Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves Junior, Milton
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rangel Nunes, Orlando Vinicius, Passos, Rafael de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
Texto Completo: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787
Resumo: Este artigo critica o planejamento urbano e a produção do território fundados no incentivo aos processos de espetacularização, patrimonialização, cenarização e museificação do território, que costumam destituir os Valores do patrimônio do circuito da vida pública ao valorizarem os bens patrimoniais e as atividades culturais por matizes e objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, o city marketing elege e cristaliza os ícones territoriais, banalizando-os através de propagandas massivas. Esses fatores se verificam por meio de diversas consequências, como a redução das relações afetivas entre habitantes e seus entornos e o esvaziamento dos valores simbólicos e afetivos dos lugares. Trata-se de atacar os grandes projetos, os grandes eventos e o turismo predatório, atrelados à hegemonia do capital econômico, e de defender o potencial do ambiente no desempenho de papéis fundamentais à participação social efetiva na produção, na manutenção e no desfrute dos benefícios do patrimônio, do território e de suas territorialidades.  
id ANPUR-1_450bd79fca57d3d30ef62e55207bdab1
oai_identifier_str oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4787
network_acronym_str ANPUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository_id_str
spelling Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbanapatrimônioícones territoriaiscity marketingurbanismoturismo predatóriotopofilia.Grandes projetosGrandes eventosTuristificação do territórioEste artigo critica o planejamento urbano e a produção do território fundados no incentivo aos processos de espetacularização, patrimonialização, cenarização e museificação do território, que costumam destituir os Valores do patrimônio do circuito da vida pública ao valorizarem os bens patrimoniais e as atividades culturais por matizes e objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, o city marketing elege e cristaliza os ícones territoriais, banalizando-os através de propagandas massivas. Esses fatores se verificam por meio de diversas consequências, como a redução das relações afetivas entre habitantes e seus entornos e o esvaziamento dos valores simbólicos e afetivos dos lugares. Trata-se de atacar os grandes projetos, os grandes eventos e o turismo predatório, atrelados à hegemonia do capital econômico, e de defender o potencial do ambiente no desempenho de papéis fundamentais à participação social efetiva na produção, na manutenção e no desfrute dos benefícios do patrimônio, do território e de suas territorialidades.  ANPUR2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/478710.22296/2317-1529.2014v16n1p125Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 125Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 1252317-15291517-411510.22296/2317-1529.2014v16n1preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787/4626Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsteves Junior, MiltonRangel Nunes, Orlando ViniciusPassos, Rafael de Melo2017-10-02T12:51:52Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4787Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T12:51:52Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false
dc.title.none.fl_str_mv Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
title Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
spellingShingle Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
Esteves Junior, Milton
patrimônio
ícones territoriais
city marketing
urbanismo
turismo predatório
topofilia.
Grandes projetos
Grandes eventos
Turistificação do território
title_short Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
title_full Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
title_fullStr Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
title_full_unstemmed Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
title_sort Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
author Esteves Junior, Milton
author_facet Esteves Junior, Milton
Rangel Nunes, Orlando Vinicius
Passos, Rafael de Melo
author_role author
author2 Rangel Nunes, Orlando Vinicius
Passos, Rafael de Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves Junior, Milton
Rangel Nunes, Orlando Vinicius
Passos, Rafael de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv patrimônio
ícones territoriais
city marketing
urbanismo
turismo predatório
topofilia.
Grandes projetos
Grandes eventos
Turistificação do território
topic patrimônio
ícones territoriais
city marketing
urbanismo
turismo predatório
topofilia.
Grandes projetos
Grandes eventos
Turistificação do território
description Este artigo critica o planejamento urbano e a produção do território fundados no incentivo aos processos de espetacularização, patrimonialização, cenarização e museificação do território, que costumam destituir os Valores do patrimônio do circuito da vida pública ao valorizarem os bens patrimoniais e as atividades culturais por matizes e objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, o city marketing elege e cristaliza os ícones territoriais, banalizando-os através de propagandas massivas. Esses fatores se verificam por meio de diversas consequências, como a redução das relações afetivas entre habitantes e seus entornos e o esvaziamento dos valores simbólicos e afetivos dos lugares. Trata-se de atacar os grandes projetos, os grandes eventos e o turismo predatório, atrelados à hegemonia do capital econômico, e de defender o potencial do ambiente no desempenho de papéis fundamentais à participação social efetiva na produção, na manutenção e no desfrute dos benefícios do patrimônio, do território e de suas territorialidades.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787
10.22296/2317-1529.2014v16n1p125
url https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787
identifier_str_mv 10.22296/2317-1529.2014v16n1p125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787/4626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPUR
publisher.none.fl_str_mv ANPUR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 125
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 125
2317-1529
1517-4115
10.22296/2317-1529.2014v16n1p
reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron:ANPUR
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron_str ANPUR
institution ANPUR
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
repository.mail.fl_str_mv revista@anpur.org.br
_version_ 1797675720197013504