A escrita didática da História na década de 1980: um ponto de reflexão para as intensas disputas públicas pelos sentidos da História ensinada no Brasil contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/343 |
Resumo: | Filho dileto da modernidade europeia do século XIX, o ensino escolar de História veio se debatendo, ao menos nos últimos cem anos, com as promessas não cumpridas pelos discursos iluministas, buscando a inclusão, no campo das representações, de outras vozes e histórias dissonantes. O presente texto apresenta os desdobramentos de pesquisa de maior porte sobre os livros didáticos de história brasileiros e sua relação com o discurso identitário nacional, tomando a década de 1980 como ponto fundamental de inflexão (sem desconsiderar iniciativas anteriores importantes).[i] Como exemplo, o livro Brasil Vivo, volume 1, é analisado em suas relações sincrônicas e diacrônicas com as demais produções didáticas da disciplina de História. Procura-se, ao final, partindo das análises realizadas, refletir sobre a intensa disputa pública pelos sentidos da História ensinada no Brasil contemporâneo. Palavras-chave: ensino de História; livros didáticos; identidade nacional.[i] Uma parte modificada deste texto foi publicada nos anais do XV Encontro Regional de História (2016) com o título “Senhores e escravos. Ricos e pobres. Mandões e mandados. Brasil Vivo: um marco na produção didática de História da década de 1980”. |
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A escrita didática da História na década de 1980: um ponto de reflexão para as intensas disputas públicas pelos sentidos da História ensinada no Brasil contemporâneoHistória; Educação; Ensino-aprendizagemFilho dileto da modernidade europeia do século XIX, o ensino escolar de História veio se debatendo, ao menos nos últimos cem anos, com as promessas não cumpridas pelos discursos iluministas, buscando a inclusão, no campo das representações, de outras vozes e histórias dissonantes. O presente texto apresenta os desdobramentos de pesquisa de maior porte sobre os livros didáticos de história brasileiros e sua relação com o discurso identitário nacional, tomando a década de 1980 como ponto fundamental de inflexão (sem desconsiderar iniciativas anteriores importantes).[i] Como exemplo, o livro Brasil Vivo, volume 1, é analisado em suas relações sincrônicas e diacrônicas com as demais produções didáticas da disciplina de História. Procura-se, ao final, partindo das análises realizadas, refletir sobre a intensa disputa pública pelos sentidos da História ensinada no Brasil contemporâneo. Palavras-chave: ensino de História; livros didáticos; identidade nacional.[i] Uma parte modificada deste texto foi publicada nos anais do XV Encontro Regional de História (2016) com o título “Senhores e escravos. Ricos e pobres. Mandões e mandados. Brasil Vivo: um marco na produção didática de História da década de 1980”.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMoreno, Jean Carlos2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/34310.20949/rhhj.v6i11.343Revista História Hoje; v. 6, n. 11 (2017): Janeiro-Junho; 349-3681806-399310.20949/rhhj.v6i11reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/343/239Direitos autorais 2017 Jean Carlos Morenohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:42:16Zoai:rhhj.anpuh.org:article/343Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:42:16Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
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