Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
Texto Completo: | https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/232 |
Resumo: | Para a construção de uma nova abordagem acerca das interações espaciais, que supere a visão clássica a ela atribuída de simples deslocamento, é necessário relacionar a natureza transformadora e dialética das interações ao espaço geográfico. O contato entre elementos espaciais diferentes, combinados através do transporte, possibilita o surgimento de uma característica nova e superior às formações materiais que interagem, reforçando seu caráter dialético. No capitalismo, estas interações se dão segundo interesses hegemônicos de valorização, conformando desigualdades entre setores econômicos, ramos de atividades e espaços, distorcendo as próprias interações que os alimentam. No espaço da cidade, tais processos se chocam e se combinam, manifestando um conflito de frações de capital incumbidas de estruturar este espaço, valorizando-se retroativamente em alguns momentos e manifestando antagonismos em outros. A relação entre o transporte e a estrutura da cidade é bastante apropriada para dar conteúdo a estas discussões. |
id |
ANPUR-1_66368f76f47c756575cb235779ecb329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/232 |
network_acronym_str |
ANPUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbanointerações espaciaistransporte públicovalor-trabalhoestruturação da cidade.Para a construção de uma nova abordagem acerca das interações espaciais, que supere a visão clássica a ela atribuída de simples deslocamento, é necessário relacionar a natureza transformadora e dialética das interações ao espaço geográfico. O contato entre elementos espaciais diferentes, combinados através do transporte, possibilita o surgimento de uma característica nova e superior às formações materiais que interagem, reforçando seu caráter dialético. No capitalismo, estas interações se dão segundo interesses hegemônicos de valorização, conformando desigualdades entre setores econômicos, ramos de atividades e espaços, distorcendo as próprias interações que os alimentam. No espaço da cidade, tais processos se chocam e se combinam, manifestando um conflito de frações de capital incumbidas de estruturar este espaço, valorizando-se retroativamente em alguns momentos e manifestando antagonismos em outros. A relação entre o transporte e a estrutura da cidade é bastante apropriada para dar conteúdo a estas discussões. ANPUR2010-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/23210.22296/2317-1529.2010v12n1p63Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 12 No. 1 (2010): maio; 63Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 12 n. 1 (2010): maio; 632317-15291517-411510.22296/2317-1529.2010v12n1preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/232/216Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Márcio RogérioCocco, Rodrigo Giraldi2017-10-02T02:56:10Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/232Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T02:56:10Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbano |
title |
Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbano |
spellingShingle |
Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbano Silveira, Márcio Rogério interações espaciais transporte público valor-trabalho estruturação da cidade. |
title_short |
Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbano |
title_full |
Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbano |
title_fullStr |
Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbano |
title_full_unstemmed |
Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbano |
title_sort |
Interações espaciais, transporte público e estruturação do espaço urbano |
author |
Silveira, Márcio Rogério |
author_facet |
Silveira, Márcio Rogério Cocco, Rodrigo Giraldi |
author_role |
author |
author2 |
Cocco, Rodrigo Giraldi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Márcio Rogério Cocco, Rodrigo Giraldi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interações espaciais transporte público valor-trabalho estruturação da cidade. |
topic |
interações espaciais transporte público valor-trabalho estruturação da cidade. |
description |
Para a construção de uma nova abordagem acerca das interações espaciais, que supere a visão clássica a ela atribuída de simples deslocamento, é necessário relacionar a natureza transformadora e dialética das interações ao espaço geográfico. O contato entre elementos espaciais diferentes, combinados através do transporte, possibilita o surgimento de uma característica nova e superior às formações materiais que interagem, reforçando seu caráter dialético. No capitalismo, estas interações se dão segundo interesses hegemônicos de valorização, conformando desigualdades entre setores econômicos, ramos de atividades e espaços, distorcendo as próprias interações que os alimentam. No espaço da cidade, tais processos se chocam e se combinam, manifestando um conflito de frações de capital incumbidas de estruturar este espaço, valorizando-se retroativamente em alguns momentos e manifestando antagonismos em outros. A relação entre o transporte e a estrutura da cidade é bastante apropriada para dar conteúdo a estas discussões. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/232 10.22296/2317-1529.2010v12n1p63 |
url |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/232 |
identifier_str_mv |
10.22296/2317-1529.2010v12n1p63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/232/216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 12 No. 1 (2010): maio; 63 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 12 n. 1 (2010): maio; 63 2317-1529 1517-4115 10.22296/2317-1529.2010v12n1p reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) instacron:ANPUR |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
instacron_str |
ANPUR |
institution |
ANPUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@anpur.org.br |
_version_ |
1797675719690551296 |