As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330 |
Resumo: | O artigo apresenta o desenvolvimento de uma atividade com alunos da Graduação em História, Professores de História da rede básica de ensino e mestrandos em História acerca da presença múltipla das durações (curta, média e longa) no nosso dia a dia. Como base teórica, usei as ideias de Fernand Braudel (2007); como recurso metodológico, percorremos um trajeto predefinido dentro da cidade de Campo Mourão (PR), a fim de observar como o tempo se manifesta na cidade das mais diferentes formas. Entre os resultados mais evidentes, boa parte dos educandos conseguiu apurar sua percepção sobre como o tempo se expressa em objetos, valores e estabelecimentos, tanto com exemplos usados por eles, quanto mediante discussões que desnaturaram determinadas construções físicas, ideias e relações sociais. Palavras-chave: durações; Fernand Braudel; atividade extraclasse; ensino de História. |
id |
ANPUH-2_c0c3a1f6aea849949455bdfb8ff1fe0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/330 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividadeO artigo apresenta o desenvolvimento de uma atividade com alunos da Graduação em História, Professores de História da rede básica de ensino e mestrandos em História acerca da presença múltipla das durações (curta, média e longa) no nosso dia a dia. Como base teórica, usei as ideias de Fernand Braudel (2007); como recurso metodológico, percorremos um trajeto predefinido dentro da cidade de Campo Mourão (PR), a fim de observar como o tempo se manifesta na cidade das mais diferentes formas. Entre os resultados mais evidentes, boa parte dos educandos conseguiu apurar sua percepção sobre como o tempo se expressa em objetos, valores e estabelecimentos, tanto com exemplos usados por eles, quanto mediante discussões que desnaturaram determinadas construções físicas, ideias e relações sociais. Palavras-chave: durações; Fernand Braudel; atividade extraclasse; ensino de História.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMello, Ricardo Marques de2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/33010.20949/rhhj.v6i11.330Revista História Hoje; v. 6, n. 11 (2017): Janeiro-Junho; 237-2541806-399310.20949/rhhj.v6i11reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330/232https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/102https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/104https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/10510.20949/rhhj.v6i11.330.s10210.20949/rhhj.v6i11.330.s10410.20949/rhhj.v6i11.330.s105Direitos autorais 2017 Ricardo Marques de Mellohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:42:16Zoai:rhhj.anpuh.org:article/330Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:42:16Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade |
title |
As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade |
spellingShingle |
As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade Mello, Ricardo Marques de |
title_short |
As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade |
title_full |
As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade |
title_fullStr |
As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade |
title_full_unstemmed |
As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade |
title_sort |
As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade |
author |
Mello, Ricardo Marques de |
author_facet |
Mello, Ricardo Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Ricardo Marques de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo apresenta o desenvolvimento de uma atividade com alunos da Graduação em História, Professores de História da rede básica de ensino e mestrandos em História acerca da presença múltipla das durações (curta, média e longa) no nosso dia a dia. Como base teórica, usei as ideias de Fernand Braudel (2007); como recurso metodológico, percorremos um trajeto predefinido dentro da cidade de Campo Mourão (PR), a fim de observar como o tempo se manifesta na cidade das mais diferentes formas. Entre os resultados mais evidentes, boa parte dos educandos conseguiu apurar sua percepção sobre como o tempo se expressa em objetos, valores e estabelecimentos, tanto com exemplos usados por eles, quanto mediante discussões que desnaturaram determinadas construções físicas, ideias e relações sociais. Palavras-chave: durações; Fernand Braudel; atividade extraclasse; ensino de História. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330 10.20949/rhhj.v6i11.330 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v6i11.330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330/232 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/102 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/104 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/330/105 10.20949/rhhj.v6i11.330.s102 10.20949/rhhj.v6i11.330.s104 10.20949/rhhj.v6i11.330.s105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ricardo Marques de Mello http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Ricardo Marques de Mello http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 6, n. 11 (2017): Janeiro-Junho; 237-254 1806-3993 10.20949/rhhj.v6i11 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288931860480 |