O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapa,Dayse Araujo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amorim,Simone Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100408
Resumo: Resumo Este artigo desvela aspectos da história da educação e os inter-relaciona com a cidade, suas tramas e estratégias de circulação e ocupação do espaço urbano para, a partir dessas linhas, perceber a cidade e seus condicionantes que se entreteceram na estruturação e institucionalização da escola pública primária, na modalidade Grupo Escolar. A transformação gerada, para poucos, pela construção e inauguração dessas instituições em Aracaju, com seus exuberantes edifícios ecléticos, em contraste com muitas ruas de terra batida e moradias de casas simples, é a face mais visível para criar a identidade dessa escola idealizada pela República.
id ANPUH-RS-1_8300de6c4aea74fe45f76da5f2086373
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592020000100408
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)história da educaçãorepresentação coletivanormatizaçãoResumo Este artigo desvela aspectos da história da educação e os inter-relaciona com a cidade, suas tramas e estratégias de circulação e ocupação do espaço urbano para, a partir dessas linhas, perceber a cidade e seus condicionantes que se entreteceram na estruturação e institucionalização da escola pública primária, na modalidade Grupo Escolar. A transformação gerada, para poucos, pela construção e inauguração dessas instituições em Aracaju, com seus exuberantes edifícios ecléticos, em contraste com muitas ruas de terra batida e moradias de casas simples, é a face mais visível para criar a identidade dessa escola idealizada pela República.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100408História da Educação v.24 2020reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/93420info:eu-repo/semantics/openAccessLapa,Dayse AraujoAmorim,Simone Silveirapor2020-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592020000100408Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2020-04-07T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)
title O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)
spellingShingle O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)
Lapa,Dayse Araujo
história da educação
representação coletiva
normatização
title_short O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)
title_full O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)
title_fullStr O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)
title_full_unstemmed O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)
title_sort O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925)
author Lapa,Dayse Araujo
author_facet Lapa,Dayse Araujo
Amorim,Simone Silveira
author_role author
author2 Amorim,Simone Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lapa,Dayse Araujo
Amorim,Simone Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação
representação coletiva
normatização
topic história da educação
representação coletiva
normatização
description Resumo Este artigo desvela aspectos da história da educação e os inter-relaciona com a cidade, suas tramas e estratégias de circulação e ocupação do espaço urbano para, a partir dessas linhas, perceber a cidade e seus condicionantes que se entreteceram na estruturação e institucionalização da escola pública primária, na modalidade Grupo Escolar. A transformação gerada, para poucos, pela construção e inauguração dessas instituições em Aracaju, com seus exuberantes edifícios ecléticos, em contraste com muitas ruas de terra batida e moradias de casas simples, é a face mais visível para criar a identidade dessa escola idealizada pela República.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100408
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/93420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.24 2020
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209092701782016