Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisco das Chagas Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Medeiros Neta, Olivia Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303
Resumo: Ronaldo Marcos de Lima Araujo é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pedagogo, mestre em História e Filosofia da Educação (PUC-SP), doutor em Educação (UFMG) e pós-doutor (UERJ). É Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, atuando como professor da graduação e da pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação, na UFPA. Mantém produção bibliográfica regular voltada sobretudo à área de Trabalho e Educação e, em particular, ao ensino médio e à educação profissional. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Nesta entrevista, ele discute a necessidade de desenvolvermos práticas pedagógicas emancipatórias, ou seja, que permitam aos jovens a interpretação e a intervenção na realidade. Considera o pesquisador que, na Educação Profissional, o ensino das Ciências Humanas não é apenas um direito, mas também uma necessidade para que se ponha em prática um projeto de formação humana ampla e que vá além da formação de mão de obra para o mercado. Especificamente no tocante ao ensino de História, o professor Ronaldo destaca que a sua relevância está no fato de esse ensino ser estratégico para que o jovem conheça a historicidade dos fenômenos e das tecnologias na sociedade em que está inserido.
id ANPUH-2_edd11349d37ac2b9f2cfd7aac9655a68
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/303
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio IntegradoEducação; Ensino de História.Ronaldo Marcos de Lima Araujo é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pedagogo, mestre em História e Filosofia da Educação (PUC-SP), doutor em Educação (UFMG) e pós-doutor (UERJ). É Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, atuando como professor da graduação e da pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação, na UFPA. Mantém produção bibliográfica regular voltada sobretudo à área de Trabalho e Educação e, em particular, ao ensino médio e à educação profissional. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Nesta entrevista, ele discute a necessidade de desenvolvermos práticas pedagógicas emancipatórias, ou seja, que permitam aos jovens a interpretação e a intervenção na realidade. Considera o pesquisador que, na Educação Profissional, o ensino das Ciências Humanas não é apenas um direito, mas também uma necessidade para que se ponha em prática um projeto de formação humana ampla e que vá além da formação de mão de obra para o mercado. Especificamente no tocante ao ensino de História, o professor Ronaldo destaca que a sua relevância está no fato de esse ensino ser estratégico para que o jovem conheça a historicidade dos fenômenos e das tecnologias na sociedade em que está inserido. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSouza, Francisco das Chagas SilvaMedeiros Neta, Olivia Morais de2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/30310.20949/rhhj.v5i10.303Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 133-1371806-399310.20949/rhhj.v5i10reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303/205Direitos autorais 2017 Francisco das Chagas Silva Souza, Olivia Morais de Medeiros Netahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:02Zoai:rhhj.anpuh.org:article/303Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:02Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado
title Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado
spellingShingle Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado
Souza, Francisco das Chagas Silva
Educação; Ensino de História.
title_short Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado
title_full Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado
title_fullStr Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado
title_sort Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado
author Souza, Francisco das Chagas Silva
author_facet Souza, Francisco das Chagas Silva
Medeiros Neta, Olivia Morais de
author_role author
author2 Medeiros Neta, Olivia Morais de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisco das Chagas Silva
Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de História.
topic Educação; Ensino de História.
description Ronaldo Marcos de Lima Araujo é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pedagogo, mestre em História e Filosofia da Educação (PUC-SP), doutor em Educação (UFMG) e pós-doutor (UERJ). É Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, atuando como professor da graduação e da pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação, na UFPA. Mantém produção bibliográfica regular voltada sobretudo à área de Trabalho e Educação e, em particular, ao ensino médio e à educação profissional. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Nesta entrevista, ele discute a necessidade de desenvolvermos práticas pedagógicas emancipatórias, ou seja, que permitam aos jovens a interpretação e a intervenção na realidade. Considera o pesquisador que, na Educação Profissional, o ensino das Ciências Humanas não é apenas um direito, mas também uma necessidade para que se ponha em prática um projeto de formação humana ampla e que vá além da formação de mão de obra para o mercado. Especificamente no tocante ao ensino de História, o professor Ronaldo destaca que a sua relevância está no fato de esse ensino ser estratégico para que o jovem conheça a historicidade dos fenômenos e das tecnologias na sociedade em que está inserido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303
10.20949/rhhj.v5i10.303
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v5i10.303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/303/205
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Francisco das Chagas Silva Souza, Olivia Morais de Medeiros Neta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Francisco das Chagas Silva Souza, Olivia Morais de Medeiros Neta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 133-137
1806-3993
10.20949/rhhj.v5i10
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288584781824