Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral,Giana Lange do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000200007
Resumo: O presente texto trata do uso de jornais estudantis como fonte para estudos em História da Educação, bem como da importância da leitura de jornais escolares. Privilegia-se a análise de dois jornais de escolas de ensino secundário católico e laico de Pelotas/RS: o Ecos Gonzagueanos e o Estudante. Nas investigações que abordam as práticas culturais, seus sujeitos e sua produção, os jornais estudantis são considerados elementos potenciais para a apreensão das práticas, dos discursos e do cotidiano escolar. É possível observar valores, costumes e interesses que balizavam as relações dos jovens estudantes, bem como os reflexos das apropriações feitas a partir da cultura escolar da instituição a qual estavam ligados.
id ANPUH-RS-1_98062d6272c102fa237a3cc72d533a5b
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592013000200007
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)jornais estudantisfontes históricasensino secundárioensino laico e católicoO presente texto trata do uso de jornais estudantis como fonte para estudos em História da Educação, bem como da importância da leitura de jornais escolares. Privilegia-se a análise de dois jornais de escolas de ensino secundário católico e laico de Pelotas/RS: o Ecos Gonzagueanos e o Estudante. Nas investigações que abordam as práticas culturais, seus sujeitos e sua produção, os jornais estudantis são considerados elementos potenciais para a apreensão das práticas, dos discursos e do cotidiano escolar. É possível observar valores, costumes e interesses que balizavam as relações dos jovens estudantes, bem como os reflexos das apropriações feitas a partir da cultura escolar da instituição a qual estavam ligados.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000200007História da Educação v.17 n.40 2013reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/S2236-34592013000200007info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral,Giana Lange dopor2015-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592013000200007Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2015-04-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)
title Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)
spellingShingle Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)
Amaral,Giana Lange do
jornais estudantis
fontes históricas
ensino secundário
ensino laico e católico
title_short Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)
title_full Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)
title_fullStr Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)
title_full_unstemmed Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)
title_sort Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960)
author Amaral,Giana Lange do
author_facet Amaral,Giana Lange do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral,Giana Lange do
dc.subject.por.fl_str_mv jornais estudantis
fontes históricas
ensino secundário
ensino laico e católico
topic jornais estudantis
fontes históricas
ensino secundário
ensino laico e católico
description O presente texto trata do uso de jornais estudantis como fonte para estudos em História da Educação, bem como da importância da leitura de jornais escolares. Privilegia-se a análise de dois jornais de escolas de ensino secundário católico e laico de Pelotas/RS: o Ecos Gonzagueanos e o Estudante. Nas investigações que abordam as práticas culturais, seus sujeitos e sua produção, os jornais estudantis são considerados elementos potenciais para a apreensão das práticas, dos discursos e do cotidiano escolar. É possível observar valores, costumes e interesses que balizavam as relações dos jovens estudantes, bem como os reflexos das apropriações feitas a partir da cultura escolar da instituição a qual estavam ligados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2236-34592013000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.17 n.40 2013
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091437199360