O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100416 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo, lastreado por algumas noções teóricas legadas por Michel Foucault, devota-se a descrever e analisar a emergência de uma nova ordem socioeducativa em Portugal após o terremoto de 1775, responsável pela reconfiguração do nexo poder-saber-verdade que havia pautado os modos de existência até então. A argumentação mobiliza um conjunto de documentos da época, por meio dos quais é possível testemunhar a constituição de uma nova arte de governar apoiada em estratégias educativas dos viventes. Assim, a ideia de população desponta como elemento central de um tipo de governamento operado pela propagação de uma racionalidade de base científica com propósitos educativos. |
id |
ANPUH-RS-1_a46ab470cc908fde8b616f3190baa9e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592019000100416 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVAterremoto de 1755populaçãogovernamentoeducaçãoRESUMO O presente artigo, lastreado por algumas noções teóricas legadas por Michel Foucault, devota-se a descrever e analisar a emergência de uma nova ordem socioeducativa em Portugal após o terremoto de 1775, responsável pela reconfiguração do nexo poder-saber-verdade que havia pautado os modos de existência até então. A argumentação mobiliza um conjunto de documentos da época, por meio dos quais é possível testemunhar a constituição de uma nova arte de governar apoiada em estratégias educativas dos viventes. Assim, a ideia de população desponta como elemento central de um tipo de governamento operado pela propagação de uma racionalidade de base científica com propósitos educativos.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100416História da Educação v.23 2019reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/85688info:eu-repo/semantics/openAccessVal,Gisela Maria doAquino,Julio Groppapor2019-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592019000100416Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2019-03-25T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA |
title |
O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA |
spellingShingle |
O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA Val,Gisela Maria do terremoto de 1755 população governamento educação |
title_short |
O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA |
title_full |
O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA |
title_fullStr |
O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA |
title_full_unstemmed |
O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA |
title_sort |
O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA |
author |
Val,Gisela Maria do |
author_facet |
Val,Gisela Maria do Aquino,Julio Groppa |
author_role |
author |
author2 |
Aquino,Julio Groppa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Val,Gisela Maria do Aquino,Julio Groppa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
terremoto de 1755 população governamento educação |
topic |
terremoto de 1755 população governamento educação |
description |
RESUMO O presente artigo, lastreado por algumas noções teóricas legadas por Michel Foucault, devota-se a descrever e analisar a emergência de uma nova ordem socioeducativa em Portugal após o terremoto de 1775, responsável pela reconfiguração do nexo poder-saber-verdade que havia pautado os modos de existência até então. A argumentação mobiliza um conjunto de documentos da época, por meio dos quais é possível testemunhar a constituição de uma nova arte de governar apoiada em estratégias educativas dos viventes. Assim, a ideia de população desponta como elemento central de um tipo de governamento operado pela propagação de uma racionalidade de base científica com propósitos educativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100416 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/85688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.23 2019 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209092408180736 |