Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiente construído (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400045 |
Resumo: | Resumo Com o crescente avanço da tecnologia, os empreendimentos da construção civil se tornam cada vez mais complexos. Como forma de acompanhar esse processo, foi desenvolvido o paradigma denominado de Building Information Modeling (BIM), que se baseia na colaboração entre as equipes para a elaboração de um modelo integrado e 3D da edificação do qual serão retiradas as informações necessárias para a gestão do empreendimento. O BIM vem sendo utilizado por diversas empresas, devido aos benefícios potenciais, entretanto sua difusão continua sendo restrita em razão do fato de ser dominado por pequena quantidade de profissionais. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever um método de abordagem do ensino de BIM, permitindo a sua avaliação para potencial difusão e utilização, e demonstrar a importância desse método. Para isso foram realizadas a descrição detalhada e a análise da experiência de ensino do BIM na disciplina de Gerenciamento de Projeto da Construção I, ministrada na Arizona State University (ASU), localizada nos Estados Unidos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que a disciplina realiza a abordagem do BIM em conjunto com os outros assuntos, pode ser classificada como de nível intermediário, formando um analista BIM, e se mostrou efetiva em apresentar os principais conceitos e usos do BIM aos discentes. |
id |
ANTAC-1_1718f4f568e094ff9cb7b6fffeae06e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-86212016000400045 |
network_acronym_str |
ANTAC-1 |
network_name_str |
Ambiente construído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de casoBuilding Information ModelingEnsino de BIMEngenharia civilArizona State UniversityResumo Com o crescente avanço da tecnologia, os empreendimentos da construção civil se tornam cada vez mais complexos. Como forma de acompanhar esse processo, foi desenvolvido o paradigma denominado de Building Information Modeling (BIM), que se baseia na colaboração entre as equipes para a elaboração de um modelo integrado e 3D da edificação do qual serão retiradas as informações necessárias para a gestão do empreendimento. O BIM vem sendo utilizado por diversas empresas, devido aos benefícios potenciais, entretanto sua difusão continua sendo restrita em razão do fato de ser dominado por pequena quantidade de profissionais. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever um método de abordagem do ensino de BIM, permitindo a sua avaliação para potencial difusão e utilização, e demonstrar a importância desse método. Para isso foram realizadas a descrição detalhada e a análise da experiência de ensino do BIM na disciplina de Gerenciamento de Projeto da Construção I, ministrada na Arizona State University (ASU), localizada nos Estados Unidos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que a disciplina realiza a abordagem do BIM em conjunto com os outros assuntos, pode ser classificada como de nível intermediário, formando um analista BIM, e se mostrou efetiva em apresentar os principais conceitos e usos do BIM aos discentes.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400045Ambiente Construído v.16 n.4 2016reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212016000400104info:eu-repo/semantics/openAccessBasto,Priscilla Elisa de AzevedoLordsleem Junior,Alberto Casadopor2016-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212016000400045Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2016-09-12T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso |
title |
Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso |
spellingShingle |
Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso Basto,Priscilla Elisa de Azevedo Building Information Modeling Ensino de BIM Engenharia civil Arizona State University |
title_short |
Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso |
title_full |
Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso |
title_fullStr |
Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso |
title_sort |
Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso |
author |
Basto,Priscilla Elisa de Azevedo |
author_facet |
Basto,Priscilla Elisa de Azevedo Lordsleem Junior,Alberto Casado |
author_role |
author |
author2 |
Lordsleem Junior,Alberto Casado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basto,Priscilla Elisa de Azevedo Lordsleem Junior,Alberto Casado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Building Information Modeling Ensino de BIM Engenharia civil Arizona State University |
topic |
Building Information Modeling Ensino de BIM Engenharia civil Arizona State University |
description |
Resumo Com o crescente avanço da tecnologia, os empreendimentos da construção civil se tornam cada vez mais complexos. Como forma de acompanhar esse processo, foi desenvolvido o paradigma denominado de Building Information Modeling (BIM), que se baseia na colaboração entre as equipes para a elaboração de um modelo integrado e 3D da edificação do qual serão retiradas as informações necessárias para a gestão do empreendimento. O BIM vem sendo utilizado por diversas empresas, devido aos benefícios potenciais, entretanto sua difusão continua sendo restrita em razão do fato de ser dominado por pequena quantidade de profissionais. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever um método de abordagem do ensino de BIM, permitindo a sua avaliação para potencial difusão e utilização, e demonstrar a importância desse método. Para isso foram realizadas a descrição detalhada e a análise da experiência de ensino do BIM na disciplina de Gerenciamento de Projeto da Construção I, ministrada na Arizona State University (ASU), localizada nos Estados Unidos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que a disciplina realiza a abordagem do BIM em conjunto com os outros assuntos, pode ser classificada como de nível intermediário, formando um analista BIM, e se mostrou efetiva em apresentar os principais conceitos e usos do BIM aos discentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400045 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000400045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1678-86212016000400104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ambiente Construído v.16 n.4 2016 reponame:Ambiente construído (Online) instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) instacron:ANTAC |
instname_str |
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) |
instacron_str |
ANTAC |
institution |
ANTAC |
reponame_str |
Ambiente construído (Online) |
collection |
Ambiente construído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ambienteconstruido@ufrgs.br |
_version_ |
1754209103218999296 |