A ideia de povo brasileiro nas lições de História do professor Joaquim Silva
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/569 |
Resumo: | O período entre 1930 e 1945 foi marcado pela ascensão dos regimes totalitários, a crise do capitalismo liberal, e o uso da violência como estratégia para resolução de conflitos políticos. No Brasil, Vargas empreendeu um projeto político de modernização, marcado pela iniciativa de industrialização e urbanização, a revisão da cultura política e histórica acerca da nação, e a partir de 1937 acentuou-se a centralização administrativa e o autoritarismo. Nesse cenário, a educação escolar foi um palco privilegiado da ação política, e o ensino de história um de seus principais personagens. Neste artigo, analisamos a ideia de povo brasileiro nas lições de história de Joaquim Silva, preocupados em desvelar a trama discursiva da cultura política e histórica de sua interpretação, atrelada as reformas educacionais e do currículo de história do período em tela. |
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A ideia de povo brasileiro nas lições de História do professor Joaquim SilvaHistória do Ensino de História; Currículo; Livro Didático.O período entre 1930 e 1945 foi marcado pela ascensão dos regimes totalitários, a crise do capitalismo liberal, e o uso da violência como estratégia para resolução de conflitos políticos. No Brasil, Vargas empreendeu um projeto político de modernização, marcado pela iniciativa de industrialização e urbanização, a revisão da cultura política e histórica acerca da nação, e a partir de 1937 acentuou-se a centralização administrativa e o autoritarismo. Nesse cenário, a educação escolar foi um palco privilegiado da ação política, e o ensino de história um de seus principais personagens. Neste artigo, analisamos a ideia de povo brasileiro nas lições de história de Joaquim Silva, preocupados em desvelar a trama discursiva da cultura política e histórica de sua interpretação, atrelada as reformas educacionais e do currículo de história do período em tela.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilRibeiro Junior, Halferd CarlosJunior, Arnaldo Pinto2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/56910.20949/rhhj.v9i18.569Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 193-2021806-399310.20949/rhhj.v9i18reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/569/371Direitos autorais 2020 HALFERD CARLOS RIBEIRO JUNIOR, Arnaldo Pinto Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T15:53:42Zoai:rhhj.anpuh.org:article/569Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-01-04T15:53:42Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
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