Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villa,Simone Barbosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Saramago,Rita de Cássia Pereira, Cardoso,Camila Cristina Marçal, Paulino,Maria Julia de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000100519
Resumo: Resumo Frente ao significativo crescimento da produção de edifícios de apartamentos na última década no Brasil, vislumbrou-se a necessidade de se analisar sua qualidade. Assim, este artigo apresenta os principais resultados da pesquisa intitulada "Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos", que objetivou investigar a qualidade de empreendimentos habitacionais multifamiliares destinados à classe média e lançados pelo mercado imobiliário nas cidades de Uberlândia, MG, e Ribeirão Preto, SP. Essa comunicação aborda a fundamentação teórica da pesquisa e sua metodologia, bem como expõe alguns resultados que enfocam questões relativas à funcionalidade e à qualidade ambiental das habitações - derivados da aplicação de instrumentos de avaliação pós-ocupação (APO) em quatro estudos de caso. Os resultados apontam para o descumprimento de parâmetros básicos de funcionalidade nos edifícios avaliados, em função da redução dimensional dos apartamentos, da excessiva compartimentação dos espaços e da sobreposição de usos não planejada. Indicam também a incipiente incorporação de estratégias de sustentabilidade nos edifícios, além do baixo nível de consciência ambiental dos moradores. Acredita-se que bancos de dados alimentados por APO possam nortear o processo de concepção de produções imobiliárias que visem a uma maior qualidade do ambiente construído.
id ANTAC-1_3b070dc9b3f9b87f50e338f898e32acf
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212018000100519
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentosEdifícios de apartamentosAvaliação pós-ocupaçãoQualidade espacial e ambientalCidades de médio porteResumo Frente ao significativo crescimento da produção de edifícios de apartamentos na última década no Brasil, vislumbrou-se a necessidade de se analisar sua qualidade. Assim, este artigo apresenta os principais resultados da pesquisa intitulada "Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos", que objetivou investigar a qualidade de empreendimentos habitacionais multifamiliares destinados à classe média e lançados pelo mercado imobiliário nas cidades de Uberlândia, MG, e Ribeirão Preto, SP. Essa comunicação aborda a fundamentação teórica da pesquisa e sua metodologia, bem como expõe alguns resultados que enfocam questões relativas à funcionalidade e à qualidade ambiental das habitações - derivados da aplicação de instrumentos de avaliação pós-ocupação (APO) em quatro estudos de caso. Os resultados apontam para o descumprimento de parâmetros básicos de funcionalidade nos edifícios avaliados, em função da redução dimensional dos apartamentos, da excessiva compartimentação dos espaços e da sobreposição de usos não planejada. Indicam também a incipiente incorporação de estratégias de sustentabilidade nos edifícios, além do baixo nível de consciência ambiental dos moradores. Acredita-se que bancos de dados alimentados por APO possam nortear o processo de concepção de produções imobiliárias que visem a uma maior qualidade do ambiente construído.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000100519Ambiente Construído v.18 n.1 2018reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212018000100236info:eu-repo/semantics/openAccessVilla,Simone BarbosaSaramago,Rita de Cássia PereiraCardoso,Camila Cristina MarçalPaulino,Maria Julia de Almeidapor2017-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212018000100519Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2017-12-11T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos
title Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos
spellingShingle Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos
Villa,Simone Barbosa
Edifícios de apartamentos
Avaliação pós-ocupação
Qualidade espacial e ambiental
Cidades de médio porte
title_short Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos
title_full Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos
title_fullStr Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos
title_full_unstemmed Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos
title_sort Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos
author Villa,Simone Barbosa
author_facet Villa,Simone Barbosa
Saramago,Rita de Cássia Pereira
Cardoso,Camila Cristina Marçal
Paulino,Maria Julia de Almeida
author_role author
author2 Saramago,Rita de Cássia Pereira
Cardoso,Camila Cristina Marçal
Paulino,Maria Julia de Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villa,Simone Barbosa
Saramago,Rita de Cássia Pereira
Cardoso,Camila Cristina Marçal
Paulino,Maria Julia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Edifícios de apartamentos
Avaliação pós-ocupação
Qualidade espacial e ambiental
Cidades de médio porte
topic Edifícios de apartamentos
Avaliação pós-ocupação
Qualidade espacial e ambiental
Cidades de médio porte
description Resumo Frente ao significativo crescimento da produção de edifícios de apartamentos na última década no Brasil, vislumbrou-se a necessidade de se analisar sua qualidade. Assim, este artigo apresenta os principais resultados da pesquisa intitulada "Habitar vertical: avaliação da qualidade espacial e ambiental de edifícios de apartamentos", que objetivou investigar a qualidade de empreendimentos habitacionais multifamiliares destinados à classe média e lançados pelo mercado imobiliário nas cidades de Uberlândia, MG, e Ribeirão Preto, SP. Essa comunicação aborda a fundamentação teórica da pesquisa e sua metodologia, bem como expõe alguns resultados que enfocam questões relativas à funcionalidade e à qualidade ambiental das habitações - derivados da aplicação de instrumentos de avaliação pós-ocupação (APO) em quatro estudos de caso. Os resultados apontam para o descumprimento de parâmetros básicos de funcionalidade nos edifícios avaliados, em função da redução dimensional dos apartamentos, da excessiva compartimentação dos espaços e da sobreposição de usos não planejada. Indicam também a incipiente incorporação de estratégias de sustentabilidade nos edifícios, além do baixo nível de consciência ambiental dos moradores. Acredita-se que bancos de dados alimentados por APO possam nortear o processo de concepção de produções imobiliárias que visem a uma maior qualidade do ambiente construído.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000100519
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000100519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212018000100236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.18 n.1 2018
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209103674081280