Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basto,Priscilla Elisa de Azevedo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lordsleem Junior,Alberto Casado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400045
Resumo: Resumo Com o crescente avanço da tecnologia, os empreendimentos da construção civil se tornam cada vez mais complexos. Como forma de acompanhar esse processo, foi desenvolvido o paradigma denominado de Building Information Modeling (BIM), que se baseia na colaboração entre as equipes para a elaboração de um modelo integrado e 3D da edificação do qual serão retiradas as informações necessárias para a gestão do empreendimento. O BIM vem sendo utilizado por diversas empresas, devido aos benefícios potenciais, entretanto sua difusão continua sendo restrita em razão do fato de ser dominado por pequena quantidade de profissionais. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever um método de abordagem do ensino de BIM, permitindo a sua avaliação para potencial difusão e utilização, e demonstrar a importância desse método. Para isso foram realizadas a descrição detalhada e a análise da experiência de ensino do BIM na disciplina de Gerenciamento de Projeto da Construção I, ministrada na Arizona State University (ASU), localizada nos Estados Unidos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que a disciplina realiza a abordagem do BIM em conjunto com os outros assuntos, pode ser classificada como de nível intermediário, formando um analista BIM, e se mostrou efetiva em apresentar os principais conceitos e usos do BIM aos discentes.
id ANTAC-1_1718f4f568e094ff9cb7b6fffeae06e3
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212016000400045
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de casoBuilding Information ModelingEnsino de BIMEngenharia civilArizona State UniversityResumo Com o crescente avanço da tecnologia, os empreendimentos da construção civil se tornam cada vez mais complexos. Como forma de acompanhar esse processo, foi desenvolvido o paradigma denominado de Building Information Modeling (BIM), que se baseia na colaboração entre as equipes para a elaboração de um modelo integrado e 3D da edificação do qual serão retiradas as informações necessárias para a gestão do empreendimento. O BIM vem sendo utilizado por diversas empresas, devido aos benefícios potenciais, entretanto sua difusão continua sendo restrita em razão do fato de ser dominado por pequena quantidade de profissionais. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever um método de abordagem do ensino de BIM, permitindo a sua avaliação para potencial difusão e utilização, e demonstrar a importância desse método. Para isso foram realizadas a descrição detalhada e a análise da experiência de ensino do BIM na disciplina de Gerenciamento de Projeto da Construção I, ministrada na Arizona State University (ASU), localizada nos Estados Unidos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que a disciplina realiza a abordagem do BIM em conjunto com os outros assuntos, pode ser classificada como de nível intermediário, formando um analista BIM, e se mostrou efetiva em apresentar os principais conceitos e usos do BIM aos discentes.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400045Ambiente Construído v.16 n.4 2016reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212016000400104info:eu-repo/semantics/openAccessBasto,Priscilla Elisa de AzevedoLordsleem Junior,Alberto Casadopor2016-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212016000400045Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2016-09-12T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso
title Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso
spellingShingle Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso
Basto,Priscilla Elisa de Azevedo
Building Information Modeling
Ensino de BIM
Engenharia civil
Arizona State University
title_short Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso
title_full Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso
title_fullStr Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso
title_full_unstemmed Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso
title_sort Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso
author Basto,Priscilla Elisa de Azevedo
author_facet Basto,Priscilla Elisa de Azevedo
Lordsleem Junior,Alberto Casado
author_role author
author2 Lordsleem Junior,Alberto Casado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basto,Priscilla Elisa de Azevedo
Lordsleem Junior,Alberto Casado
dc.subject.por.fl_str_mv Building Information Modeling
Ensino de BIM
Engenharia civil
Arizona State University
topic Building Information Modeling
Ensino de BIM
Engenharia civil
Arizona State University
description Resumo Com o crescente avanço da tecnologia, os empreendimentos da construção civil se tornam cada vez mais complexos. Como forma de acompanhar esse processo, foi desenvolvido o paradigma denominado de Building Information Modeling (BIM), que se baseia na colaboração entre as equipes para a elaboração de um modelo integrado e 3D da edificação do qual serão retiradas as informações necessárias para a gestão do empreendimento. O BIM vem sendo utilizado por diversas empresas, devido aos benefícios potenciais, entretanto sua difusão continua sendo restrita em razão do fato de ser dominado por pequena quantidade de profissionais. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever um método de abordagem do ensino de BIM, permitindo a sua avaliação para potencial difusão e utilização, e demonstrar a importância desse método. Para isso foram realizadas a descrição detalhada e a análise da experiência de ensino do BIM na disciplina de Gerenciamento de Projeto da Construção I, ministrada na Arizona State University (ASU), localizada nos Estados Unidos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que a disciplina realiza a abordagem do BIM em conjunto com os outros assuntos, pode ser classificada como de nível intermediário, formando um analista BIM, e se mostrou efetiva em apresentar os principais conceitos e usos do BIM aos discentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400045
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212016000400104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.16 n.4 2016
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209103218999296