A ideia de povo brasileiro nas lições de História do professor Joaquim Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Junior, Halferd Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Junior, Arnaldo Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/569
Resumo: O período entre 1930 e 1945 foi marcado pela ascensão dos regimes totalitários, a crise do capitalismo liberal, e o uso da violência como estratégia para resolução de conflitos políticos. No Brasil, Vargas empreendeu um projeto político de modernização, marcado pela iniciativa de industrialização e urbanização, a revisão da cultura política e histórica acerca da nação, e a partir de 1937 acentuou-se a centralização administrativa e o autoritarismo. Nesse cenário, a educação escolar foi um palco privilegiado da ação política, e o ensino de história um de seus principais personagens. Neste artigo, analisamos a ideia de povo brasileiro nas lições de história de Joaquim Silva, preocupados em desvelar a trama discursiva da cultura política e histórica de sua interpretação, atrelada as reformas educacionais e do currículo de história do período em tela.
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