Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krop,Jérôme
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000200041
Resumo: O estudo dos usos da repetência no ensino primário francês no século 19 revela até que ponto esta era utilizada para facilitar a aprendizagem dos melhores alunos. Permitindo distinguir a elite escolar destinada ao êxito nos exames que certificavam os estudos primários, a seleção em cada etapa do percurso leva a relegar as crianças com dificuldades às series iniciais, onde é maior o número de alunos inscritos, junto aos jovens ingressantes. Esta situação não ocorre sem efeitos sobre as desigualdades educacionais, mesmo se estas são atenuadas pelo esforço de modernização empreendido pelos republicanos a partir dos anos 1880. Persistem, contudo, sob diferentes formas na história do sistema escolar francês.
id ANPUH-RS-1_959ed4d9e18f100c7ded2076f6091267
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592015000200041
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20repetência escolarFrançadesigualdadeO estudo dos usos da repetência no ensino primário francês no século 19 revela até que ponto esta era utilizada para facilitar a aprendizagem dos melhores alunos. Permitindo distinguir a elite escolar destinada ao êxito nos exames que certificavam os estudos primários, a seleção em cada etapa do percurso leva a relegar as crianças com dificuldades às series iniciais, onde é maior o número de alunos inscritos, junto aos jovens ingressantes. Esta situação não ocorre sem efeitos sobre as desigualdades educacionais, mesmo se estas são atenuadas pelo esforço de modernização empreendido pelos republicanos a partir dos anos 1880. Persistem, contudo, sob diferentes formas na história do sistema escolar francês.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000200041História da Educação v.19 n.46 2015reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/509271info:eu-repo/semantics/openAccessKrop,Jérômepor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592015000200041Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2015-11-24T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20
title Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20
spellingShingle Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20
Krop,Jérôme
repetência escolar
França
desigualdade
title_short Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20
title_full Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20
title_fullStr Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20
title_full_unstemmed Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20
title_sort Meritocracia e os usos da repetência na escola primária pública francesa de 1850 ao início do século 20
author Krop,Jérôme
author_facet Krop,Jérôme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krop,Jérôme
dc.subject.por.fl_str_mv repetência escolar
França
desigualdade
topic repetência escolar
França
desigualdade
description O estudo dos usos da repetência no ensino primário francês no século 19 revela até que ponto esta era utilizada para facilitar a aprendizagem dos melhores alunos. Permitindo distinguir a elite escolar destinada ao êxito nos exames que certificavam os estudos primários, a seleção em cada etapa do percurso leva a relegar as crianças com dificuldades às series iniciais, onde é maior o número de alunos inscritos, junto aos jovens ingressantes. Esta situação não ocorre sem efeitos sobre as desigualdades educacionais, mesmo se estas são atenuadas pelo esforço de modernização empreendido pelos republicanos a partir dos anos 1880. Persistem, contudo, sob diferentes formas na história do sistema escolar francês.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000200041
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000200041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/509271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.19 n.46 2015
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091514793984