Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima dos Santos, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Azevedo, Patrícia Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/221
Resumo: A entrevista com o professor e pesquisador Dr. Gustavo de Amézola, docente de Prática de Ensino de História na Universidade de La Plata (UNLP), Argentina, foi realizada com o objetivo de divulgar sua reflexão em torno das questões que, historicamente, marcaram as relações entre a História produzida nas universidades e aquela gestada na sala de aula. A partir de seu livro intitulado Esquizohistoria: la historia que se enseña en la escuela, la que preocupa a los historiadores y una renovación posible de la historia escolar, foram abordados temas relacionados à história da disciplina de História e sua imbricação com a historiografia e com as práticas políticas dos governantes de seu país. Também foram enfocados a temática da formação de professores, as reformas do sistema educativo argentino nas duas últimas décadas e os principais aspectos que, do seu ponto de vista, constituem- se como desafios para o ensino de História na contemporaneidade.
id ANPUH-2_f5883a2dcefe2e2b7e453f6bbba8c745
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/221
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação BásicaA entrevista com o professor e pesquisador Dr. Gustavo de Amézola, docente de Prática de Ensino de História na Universidade de La Plata (UNLP), Argentina, foi realizada com o objetivo de divulgar sua reflexão em torno das questões que, historicamente, marcaram as relações entre a História produzida nas universidades e aquela gestada na sala de aula. A partir de seu livro intitulado Esquizohistoria: la historia que se enseña en la escuela, la que preocupa a los historiadores y una renovación posible de la historia escolar, foram abordados temas relacionados à história da disciplina de História e sua imbricação com a historiografia e com as práticas políticas dos governantes de seu país. Também foram enfocados a temática da formação de professores, as reformas do sistema educativo argentino nas duas últimas décadas e os principais aspectos que, do seu ponto de vista, constituem- se como desafios para o ensino de História na contemporaneidade.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/22110.20949/rhhj.v4i8.221Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 197-222Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 197-222Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 197-2221806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/221/158Copyright (c) 2017 Maria Aparecida Lima dos Santos, Patrícia Bastos de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima dos Santos, Maria Aparecidade Azevedo, Patrícia Bastos2023-06-02T14:56:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/221Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:56:45Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica
title Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica
spellingShingle Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica
Lima dos Santos, Maria Aparecida
title_short Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica
title_full Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica
title_fullStr Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica
title_full_unstemmed Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica
title_sort Entrevista com Gonzalo de Amézola - "Esquizohistoria": a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica
author Lima dos Santos, Maria Aparecida
author_facet Lima dos Santos, Maria Aparecida
de Azevedo, Patrícia Bastos
author_role author
author2 de Azevedo, Patrícia Bastos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima dos Santos, Maria Aparecida
de Azevedo, Patrícia Bastos
description A entrevista com o professor e pesquisador Dr. Gustavo de Amézola, docente de Prática de Ensino de História na Universidade de La Plata (UNLP), Argentina, foi realizada com o objetivo de divulgar sua reflexão em torno das questões que, historicamente, marcaram as relações entre a História produzida nas universidades e aquela gestada na sala de aula. A partir de seu livro intitulado Esquizohistoria: la historia que se enseña en la escuela, la que preocupa a los historiadores y una renovación posible de la historia escolar, foram abordados temas relacionados à história da disciplina de História e sua imbricação com a historiografia e com as práticas políticas dos governantes de seu país. Também foram enfocados a temática da formação de professores, as reformas do sistema educativo argentino nas duas últimas décadas e os principais aspectos que, do seu ponto de vista, constituem- se como desafios para o ensino de História na contemporaneidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/221
10.20949/rhhj.v4i8.221
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/221
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v4i8.221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/221/158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Aparecida Lima dos Santos, Patrícia Bastos de Azevedo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Aparecida Lima dos Santos, Patrícia Bastos de Azevedo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 4 No. 8 (2015): Julho-Dezembro; 197-222
Revista História Hoje; Vol. 4 Núm. 8 (2015): Julho-Dezembro; 197-222
Revista História Hoje; v. 4 n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 197-222
1806-3993
10.20949/RHHJ
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287620091904