A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Maria das Graças
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100075
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar, em uma perspectiva sócio-histórica, a constituição do sistema de educação superior nos Estados Unidos, no período entre o final do século 19 e início do século 20. Apoiado em revisão de literatura e consulta a outros documentos, conclui que a universidade é uma instituição tardia naquele país e assim como o seu sistema de educação superior, consolidado no período, está intrinsecamente marcada pelos padrões intelectuais e morais tornados então hegemônicos e que lhe imprimiram características até então exclusivas do mundo produtivo.
id ANPUH-RS-1_7ba617ff93f2f23e4953d887d1d07548
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592016000100075
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELOeducação superior norte-americanauniversidade norte-americanaeducação superior e hegemoniaeducação superior e americanismoEste texto tem como objetivo analisar, em uma perspectiva sócio-histórica, a constituição do sistema de educação superior nos Estados Unidos, no período entre o final do século 19 e início do século 20. Apoiado em revisão de literatura e consulta a outros documentos, conclui que a universidade é uma instituição tardia naquele país e assim como o seu sistema de educação superior, consolidado no período, está intrinsecamente marcada pelos padrões intelectuais e morais tornados então hegemônicos e que lhe imprimiram características até então exclusivas do mundo produtivo.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100075História da Educação v.20 n.48 2016reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/56594info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Maria das Graçaspor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592016000100075Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2016-03-04T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO
title A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO
spellingShingle A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO
Ribeiro,Maria das Graças
educação superior norte-americana
universidade norte-americana
educação superior e hegemonia
educação superior e americanismo
title_short A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO
title_full A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO
title_fullStr A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO
title_sort A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO
author Ribeiro,Maria das Graças
author_facet Ribeiro,Maria das Graças
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Maria das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv educação superior norte-americana
universidade norte-americana
educação superior e hegemonia
educação superior e americanismo
topic educação superior norte-americana
universidade norte-americana
educação superior e hegemonia
educação superior e americanismo
description Este texto tem como objetivo analisar, em uma perspectiva sócio-histórica, a constituição do sistema de educação superior nos Estados Unidos, no período entre o final do século 19 e início do século 20. Apoiado em revisão de literatura e consulta a outros documentos, conclui que a universidade é uma instituição tardia naquele país e assim como o seu sistema de educação superior, consolidado no período, está intrinsecamente marcada pelos padrões intelectuais e morais tornados então hegemônicos e que lhe imprimiram características até então exclusivas do mundo produtivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100075
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/56594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.20 n.48 2016
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091823075328