As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Ricardo Marques de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330
Resumo: O artigo apresenta o desenvolvimento de uma atividade com alunos da Graduação em História, Professores de História da rede básica de ensino e mestrandos em História acerca da presença múltipla das durações (curta, média e longa) no nosso dia a dia. Como base teórica, usei as ideias de Fernand Braudel (2007); como recurso metodológico, percorremos um trajeto predefinido dentro da cidade de Campo Mourão (PR), a fim de observar como o tempo se manifesta na cidade das mais diferentes formas. Entre os resultados mais evidentes, boa parte dos educandos conseguiu apurar sua percepção sobre como o tempo se expressa em objetos, valores e estabelecimentos, tanto com exemplos usados por eles, quanto mediante discussões que desnaturaram determinadas construções físicas, ideias e relações sociais. Palavras-chave: durações; Fernand Braudel; atividade extraclasse; ensino de História.
id ANPUH-2_c0c3a1f6aea849949455bdfb8ff1fe0e
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/330
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividadeO artigo apresenta o desenvolvimento de uma atividade com alunos da Graduação em História, Professores de História da rede básica de ensino e mestrandos em História acerca da presença múltipla das durações (curta, média e longa) no nosso dia a dia. Como base teórica, usei as ideias de Fernand Braudel (2007); como recurso metodológico, percorremos um trajeto predefinido dentro da cidade de Campo Mourão (PR), a fim de observar como o tempo se manifesta na cidade das mais diferentes formas. Entre os resultados mais evidentes, boa parte dos educandos conseguiu apurar sua percepção sobre como o tempo se expressa em objetos, valores e estabelecimentos, tanto com exemplos usados por eles, quanto mediante discussões que desnaturaram determinadas construções físicas, ideias e relações sociais. Palavras-chave: durações; Fernand Braudel; atividade extraclasse; ensino de História.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMello, Ricardo Marques de2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/33010.20949/rhhj.v6i11.330Revista História Hoje; v. 6, n. 11 (2017): Janeiro-Junho; 237-2541806-399310.20949/rhhj.v6i11reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330/232https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/102https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/104https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/10510.20949/rhhj.v6i11.330.s10210.20949/rhhj.v6i11.330.s10410.20949/rhhj.v6i11.330.s105Direitos autorais 2017 Ricardo Marques de Mellohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:42:16Zoai:rhhj.anpuh.org:article/330Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:42:16Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade
title As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade
spellingShingle As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade
Mello, Ricardo Marques de
title_short As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade
title_full As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade
title_fullStr As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade
title_full_unstemmed As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade
title_sort As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade
author Mello, Ricardo Marques de
author_facet Mello, Ricardo Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Ricardo Marques de
dc.subject.none.fl_str_mv
description O artigo apresenta o desenvolvimento de uma atividade com alunos da Graduação em História, Professores de História da rede básica de ensino e mestrandos em História acerca da presença múltipla das durações (curta, média e longa) no nosso dia a dia. Como base teórica, usei as ideias de Fernand Braudel (2007); como recurso metodológico, percorremos um trajeto predefinido dentro da cidade de Campo Mourão (PR), a fim de observar como o tempo se manifesta na cidade das mais diferentes formas. Entre os resultados mais evidentes, boa parte dos educandos conseguiu apurar sua percepção sobre como o tempo se expressa em objetos, valores e estabelecimentos, tanto com exemplos usados por eles, quanto mediante discussões que desnaturaram determinadas construções físicas, ideias e relações sociais. Palavras-chave: durações; Fernand Braudel; atividade extraclasse; ensino de História.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330
10.20949/rhhj.v6i11.330
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v6i11.330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330/232
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/102
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/104
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/105
10.20949/rhhj.v6i11.330.s102
10.20949/rhhj.v6i11.330.s104
10.20949/rhhj.v6i11.330.s105
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Ricardo Marques de Mello
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Ricardo Marques de Mello
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 6, n. 11 (2017): Janeiro-Junho; 237-254
1806-3993
10.20949/rhhj.v6i11
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288931860480