre a criminalização do funk e a perseguição contra suas manifestações (sobretudo bailes funk) e seus adeptos está longe de ser esgotado. Este artigo apresenta sugestões de como inserir estes debates na sala de aula com vistas a romper com a histórica criminalização do funk.
id ANPUH-2_9d4d0198465176bf3ef4ceeaed2b5bdf
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/591
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling "Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.História; Educação; SOciologiaÉ notável que o debate sobre a criminalização do funk vem se intensificando nos últimos anos. Há cerca de 1 ano, a prisão do DJ Rennan da Penha sob provas questionáveis fometou ainda mais os debates que giram em torno deste tema. Alguns meses depois, o massacre por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo contra adolescentes e jovens presentes no Baile da DZ-7, em Heliópolis (favela da Zona Sul da cidade de São Paulo) deixou um saldo de 9 mortos e a certeza de que o debate sobre a criminalização do funk e a perseguição contra suas manifestações (sobretudo bailes funk) e seus adeptos está longe de ser esgotado. Este artigo apresenta sugestões de como inserir estes debates na sala de aula com vistas a romper com a histórica criminalização do funk.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilBragança, Juliana da SilvaMaciel, Ingra Daniela dos Santos2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/59110.20949/rhhj.v9i18.591Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 258-2821806-399310.20949/rhhj.v9i18reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/591/380Direitos autorais 2020 Juliana da Silva Bragança, Ingra Daniela dos Santos Macielhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T15:23:46Zoai:rhhj.anpuh.org:article/591Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-01-07T15:23:46Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv "Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.
title "Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.
spellingShingle "Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.
Bragança, Juliana da Silva
História; Educação; SOciologia
title_short "Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.
title_full "Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.
title_fullStr "Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.
title_full_unstemmed "Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.
title_sort "Desde menor, a minha escola é minha favela”: Uma análise sobre o funk enquanto dispositivo pedagógico de educação nas aulas de História e Sociologia.
author Bragança, Juliana da Silva
author_facet Bragança, Juliana da Silva
Maciel, Ingra Daniela dos Santos
author_role author
author2 Maciel, Ingra Daniela dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragança, Juliana da Silva
Maciel, Ingra Daniela dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação; SOciologia
topic História; Educação; SOciologia
description É notável que o debate sobre a criminalização do funk vem se intensificando nos últimos anos. Há cerca de 1 ano, a prisão do DJ Rennan da Penha sob provas questionáveis fometou ainda mais os debates que giram em torno deste tema. Alguns meses depois, o massacre por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo contra adolescentes e jovens presentes no Baile da DZ-7, em Heliópolis (favela da Zona Sul da cidade de São Paulo) deixou um saldo de 9 mortos e a certeza de que o debate sobre a criminalização do funk e a perseguição contra suas manifestações (sobretudo bailes funk) e seus adeptos está longe de ser esgotado. Este artigo apresenta sugestões de como inserir estes debates na sala de aula com vistas a romper com a histórica criminalização do funk.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/591
10.20949/rhhj.v9i18.591
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/591
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v9i18.591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/591/380
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Juliana da Silva Bragança, Ingra Daniela dos Santos Maciel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Juliana da Silva Bragança, Ingra Daniela dos Santos Maciel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 258-282
1806-3993
10.20949/rhhj.v9i18
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289461391360