Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
Texto Completo: | https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787 |
Resumo: | Este artigo critica o planejamento urbano e a produção do território fundados no incentivo aos processos de espetacularização, patrimonialização, cenarização e museificação do território, que costumam destituir os Valores do patrimônio do circuito da vida pública ao valorizarem os bens patrimoniais e as atividades culturais por matizes e objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, o city marketing elege e cristaliza os ícones territoriais, banalizando-os através de propagandas massivas. Esses fatores se verificam por meio de diversas consequências, como a redução das relações afetivas entre habitantes e seus entornos e o esvaziamento dos valores simbólicos e afetivos dos lugares. Trata-se de atacar os grandes projetos, os grandes eventos e o turismo predatório, atrelados à hegemonia do capital econômico, e de defender o potencial do ambiente no desempenho de papéis fundamentais à participação social efetiva na produção, na manutenção e no desfrute dos benefícios do patrimônio, do território e de suas territorialidades. |
id |
ANPUR-1_450bd79fca57d3d30ef62e55207bdab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4787 |
network_acronym_str |
ANPUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbanapatrimônioícones territoriaiscity marketingurbanismoturismo predatóriotopofilia.Grandes projetosGrandes eventosTuristificação do territórioEste artigo critica o planejamento urbano e a produção do território fundados no incentivo aos processos de espetacularização, patrimonialização, cenarização e museificação do território, que costumam destituir os Valores do patrimônio do circuito da vida pública ao valorizarem os bens patrimoniais e as atividades culturais por matizes e objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, o city marketing elege e cristaliza os ícones territoriais, banalizando-os através de propagandas massivas. Esses fatores se verificam por meio de diversas consequências, como a redução das relações afetivas entre habitantes e seus entornos e o esvaziamento dos valores simbólicos e afetivos dos lugares. Trata-se de atacar os grandes projetos, os grandes eventos e o turismo predatório, atrelados à hegemonia do capital econômico, e de defender o potencial do ambiente no desempenho de papéis fundamentais à participação social efetiva na produção, na manutenção e no desfrute dos benefícios do patrimônio, do território e de suas territorialidades. ANPUR2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/478710.22296/2317-1529.2014v16n1p125Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 125Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 1252317-15291517-411510.22296/2317-1529.2014v16n1preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787/4626Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsteves Junior, MiltonRangel Nunes, Orlando ViniciusPassos, Rafael de Melo2017-10-02T12:51:52Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4787Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T12:51:52Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana |
title |
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana |
spellingShingle |
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana Esteves Junior, Milton patrimônio ícones territoriais city marketing urbanismo turismo predatório topofilia. Grandes projetos Grandes eventos Turistificação do território |
title_short |
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana |
title_full |
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana |
title_fullStr |
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana |
title_full_unstemmed |
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana |
title_sort |
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana |
author |
Esteves Junior, Milton |
author_facet |
Esteves Junior, Milton Rangel Nunes, Orlando Vinicius Passos, Rafael de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Rangel Nunes, Orlando Vinicius Passos, Rafael de Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves Junior, Milton Rangel Nunes, Orlando Vinicius Passos, Rafael de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
patrimônio ícones territoriais city marketing urbanismo turismo predatório topofilia. Grandes projetos Grandes eventos Turistificação do território |
topic |
patrimônio ícones territoriais city marketing urbanismo turismo predatório topofilia. Grandes projetos Grandes eventos Turistificação do território |
description |
Este artigo critica o planejamento urbano e a produção do território fundados no incentivo aos processos de espetacularização, patrimonialização, cenarização e museificação do território, que costumam destituir os Valores do patrimônio do circuito da vida pública ao valorizarem os bens patrimoniais e as atividades culturais por matizes e objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, o city marketing elege e cristaliza os ícones territoriais, banalizando-os através de propagandas massivas. Esses fatores se verificam por meio de diversas consequências, como a redução das relações afetivas entre habitantes e seus entornos e o esvaziamento dos valores simbólicos e afetivos dos lugares. Trata-se de atacar os grandes projetos, os grandes eventos e o turismo predatório, atrelados à hegemonia do capital econômico, e de defender o potencial do ambiente no desempenho de papéis fundamentais à participação social efetiva na produção, na manutenção e no desfrute dos benefícios do patrimônio, do território e de suas territorialidades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787 10.22296/2317-1529.2014v16n1p125 |
url |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787 |
identifier_str_mv |
10.22296/2317-1529.2014v16n1p125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787/4626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 125 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 125 2317-1529 1517-4115 10.22296/2317-1529.2014v16n1p reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) instacron:ANPUR |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
instacron_str |
ANPUR |
institution |
ANPUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@anpur.org.br |
_version_ |
1797675720197013504 |