O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779 |
Resumo: | O artigo analisa quais saberes são mobilizadosnas disciplinas obrigatórias voltadas,especificamente, ao Ensino deHistória, em 27 Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs), por meio de 83 componentescurriculares. Como metodologia,recorreu-se aos procedimentos quantitativospelos quais se catalogou quantase quais disciplinas compõem a amostra,sua carga horária e sua distribuição nosarranjos curriculares. Em seguida, procedicom a análise qualitativa, problematizandoquais saberes são indicadosnas disciplinas. Pela análise, percebe-seque, mesmo existindo uma variedade deformas, sentidos e saberes acerca do ensinode História, esse é apresentado,fundamentalmente, como sendo uma“questão de metodologia”. |
id |
ANPUH-2_f85cb27bd2c4cc231dac14d035ebb955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/779 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafiosO artigo analisa quais saberes são mobilizadosnas disciplinas obrigatórias voltadas,especificamente, ao Ensino deHistória, em 27 Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs), por meio de 83 componentescurriculares. Como metodologia,recorreu-se aos procedimentos quantitativospelos quais se catalogou quantase quais disciplinas compõem a amostra,sua carga horária e sua distribuição nosarranjos curriculares. Em seguida, procedicom a análise qualitativa, problematizandoquais saberes são indicadosnas disciplinas. Pela análise, percebe-seque, mesmo existindo uma variedade deformas, sentidos e saberes acerca do ensinode História, esse é apresentado,fundamentalmente, como sendo uma“questão de metodologia”.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCavalcanti, Erinaldo2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77910.20949/rhhj.v11i22.779Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 247-2721806-399310.20949/rhhj.v11i22reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779/455Direitos autorais 2022 Erinaldo Cavalcantihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T12:10:55Zoai:rhhj.anpuh.org:article/779Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-05-03T12:10:55Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios |
title |
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios |
spellingShingle |
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios Cavalcanti, Erinaldo |
title_short |
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios |
title_full |
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios |
title_fullStr |
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios |
title_full_unstemmed |
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios |
title_sort |
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios |
author |
Cavalcanti, Erinaldo |
author_facet |
Cavalcanti, Erinaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Erinaldo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo analisa quais saberes são mobilizadosnas disciplinas obrigatórias voltadas,especificamente, ao Ensino deHistória, em 27 Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs), por meio de 83 componentescurriculares. Como metodologia,recorreu-se aos procedimentos quantitativospelos quais se catalogou quantase quais disciplinas compõem a amostra,sua carga horária e sua distribuição nosarranjos curriculares. Em seguida, procedicom a análise qualitativa, problematizandoquais saberes são indicadosnas disciplinas. Pela análise, percebe-seque, mesmo existindo uma variedade deformas, sentidos e saberes acerca do ensinode História, esse é apresentado,fundamentalmente, como sendo uma“questão de metodologia”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779 10.20949/rhhj.v11i22.779 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v11i22.779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779/455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Erinaldo Cavalcanti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Erinaldo Cavalcanti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 247-272 1806-3993 10.20949/rhhj.v11i22 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288593170432 |