DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100421 |
Resumo: | Resumo O artigo focaliza a criação e os momentos iniciais do Minas Instituto de Tecnologia (MIT) em Governador Valadares (MG), no contexto da expansão do ensino superior privado brasileiro, no final dos anos 1960. O texto apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi construir uma história do curso de licenciatura em Matemática do MIT. A metodologia da História Oral foi usada para a realização de 16 entrevistas com antigos professores e estudantes da instituição. Foram também consultados pareceres do Conselho Federal de Educação, jornais, históricos escolares e outros documentos institucionais do MIT. Os cursos de licenciatura em Ciências Exatas, implantados para aproveitar professores e instalações dos cursos de Engenharia, bem como para gerar recursos financeiros, desempenharam papel coadjuvante no cenário modernizador e desenvolvimentista do Brasil sob o regime militar. |
id |
ANPUH-RS-1_6ebfc39f1a01f5816cf3a3e1a9f64d5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592021000100421 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORESdesenvolvimentomodernizaçãoregime militarensino superiorhistória oralResumo O artigo focaliza a criação e os momentos iniciais do Minas Instituto de Tecnologia (MIT) em Governador Valadares (MG), no contexto da expansão do ensino superior privado brasileiro, no final dos anos 1960. O texto apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi construir uma história do curso de licenciatura em Matemática do MIT. A metodologia da História Oral foi usada para a realização de 16 entrevistas com antigos professores e estudantes da instituição. Foram também consultados pareceres do Conselho Federal de Educação, jornais, históricos escolares e outros documentos institucionais do MIT. Os cursos de licenciatura em Ciências Exatas, implantados para aproveitar professores e instalações dos cursos de Engenharia, bem como para gerar recursos financeiros, desempenharam papel coadjuvante no cenário modernizador e desenvolvimentista do Brasil sob o regime militar.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100421História da Educação v.25 2021reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/107098info:eu-repo/semantics/openAccessRoque,Ana Catarina CantoniGomes,Maria Laura Magalhãespor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592021000100421Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2021-12-01T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Roque,Ana Catarina Cantoni desenvolvimento modernização regime militar ensino superior história oral |
title_short |
DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Roque,Ana Catarina Cantoni |
author_facet |
Roque,Ana Catarina Cantoni Gomes,Maria Laura Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Maria Laura Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roque,Ana Catarina Cantoni Gomes,Maria Laura Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento modernização regime militar ensino superior história oral |
topic |
desenvolvimento modernização regime militar ensino superior história oral |
description |
Resumo O artigo focaliza a criação e os momentos iniciais do Minas Instituto de Tecnologia (MIT) em Governador Valadares (MG), no contexto da expansão do ensino superior privado brasileiro, no final dos anos 1960. O texto apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi construir uma história do curso de licenciatura em Matemática do MIT. A metodologia da História Oral foi usada para a realização de 16 entrevistas com antigos professores e estudantes da instituição. Foram também consultados pareceres do Conselho Federal de Educação, jornais, históricos escolares e outros documentos institucionais do MIT. Os cursos de licenciatura em Ciências Exatas, implantados para aproveitar professores e instalações dos cursos de Engenharia, bem como para gerar recursos financeiros, desempenharam papel coadjuvante no cenário modernizador e desenvolvimentista do Brasil sob o regime militar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100421 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/107098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.25 2021 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209092896817152 |