Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303 |
Resumo: | Ronaldo Marcos de Lima Araujo é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pedagogo, mestre em História e Filosofia da Educação (PUC-SP), doutor em Educação (UFMG) e pós-doutor (UERJ). É Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, atuando como professor da graduação e da pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação, na UFPA. Mantém produção bibliográfica regular voltada sobretudo à área de Trabalho e Educação e, em particular, ao ensino médio e à educação profissional. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Nesta entrevista, ele discute a necessidade de desenvolvermos práticas pedagógicas emancipatórias, ou seja, que permitam aos jovens a interpretação e a intervenção na realidade. Considera o pesquisador que, na Educação Profissional, o ensino das Ciências Humanas não é apenas um direito, mas também uma necessidade para que se ponha em prática um projeto de formação humana ampla e que vá além da formação de mão de obra para o mercado. Especificamente no tocante ao ensino de História, o professor Ronaldo destaca que a sua relevância está no fato de esse ensino ser estratégico para que o jovem conheça a historicidade dos fenômenos e das tecnologias na sociedade em que está inserido. |
id |
ANPUH-2_edd11349d37ac2b9f2cfd7aac9655a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/303 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio IntegradoEducação; Ensino de História.Ronaldo Marcos de Lima Araujo é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pedagogo, mestre em História e Filosofia da Educação (PUC-SP), doutor em Educação (UFMG) e pós-doutor (UERJ). É Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, atuando como professor da graduação e da pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação, na UFPA. Mantém produção bibliográfica regular voltada sobretudo à área de Trabalho e Educação e, em particular, ao ensino médio e à educação profissional. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Nesta entrevista, ele discute a necessidade de desenvolvermos práticas pedagógicas emancipatórias, ou seja, que permitam aos jovens a interpretação e a intervenção na realidade. Considera o pesquisador que, na Educação Profissional, o ensino das Ciências Humanas não é apenas um direito, mas também uma necessidade para que se ponha em prática um projeto de formação humana ampla e que vá além da formação de mão de obra para o mercado. Especificamente no tocante ao ensino de História, o professor Ronaldo destaca que a sua relevância está no fato de esse ensino ser estratégico para que o jovem conheça a historicidade dos fenômenos e das tecnologias na sociedade em que está inserido. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSouza, Francisco das Chagas SilvaMedeiros Neta, Olivia Morais de2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/30310.20949/rhhj.v5i10.303Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 133-1371806-399310.20949/rhhj.v5i10reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303/205Direitos autorais 2017 Francisco das Chagas Silva Souza, Olivia Morais de Medeiros Netahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:02Zoai:rhhj.anpuh.org:article/303Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:02Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado |
title |
Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado Souza, Francisco das Chagas Silva Educação; Ensino de História. |
title_short |
Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado |
title_full |
Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado |
title_sort |
Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado |
author |
Souza, Francisco das Chagas Silva |
author_facet |
Souza, Francisco das Chagas Silva Medeiros Neta, Olivia Morais de |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros Neta, Olivia Morais de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisco das Chagas Silva Medeiros Neta, Olivia Morais de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino de História. |
topic |
Educação; Ensino de História. |
description |
Ronaldo Marcos de Lima Araujo é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pedagogo, mestre em História e Filosofia da Educação (PUC-SP), doutor em Educação (UFMG) e pós-doutor (UERJ). É Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, atuando como professor da graduação e da pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação, na UFPA. Mantém produção bibliográfica regular voltada sobretudo à área de Trabalho e Educação e, em particular, ao ensino médio e à educação profissional. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Nesta entrevista, ele discute a necessidade de desenvolvermos práticas pedagógicas emancipatórias, ou seja, que permitam aos jovens a interpretação e a intervenção na realidade. Considera o pesquisador que, na Educação Profissional, o ensino das Ciências Humanas não é apenas um direito, mas também uma necessidade para que se ponha em prática um projeto de formação humana ampla e que vá além da formação de mão de obra para o mercado. Especificamente no tocante ao ensino de História, o professor Ronaldo destaca que a sua relevância está no fato de esse ensino ser estratégico para que o jovem conheça a historicidade dos fenômenos e das tecnologias na sociedade em que está inserido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303 10.20949/rhhj.v5i10.303 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v5i10.303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303/205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Francisco das Chagas Silva Souza, Olivia Morais de Medeiros Neta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Francisco das Chagas Silva Souza, Olivia Morais de Medeiros Neta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 133-137 1806-3993 10.20949/rhhj.v5i10 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288584781824 |