O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
Texto Completo: | https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838 |
Resumo: | Nosso objetivo neste artigo é investigar como se inscrevem espacialmente as práticas racistas por meio das políticas de city-marketing na cidade do Rio de Janeiro. Sugerimos duas possibilidades de análise: 1. o marketing urbano como instrumento político e ideológico na produção, apropriação e uso da cidade, de forma cordial e racialmente democrática para atrair turistas, grandes investimentos, empreendimentos e eventos; 2. a gestão racista do espaço urbano como um mecanismo de controle e instituidor de uma ordem socioespacial. Para isso, avaliaremos algumas das atuais políticas dos governos municipal, estadual e federal que têm criado intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro. |
id |
ANPUR-1_d135eed5d70e44442285cb57352104aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4838 |
network_acronym_str |
ANPUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeirocity-marketingracismomegaeventosmegaempreendimentoscompetição urbana.Marketing Urbano e Questão RacialNosso objetivo neste artigo é investigar como se inscrevem espacialmente as práticas racistas por meio das políticas de city-marketing na cidade do Rio de Janeiro. Sugerimos duas possibilidades de análise: 1. o marketing urbano como instrumento político e ideológico na produção, apropriação e uso da cidade, de forma cordial e racialmente democrática para atrair turistas, grandes investimentos, empreendimentos e eventos; 2. a gestão racista do espaço urbano como um mecanismo de controle e instituidor de uma ordem socioespacial. Para isso, avaliaremos algumas das atuais políticas dos governos municipal, estadual e federal que têm criado intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro. ANPUR2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/483810.22296/2317-1529.2014v16n1p85Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 85Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 852317-15291517-411510.22296/2317-1529.2014v16n1preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838/4621https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838/4981Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Denilson Araujo de2017-10-02T12:51:56Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4838Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T12:51:56Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro |
title |
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro Oliveira, Denilson Araujo de city-marketing racismo megaeventos megaempreendimentos competição urbana. Marketing Urbano e Questão Racial |
title_short |
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro |
title_full |
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro |
title_sort |
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro |
author |
Oliveira, Denilson Araujo de |
author_facet |
Oliveira, Denilson Araujo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Denilson Araujo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
city-marketing racismo megaeventos megaempreendimentos competição urbana. Marketing Urbano e Questão Racial |
topic |
city-marketing racismo megaeventos megaempreendimentos competição urbana. Marketing Urbano e Questão Racial |
description |
Nosso objetivo neste artigo é investigar como se inscrevem espacialmente as práticas racistas por meio das políticas de city-marketing na cidade do Rio de Janeiro. Sugerimos duas possibilidades de análise: 1. o marketing urbano como instrumento político e ideológico na produção, apropriação e uso da cidade, de forma cordial e racialmente democrática para atrair turistas, grandes investimentos, empreendimentos e eventos; 2. a gestão racista do espaço urbano como um mecanismo de controle e instituidor de uma ordem socioespacial. Para isso, avaliaremos algumas das atuais políticas dos governos municipal, estadual e federal que têm criado intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838 10.22296/2317-1529.2014v16n1p85 |
url |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838 |
identifier_str_mv |
10.22296/2317-1529.2014v16n1p85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838/4621 https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838/4981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 85 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 85 2317-1529 1517-4115 10.22296/2317-1529.2014v16n1p reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) instacron:ANPUR |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
instacron_str |
ANPUR |
institution |
ANPUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@anpur.org.br |
_version_ |
1797675720221130752 |