Confiabilidade estrutural de uma ponte protendida de madeira considerando o tráfego real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cheung,Andrés Batista
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Scaliante,Ricardo de Mello, Lindquist,Malton, Christoforo,André Luis, Calil Junior,Carlito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000200221
Resumo: Resumo As pontes protendidas de madeira consistem em sistemas estruturais alternativos, mais leves do que as pontes tradicionais, e apresentam grande rigidez e facilidade de montagem. No Brasil a primeira ponte protendida de madeira foi projetada e construída sobre o Rio Monjolinho, em São Carlos, SP. A confiabilidade desse tipo de estrutura é um dos pontos de maior preocupação técnica, embora essa forma de avaliação ainda não seja utilizada em projetos de pontes de madeira. Este trabalho objetivou avaliar a confiabilidade estrutural do sistema laminado protendido de madeira da ponte projetada sobre o Rio Monjolinho, com foco especial na resistência à flexão e na perda de protensão do sistema, considerando-se para tanto um conjunto variado de trens-tipo. O tabuleiro foi avaliado como uma viga equivalente, baseado no comportamento de placa ortotrópica, e para verificar a segurança da ponte um estudo de confiabilidade foi realizado considerando ações reais obtidas por meio dos dados da concessionária Centrovias. Os resultados das análises de confiabilidade revelaram que a ponte protendida de madeira apresentou índices de confiabilidade compatíveis para a maioria dos carregamentos simulados do tráfego, embora para alguns tipos de caminhões a ponte tenha apresentado índices de confiabilidade abaixo do recomendado pelas normas internacionais.
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