O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios,Diogo Franco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira,Marcos Villela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100413
Resumo: Resumo Alinhados à História Cultural, pautamos a inclusão das memórias dos ex-alunos na História da Educação e a importância dos discursos de grupos menos valorizados, atribuindo-lhes uma centralidade nem sempre conferida pela memória oficial. Singulares, permitem esclarecer questões que as fontes prioritariamente usadas não permitem. Problematizamos o lugar dos infames na historiografia educacional brasileira revisando o debate que cristaliza versões gerais em contraposição a versões particulares.
id ANPUH-RS-1_e9c994d459b65b63d47065311c8908a1
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592021000100413
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOhistória da educaçãohistória oralmemóriaex-alunosinfamesResumo Alinhados à História Cultural, pautamos a inclusão das memórias dos ex-alunos na História da Educação e a importância dos discursos de grupos menos valorizados, atribuindo-lhes uma centralidade nem sempre conferida pela memória oficial. Singulares, permitem esclarecer questões que as fontes prioritariamente usadas não permitem. Problematizamos o lugar dos infames na historiografia educacional brasileira revisando o debate que cristaliza versões gerais em contraposição a versões particulares.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100413História da Educação v.25 2021reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/104118info:eu-repo/semantics/openAccessRios,Diogo FrancoPereira,Marcos Villelapor2021-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592021000100413Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2021-10-27T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
spellingShingle O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Rios,Diogo Franco
história da educação
história oral
memória
ex-alunos
infames
title_short O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_full O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_fullStr O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_sort O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
author Rios,Diogo Franco
author_facet Rios,Diogo Franco
Pereira,Marcos Villela
author_role author
author2 Pereira,Marcos Villela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios,Diogo Franco
Pereira,Marcos Villela
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação
história oral
memória
ex-alunos
infames
topic história da educação
história oral
memória
ex-alunos
infames
description Resumo Alinhados à História Cultural, pautamos a inclusão das memórias dos ex-alunos na História da Educação e a importância dos discursos de grupos menos valorizados, atribuindo-lhes uma centralidade nem sempre conferida pela memória oficial. Singulares, permitem esclarecer questões que as fontes prioritariamente usadas não permitem. Problematizamos o lugar dos infames na historiografia educacional brasileira revisando o debate que cristaliza versões gerais em contraposição a versões particulares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100413
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/104118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.25 2021
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209092760502272