Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100448 |
Resumo: | Resumo Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério. |
id |
ANPUH-RS-1_4695a14e5702ee274ea6d1492d8b119e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592019000100448 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)manuais pedagógicospedagogiaensinarResumo Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100448História da Educação v.23 2019reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/93223info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Vivian Batista daCatani,Denice Barbarapor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592019000100448Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2019-11-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909) |
title |
Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909) |
spellingShingle |
Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909) Silva,Vivian Batista da manuais pedagógicos pedagogia ensinar |
title_short |
Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909) |
title_full |
Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909) |
title_fullStr |
Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909) |
title_full_unstemmed |
Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909) |
title_sort |
Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909) |
author |
Silva,Vivian Batista da |
author_facet |
Silva,Vivian Batista da Catani,Denice Barbara |
author_role |
author |
author2 |
Catani,Denice Barbara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Vivian Batista da Catani,Denice Barbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
manuais pedagógicos pedagogia ensinar |
topic |
manuais pedagógicos pedagogia ensinar |
description |
Resumo Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100448 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/93223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.23 2019 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209092687101952 |