O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
Texto Completo: | https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/1913 |
Resumo: | Neste trabalho, são discutidas duas experiências de planejamento de campi universitários norte-americanos que tiveram como principal pressuposto a participação ativada comunidade acadêmica: “The Oregon Experiment”, promovido pela Universidade de Oregon na década de 1970, e o projeto do Lewis Center for Environmental Studies no Collegede Oberlin (Ohio), realizado vinte anos depois, em uma década já fortemente marcada pela emergência da questão ambiental. Não obstante as duas experiências tenham se orientado por distintas teorias e princípios de planejamento historicamente situados, no artigo procura-se evidenciar o conteúdo comum a ambas, que remete ao entendimento da participação como práxis e do campus como um laboratório ideal para a sua realização. |
id |
ANPUR-1_59b2080d557573b0d86c37437c47065c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/1913 |
network_acronym_str |
ANPUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativaplanejamentocampusparticipaçãoeducaçãosustentabilidade.Neste trabalho, são discutidas duas experiências de planejamento de campi universitários norte-americanos que tiveram como principal pressuposto a participação ativada comunidade acadêmica: “The Oregon Experiment”, promovido pela Universidade de Oregon na década de 1970, e o projeto do Lewis Center for Environmental Studies no Collegede Oberlin (Ohio), realizado vinte anos depois, em uma década já fortemente marcada pela emergência da questão ambiental. Não obstante as duas experiências tenham se orientado por distintas teorias e princípios de planejamento historicamente situados, no artigo procura-se evidenciar o conteúdo comum a ambas, que remete ao entendimento da participação como práxis e do campus como um laboratório ideal para a sua realização. ANPUR2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/191310.22296/2317-1529.2012v14n1p187Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 14 No. 1 (2012): maio; 187Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 14 n. 1 (2012): maio; 1872317-15291517-411510.22296/2317-1529.2012v14n1preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/1913/1877Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Carlos Roberto Monteiro dePavesi, Alessandra2017-04-12T20:01:32Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/1913Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-04-12T20:01:32Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa |
title |
O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa |
spellingShingle |
O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa Andrade, Carlos Roberto Monteiro de planejamento campus participação educação sustentabilidade. |
title_short |
O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa |
title_full |
O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa |
title_fullStr |
O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa |
title_full_unstemmed |
O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa |
title_sort |
O planejamento de campi universitários como prática participativa e educativa |
author |
Andrade, Carlos Roberto Monteiro de |
author_facet |
Andrade, Carlos Roberto Monteiro de Pavesi, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Pavesi, Alessandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Carlos Roberto Monteiro de Pavesi, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
planejamento campus participação educação sustentabilidade. |
topic |
planejamento campus participação educação sustentabilidade. |
description |
Neste trabalho, são discutidas duas experiências de planejamento de campi universitários norte-americanos que tiveram como principal pressuposto a participação ativada comunidade acadêmica: “The Oregon Experiment”, promovido pela Universidade de Oregon na década de 1970, e o projeto do Lewis Center for Environmental Studies no Collegede Oberlin (Ohio), realizado vinte anos depois, em uma década já fortemente marcada pela emergência da questão ambiental. Não obstante as duas experiências tenham se orientado por distintas teorias e princípios de planejamento historicamente situados, no artigo procura-se evidenciar o conteúdo comum a ambas, que remete ao entendimento da participação como práxis e do campus como um laboratório ideal para a sua realização. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/1913 10.22296/2317-1529.2012v14n1p187 |
url |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/1913 |
identifier_str_mv |
10.22296/2317-1529.2012v14n1p187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/1913/1877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 14 No. 1 (2012): maio; 187 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 14 n. 1 (2012): maio; 187 2317-1529 1517-4115 10.22296/2317-1529.2012v14n1p reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) instacron:ANPUR |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
instacron_str |
ANPUR |
institution |
ANPUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@anpur.org.br |
_version_ |
1797675719768145920 |