No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19176 |
Resumo: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
id |
UFU_000b477a988c40f4143ae6e21e9ed0f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/19176 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador?Dança contemporâenaHistoria de GoiásProjeto modernizadorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Nesse trabalho temos como objetivo central a compreensão contextual do registro fílmico do Espetáculo No Singular (2012) da Quasar Cia. de Dança. Assim, iniciamos o levantamento de materiais, principalmente áudio visual, para realização da pesquisa. Juntamente com esse material, fui orientado a iniciar as leituras sobre história da dança e de quem já tivesse percorrido caminhos próximos ao meu. O primeiro trabalho que tive contato foi a dissertação de mestrado de Daniela de Sousa Reis, Representações de Brasilidade nos Trabalhos do Grupo Corpo: (Des)construção da Obra Coreográfica 21 (2005). A partir desse trabalho, comecei a delinear, mais ou menos, meu ambiente de pesquisa, agora consciente que esse tipo de estudo faz parte do que chamamos História Cultural. Comecei então a leitura de obras de autores que faziam parte dessa linha de pesquisa, principalmente Roger Chartier, através do livro A História Cultural: Entre Práticas e Representações (2002). Através do trabalho de Daniela Reis, também tive contato com Michel de Certeau. Em A Escrita da história (1982), Certeau alerta para a necessidade da diversificação de fontes em trabalhos historiográficos, o que logo foi possível articular com a leitura de Canibalismo dos Fracos: Cinema e História do Brasil (2002), de Alcides Freire Ramos, e Vianinha: um Dramaturgo no Coração de seu Tempo (1999), de Rosangela Patriota. Tanto Ramos quanto Patriota nos fornece uma metodologia de pesquisa ao enfrentarmos documentos produzidos sobre a obra que estamos estudando. Nesse sentido, é possível perceber que reportagens de jornais e crítica especializada podem funcionar como artigos que auxiliam a recepção por parte do público e, ao mesmo tempo, são capazes de criar significados sobre determinada obra. Ambos os historiadores têm como fundamentação o teórico Roland Barthes. Barthes em seu ensaio O Que é a Crítica (2007), estabelece alguns fundamentes que definem o ofício da crítica, e, a partir de então, foi possível identificar a diferença entre um texto crítico e uma reportagem de divulgação, bem como a possibilidade de ambos terem projetos políticos e artísticos não explicitamente declarados que devem ser identificados pelo pesquisador. Não obstante essas questões teóricas, tínhamos em mente, também, outro problema. Sabíamos que não estávamos lidando com a obra encenada, mas sim com o registro fílmico de sua apresentação e, portanto, precisaríamos de algumas ferramentas para estabelecer as particularidades desse objeto. Walter Benjamin foi o primeiro teórico que tivemos contato, pois, em A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica (1936), nos é apontado algumas mudanças nas relações do homem com a arte, a partir do desenvolvimento técnico de aparelhos capazes de reproduzir a arte. Também nos concentramos no texto de Ciro Flamarion Cardoso e Ana Maria Mauad, “História e Imagem: os Exemplos da Fotografia e do Cinema” (1997), que explicita as diversas possibilidades de interação entre as imagens e a própria linguagem fílmica no cinema. Por fim, nos detivemos em uma breve discussão sobre o conceito de dança contemporânea tão caro ao campo teórico da dança. Nesse sentido, mobilizamos opiniões diversas sobre o conceito que consta nas obras escritas por Antônio José Faro, Hannelore Falbusch e Claudia Goés Muller.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaRamos, Alcides FreireReis, Daniela de SousaRamos, Rosangela PatriotaMazza, Samuel Nogueira2017-07-18T13:52:35Z2017-07-18T13:52:35Z2017-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação: MAZZA, Samuel Nogueira. No Singular (2012): Dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-05-09T14:03:07Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19176Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-05-09T14:03:07Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? |
title |
No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? |
spellingShingle |
No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? Mazza, Samuel Nogueira Dança contemporâena Historia de Goiás Projeto modernizador CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? |
title_full |
No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? |
title_fullStr |
No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? |
title_full_unstemmed |
No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? |
title_sort |
No Singular (2012): dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? |
author |
Mazza, Samuel Nogueira |
author_facet |
Mazza, Samuel Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Alcides Freire Reis, Daniela de Sousa Ramos, Rosangela Patriota |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazza, Samuel Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança contemporâena Historia de Goiás Projeto modernizador CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Dança contemporâena Historia de Goiás Projeto modernizador CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-18T13:52:35Z 2017-07-18T13:52:35Z 2017-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação: MAZZA, Samuel Nogueira. No Singular (2012): Dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19176 |
identifier_str_mv |
Citação: MAZZA, Samuel Nogueira. No Singular (2012): Dança contemporânea ou ferramenta de um projeto modernizador? 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711601909366784 |