O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Erinaldo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779
Resumo: O artigo analisa quais saberes são mobilizadosnas disciplinas obrigatórias voltadas,especificamente, ao Ensino deHistória, em 27 Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs), por meio de 83 componentescurriculares. Como metodologia,recorreu-se aos procedimentos quantitativospelos quais se catalogou quantase quais disciplinas compõem a amostra,sua carga horária e sua distribuição nosarranjos curriculares. Em seguida, procedicom a análise qualitativa, problematizandoquais saberes são indicadosnas disciplinas. Pela análise, percebe-seque, mesmo existindo uma variedade deformas, sentidos e saberes acerca do ensinode História, esse é apresentado,fundamentalmente, como sendo uma“questão de metodologia”.
id ANPUH-2_f85cb27bd2c4cc231dac14d035ebb955
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/779
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafiosO artigo analisa quais saberes são mobilizadosnas disciplinas obrigatórias voltadas,especificamente, ao Ensino deHistória, em 27 Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs), por meio de 83 componentescurriculares. Como metodologia,recorreu-se aos procedimentos quantitativospelos quais se catalogou quantase quais disciplinas compõem a amostra,sua carga horária e sua distribuição nosarranjos curriculares. Em seguida, procedicom a análise qualitativa, problematizandoquais saberes são indicadosnas disciplinas. Pela análise, percebe-seque, mesmo existindo uma variedade deformas, sentidos e saberes acerca do ensinode História, esse é apresentado,fundamentalmente, como sendo uma“questão de metodologia”.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCavalcanti, Erinaldo2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/77910.20949/rhhj.v11i22.779Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 247-2721806-399310.20949/rhhj.v11i22reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779/455Direitos autorais 2022 Erinaldo Cavalcantihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T12:10:55Zoai:rhhj.anpuh.org:article/779Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-05-03T12:10:55Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
title O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
spellingShingle O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
Cavalcanti, Erinaldo
title_short O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
title_full O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
title_fullStr O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
title_full_unstemmed O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
title_sort O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
author Cavalcanti, Erinaldo
author_facet Cavalcanti, Erinaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Erinaldo
dc.subject.none.fl_str_mv
description O artigo analisa quais saberes são mobilizadosnas disciplinas obrigatórias voltadas,especificamente, ao Ensino deHistória, em 27 Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs), por meio de 83 componentescurriculares. Como metodologia,recorreu-se aos procedimentos quantitativospelos quais se catalogou quantase quais disciplinas compõem a amostra,sua carga horária e sua distribuição nosarranjos curriculares. Em seguida, procedicom a análise qualitativa, problematizandoquais saberes são indicadosnas disciplinas. Pela análise, percebe-seque, mesmo existindo uma variedade deformas, sentidos e saberes acerca do ensinode História, esse é apresentado,fundamentalmente, como sendo uma“questão de metodologia”.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779
10.20949/rhhj.v11i22.779
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v11i22.779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/779/455
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Erinaldo Cavalcanti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Erinaldo Cavalcanti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 247-272
1806-3993
10.20949/rhhj.v11i22
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288593170432