Ensino de história como reativação do político
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/709 |
Resumo: | Este artigo busca sugerir uma resposta à seguinte pergunta: o que torna o ensino de história significativo? Eu proponho responder argumentando que ele se torna significativo quando ele consegue fazer estudantes se sentirem agentes da história por meio do ensino de uma história disponível para ser feita. Sigo esse caminho baseando-me nas produções em teoria da história que destacam os efeitos de diferentes articulações entre passado, presente e futuro e a dimensão política disto. Assim, defenderei que o ensino de história se torna significativo quando sua dimensão política sempre potencial é explicitada, qual seja, quando ele instaura um público. |
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Ensino de história como reativação do políticoHistória; EducaçãoEste artigo busca sugerir uma resposta à seguinte pergunta: o que torna o ensino de história significativo? Eu proponho responder argumentando que ele se torna significativo quando ele consegue fazer estudantes se sentirem agentes da história por meio do ensino de uma história disponível para ser feita. Sigo esse caminho baseando-me nas produções em teoria da história que destacam os efeitos de diferentes articulações entre passado, presente e futuro e a dimensão política disto. Assim, defenderei que o ensino de história se torna significativo quando sua dimensão política sempre potencial é explicitada, qual seja, quando ele instaura um público. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilAquino da Silva, Renata da Conceição2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/70910.20949/rhhj.v9i18.709Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 170-1921806-399310.20949/rhhj.v9i18reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/709/370Direitos autorais 2020 Renata da Conceição Aquino da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T15:53:42Zoai:rhhj.anpuh.org:article/709Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-01-04T15:53:42Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
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