O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Denilson Araujo de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
Texto Completo: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838
Resumo: Nosso objetivo neste artigo é investigar como se inscrevem espacialmente as práticas racistas por meio das políticas de city-marketing na cidade do Rio de Janeiro. Sugerimos duas possibilidades de análise: 1. o marketing urbano como instrumento político e ideológico na produção, apropriação e uso da cidade, de forma cordial e racialmente democrática para atrair turistas, grandes investimentos, empreendimentos e eventos; 2. a gestão racista do espaço urbano como um mecanismo de controle e instituidor de uma ordem socioespacial. Para isso, avaliaremos algumas das atuais políticas dos governos municipal, estadual e federal que têm criado intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro.  
id ANPUR-1_d135eed5d70e44442285cb57352104aa
oai_identifier_str oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4838
network_acronym_str ANPUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository_id_str
spelling O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeirocity-marketingracismomegaeventosmegaempreendimentoscompetição urbana.Marketing Urbano e Questão RacialNosso objetivo neste artigo é investigar como se inscrevem espacialmente as práticas racistas por meio das políticas de city-marketing na cidade do Rio de Janeiro. Sugerimos duas possibilidades de análise: 1. o marketing urbano como instrumento político e ideológico na produção, apropriação e uso da cidade, de forma cordial e racialmente democrática para atrair turistas, grandes investimentos, empreendimentos e eventos; 2. a gestão racista do espaço urbano como um mecanismo de controle e instituidor de uma ordem socioespacial. Para isso, avaliaremos algumas das atuais políticas dos governos municipal, estadual e federal que têm criado intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro.  ANPUR2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/483810.22296/2317-1529.2014v16n1p85Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 85Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 852317-15291517-411510.22296/2317-1529.2014v16n1preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838/4621https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838/4981Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Denilson Araujo de2017-10-02T12:51:56Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4838Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T12:51:56Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false
dc.title.none.fl_str_mv O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
title O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
spellingShingle O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
Oliveira, Denilson Araujo de
city-marketing
racismo
megaeventos
megaempreendimentos
competição urbana.
Marketing Urbano e Questão Racial
title_short O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
title_full O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
title_fullStr O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
title_sort O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
author Oliveira, Denilson Araujo de
author_facet Oliveira, Denilson Araujo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Denilson Araujo de
dc.subject.por.fl_str_mv city-marketing
racismo
megaeventos
megaempreendimentos
competição urbana.
Marketing Urbano e Questão Racial
topic city-marketing
racismo
megaeventos
megaempreendimentos
competição urbana.
Marketing Urbano e Questão Racial
description Nosso objetivo neste artigo é investigar como se inscrevem espacialmente as práticas racistas por meio das políticas de city-marketing na cidade do Rio de Janeiro. Sugerimos duas possibilidades de análise: 1. o marketing urbano como instrumento político e ideológico na produção, apropriação e uso da cidade, de forma cordial e racialmente democrática para atrair turistas, grandes investimentos, empreendimentos e eventos; 2. a gestão racista do espaço urbano como um mecanismo de controle e instituidor de uma ordem socioespacial. Para isso, avaliaremos algumas das atuais políticas dos governos municipal, estadual e federal que têm criado intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838
10.22296/2317-1529.2014v16n1p85
url https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838
identifier_str_mv 10.22296/2317-1529.2014v16n1p85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838/4621
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838/4981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPUR
publisher.none.fl_str_mv ANPUR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 85
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 85
2317-1529
1517-4115
10.22296/2317-1529.2014v16n1p
reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron:ANPUR
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron_str ANPUR
institution ANPUR
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
repository.mail.fl_str_mv revista@anpur.org.br
_version_ 1797675720221130752