No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazza, Samuel Nogueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19176
Resumo: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
id UFU_000b477a988c40f4143ae6e21e9ed0f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19176
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?Dança contemporâenaHistoria de GoiásProjeto modernizadorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Nesse trabalho temos como objetivo central a compreensão contextual do registro fílmico do Espetáculo No Singular (2012) da Quasar Cia. de Dança. Assim, iniciamos o levantamento de materiais, principalmente áudio visual, para realização da pesquisa. Juntamente com esse material, fui orientado a iniciar as leituras sobre história da dança e de quem já tivesse percorrido caminhos próximos ao meu. O primeiro trabalho que tive contato foi a dissertação de mestrado de Daniela de Sousa Reis, Representações de Brasilidade nos Trabalhos do Grupo Corpo: (Des)construção da Obra Coreográfica 21 (2005). A partir desse trabalho, comecei a delinear, mais ou menos, meu ambiente de pesquisa, agora consciente que esse tipo de estudo faz parte do que chamamos História Cultural. Comecei então a leitura de obras de autores que faziam parte dessa linha de pesquisa, principalmente Roger Chartier, através do livro A História Cultural: Entre Práticas e Representações (2002). Através do trabalho de Daniela Reis, também tive contato com Michel de Certeau. Em A Escrita da história (1982), Certeau alerta para a necessidade da diversificação de fontes em trabalhos historiográficos, o que logo foi possível articular com a leitura de Canibalismo dos Fracos: Cinema e História do Brasil (2002), de Alcides Freire Ramos, e Vianinha: um Dramaturgo no Coração de seu Tempo (1999), de Rosangela Patriota. Tanto Ramos quanto Patriota nos fornece uma metodologia de pesquisa ao enfrentarmos documentos produzidos sobre a obra que estamos estudando. Nesse sentido, é possível perceber que reportagens de jornais e crítica especializada podem funcionar como artigos que auxiliam a recepção por parte do público e, ao mesmo tempo, são capazes de criar significados sobre determinada obra. Ambos os historiadores têm como fundamentação o teórico Roland Barthes. Barthes em seu ensaio O Que é a Crítica (2007), estabelece alguns fundamentes que definem o ofício da crítica, e, a partir de então, foi possível identificar a diferença entre um texto crítico e uma reportagem de divulgação, bem como a possibilidade de ambos terem projetos políticos e artísticos não explicitamente declarados que devem ser identificados pelo pesquisador. Não obstante essas questões teóricas, tínhamos em mente, também, outro problema. Sabíamos que não estávamos lidando com a obra encenada, mas sim com o registro fílmico de sua apresentação e, portanto, precisaríamos de algumas ferramentas para estabelecer as particularidades desse objeto. Walter Benjamin foi o primeiro teórico que tivemos contato, pois, em A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica (1936), nos é apontado algumas mudanças nas relações do homem com a arte, a partir do desenvolvimento técnico de aparelhos capazes de reproduzir a arte. Também nos concentramos no texto de Ciro Flamarion Cardoso e Ana Maria Mauad, “História e Imagem: os Exemplos da Fotografia e do Cinema” (1997), que explicita as diversas possibilidades de interação entre as imagens e a própria linguagem fílmica no cinema. Por fim, nos detivemos em uma breve discussão sobre o conceito de dança contemporânea tão caro ao campo teórico da dança. Nesse sentido, mobilizamos opiniões diversas sobre o conceito que consta nas obras escritas por Antônio José Faro, Hannelore Falbusch e Claudia Goés Muller.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaRamos, Alcides FreireReis, Daniela de SousaRamos, Rosangela PatriotaMazza, Samuel Nogueira2017-07-18T13:52:35Z2017-07-18T13:52:35Z2017-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação: MAZZA, Samuel Nogueira. No Singular (2012): Dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-05-09T14:03:07Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19176Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-05-09T14:03:07Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?
title No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?
spellingShingle No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?
Mazza, Samuel Nogueira
Dança contemporâena
Historia de Goiás
Projeto modernizador
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?
title_full No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?
title_fullStr No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?
title_full_unstemmed No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?
title_sort No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?
author Mazza, Samuel Nogueira
author_facet Mazza, Samuel Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Alcides Freire
Reis, Daniela de Sousa
Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazza, Samuel Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Dança contemporâena
Historia de Goiás
Projeto modernizador
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Dança contemporâena
Historia de Goiás
Projeto modernizador
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18T13:52:35Z
2017-07-18T13:52:35Z
2017-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação: MAZZA, Samuel Nogueira. No Singular (2012): Dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19176
identifier_str_mv Citação: MAZZA, Samuel Nogueira. No Singular (2012): Dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711601909366784