Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Carvalho,Carlos Henrique de |
Data de Publicação: |
2016 |
Outros Autores: |
Gonçalves Neto,Wenceslau,
Carvalho,Luciana Beatriz de Oliveira Bar de |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
História da Educação |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200255
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Resumo: |
Resumo Neste artigo se analisam as estratégias mobilizadas pelos reformadores educacionais mineiros entre 1906 a 1930, sobre a reorganização da instrução pública promovida no Estado de Minas Gerais. Neste sentido, o objetivo do texto é acompanhar as iniciativas para se implantar, no âmbito do arcabouço legal, as medidas administrativas, tendo em vista a formação dos professores, buscando compreender como as discussões evoluíram ao longo do período demarcado. As fontes que subsidiaram a análise foram as mensagens dos presidentes do Estado, a legislação educacional e os textos publicados pela Revista do Ensino a partir de 1925. Desta forma, analisamos as principais propostas de mudanças administrativas para a formação dos professores, que compunham o projeto modernizador à mineira. |