Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Luciana Correa do
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
Texto Completo: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/114
Resumo: O ensaio busca confrontar o projeto de cidadania, contido no ideário da Reforma Urbana, com os rumos da política urbana brasileira, local e nacional, direcionada para a ampliação dos direitos de acesso à cidade. A análise tem como foco as políticas de regularização e urbanização de assentamentos populares, tendo em vista o lugar central que ocupa, hoje, a ilegalidade da moradia na formulação da questão urbana brasileira e nas ações públicas daí decorrentes. Trata-se de uma avaliação dos princípios das políticas em curso e de seus efeitos no campo valorativo do ideal igualitário. Parte-se da idéia de que os instrumentos legais acionados nos assentamentos, particularmente a Zeis, carregam princípios contraditórios. Questiona-se em que medida as normas e os padrões específicos instituídos nesses territórios institucionalizam duas classes de cidadãos, ou seja, duas referências de bem-estar, de direito social e de direito de propriedade; ambas legais e legítimas. Busca-se contribuir com o debate sobre as possibilidades de “convivência” entre igualdade e diferença, ou mesmo entre igualdade e liberdade, numa sociedade hierarquizada e profundamente desigual, onde a diferença é a expressão da inferioridade dos pobres. 
id ANPUR-1_770036dfcb0fe03caf05bc1bc7b115e0
oai_identifier_str oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/114
network_acronym_str ANPUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository_id_str
spelling Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em cursocidadaniapolítica urbanahabitação.O ensaio busca confrontar o projeto de cidadania, contido no ideário da Reforma Urbana, com os rumos da política urbana brasileira, local e nacional, direcionada para a ampliação dos direitos de acesso à cidade. A análise tem como foco as políticas de regularização e urbanização de assentamentos populares, tendo em vista o lugar central que ocupa, hoje, a ilegalidade da moradia na formulação da questão urbana brasileira e nas ações públicas daí decorrentes. Trata-se de uma avaliação dos princípios das políticas em curso e de seus efeitos no campo valorativo do ideal igualitário. Parte-se da idéia de que os instrumentos legais acionados nos assentamentos, particularmente a Zeis, carregam princípios contraditórios. Questiona-se em que medida as normas e os padrões específicos instituídos nesses territórios institucionalizam duas classes de cidadãos, ou seja, duas referências de bem-estar, de direito social e de direito de propriedade; ambas legais e legítimas. Busca-se contribuir com o debate sobre as possibilidades de “convivência” entre igualdade e diferença, ou mesmo entre igualdade e liberdade, numa sociedade hierarquizada e profundamente desigual, onde a diferença é a expressão da inferioridade dos pobres. ANPUR2004-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/11410.22296/2317-1529.2004v6n2p27Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 6 No. 2 (2004): novembro; 27Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 6 n. 2 (2004): novembro; 272317-15291517-411510.22296/2317-1529.2004v6n2preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/114/98Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLago, Luciana Correa do2017-10-02T02:02:39Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/114Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T02:02:39Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em curso
title Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em curso
spellingShingle Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em curso
Lago, Luciana Correa do
cidadania
política urbana
habitação.
title_short Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em curso
title_full Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em curso
title_fullStr Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em curso
title_full_unstemmed Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em curso
title_sort Os instrumentos da Reforma Urbana e o ideal de cidadania: as contradições em curso
author Lago, Luciana Correa do
author_facet Lago, Luciana Correa do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Luciana Correa do
dc.subject.por.fl_str_mv cidadania
política urbana
habitação.
topic cidadania
política urbana
habitação.
description O ensaio busca confrontar o projeto de cidadania, contido no ideário da Reforma Urbana, com os rumos da política urbana brasileira, local e nacional, direcionada para a ampliação dos direitos de acesso à cidade. A análise tem como foco as políticas de regularização e urbanização de assentamentos populares, tendo em vista o lugar central que ocupa, hoje, a ilegalidade da moradia na formulação da questão urbana brasileira e nas ações públicas daí decorrentes. Trata-se de uma avaliação dos princípios das políticas em curso e de seus efeitos no campo valorativo do ideal igualitário. Parte-se da idéia de que os instrumentos legais acionados nos assentamentos, particularmente a Zeis, carregam princípios contraditórios. Questiona-se em que medida as normas e os padrões específicos instituídos nesses territórios institucionalizam duas classes de cidadãos, ou seja, duas referências de bem-estar, de direito social e de direito de propriedade; ambas legais e legítimas. Busca-se contribuir com o debate sobre as possibilidades de “convivência” entre igualdade e diferença, ou mesmo entre igualdade e liberdade, numa sociedade hierarquizada e profundamente desigual, onde a diferença é a expressão da inferioridade dos pobres. 
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/114
10.22296/2317-1529.2004v6n2p27
url https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/114
identifier_str_mv 10.22296/2317-1529.2004v6n2p27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/114/98
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPUR
publisher.none.fl_str_mv ANPUR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 6 No. 2 (2004): novembro; 27
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 6 n. 2 (2004): novembro; 27
2317-1529
1517-4115
10.22296/2317-1529.2004v6n2p
reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron:ANPUR
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron_str ANPUR
institution ANPUR
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
repository.mail.fl_str_mv revista@anpur.org.br
_version_ 1797675718897827840