A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000200225 |
Resumo: | Resumo Até 1945, as escolas japonesas foram criadas pela comunidade nikkei no Brasil com o intuito de preservarem a língua, a cultura e, principalmente, a moral japonesa. Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, produzidos no Japão durante o período ultranacionalista (final do século XIX a meados do século XX), foram importados e adotados por essas escolas. Este estudo tem o objetivo de analisar a releitura que os imigrantes japoneses e seus descendentes deram ao conteúdo ideológico desses livros didáticos e os reflexos dessa educação nas gerações mais novas. |
id |
ANPUH-RS-1_8081450f81cf624297a0b779baad2937 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592018000200225 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROSeducação ultranacionalista japonesalivros didáticosimigração japonesa no Brasilpensamento dos nipo-brasileirosResumo Até 1945, as escolas japonesas foram criadas pela comunidade nikkei no Brasil com o intuito de preservarem a língua, a cultura e, principalmente, a moral japonesa. Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, produzidos no Japão durante o período ultranacionalista (final do século XIX a meados do século XX), foram importados e adotados por essas escolas. Este estudo tem o objetivo de analisar a releitura que os imigrantes japoneses e seus descendentes deram ao conteúdo ideológico desses livros didáticos e os reflexos dessa educação nas gerações mais novas.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000200225História da Educação v.22 n.55 2018reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/80207info:eu-repo/semantics/openAccessOkamoto,Monica Setuyopor2018-08-21T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592018000200225Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2018-08-21T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS |
title |
A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS Okamoto,Monica Setuyo educação ultranacionalista japonesa livros didáticos imigração japonesa no Brasil pensamento dos nipo-brasileiros |
title_short |
A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS |
title_full |
A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS |
title_sort |
A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS |
author |
Okamoto,Monica Setuyo |
author_facet |
Okamoto,Monica Setuyo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Okamoto,Monica Setuyo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ultranacionalista japonesa livros didáticos imigração japonesa no Brasil pensamento dos nipo-brasileiros |
topic |
educação ultranacionalista japonesa livros didáticos imigração japonesa no Brasil pensamento dos nipo-brasileiros |
description |
Resumo Até 1945, as escolas japonesas foram criadas pela comunidade nikkei no Brasil com o intuito de preservarem a língua, a cultura e, principalmente, a moral japonesa. Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, produzidos no Japão durante o período ultranacionalista (final do século XIX a meados do século XX), foram importados e adotados por essas escolas. Este estudo tem o objetivo de analisar a releitura que os imigrantes japoneses e seus descendentes deram ao conteúdo ideológico desses livros didáticos e os reflexos dessa educação nas gerações mais novas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000200225 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000200225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/80207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.22 n.55 2018 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209092353654784 |